Home / Opinião

OPINIÃO

Quem tem medo de Carlos Marques?

De­sen­vol­veu a mais pro­fun­da e ar­ra­sa­do­ra aná­li­se his­tó­ri­co-crí­ti­ca acer­ca do ca­pi­ta­lis­mo que o mun­do já viu; de­vas­sou, es­miu­çou das me­no­res par­tí­cu­las ou uni­da­des cons­ti­tu­ti­vas do ca­pi­tal às su­as ma­cro-di­nâ­mi­cas de or­dem pla­ne­tá­ria e que ope­ram na con­tem­po­ra­ne­i­da­de vi­san­do, evi­den­te­men­te, apro­pri­ar-se do tem­po e do fu­tu­ro.

Lan­çou lu­zes pro­fun­das so­bre o lu­gar do tra­ba­lho e dos tra­ba­lha­do­res no pro­ces­so de pro­du­ção da vi­da, so­bre­tu­do, da vi­da so­ci­al. Em ori­gi­nal e ir­re­pre­en­sí­vel for­ma­to me­to­do­ló­gi­co sou­be har­mo­ni­o­sa­men­te, pon­tu­ar em de­li­ca­do e so­fis­ti­ca­do mo­vi­men­to te­ó­ri­co e di­a­lé­ti­co o mais ele­va­do da abs­tra­ção ci­en­tí­fi­ca com a con­cre­tu­de car­nal e san­guí­nea da his­tó­ria.

Ti­rou de ce­na su­per­sti­ções, cren­di­ces e a fan­tas­ma­go­ria que ron­da­va de­ter­mi­na­da ci­en­ti­fi­ci­da­de aden­sa­da de ti­po­lo­gi­as ide­ais su­ma­men­te bur­gue­sas e que, ao fim, es­con­dia a ma­te­ri­a­li­da­de con­tra­di­tó­ria da vi­da, tor­nan­do-a fi­nal­men­te, com­pre­en­sí­vel pa­ra po­bres e mi­se­rá­veis.

Deu for­ma, car­ne e os­sa­tu­ra pa­ra a de­fi­ni­ti­va ca­te­go­ria do tra­ba­lho in­qui­e­tan­do per­pe­tua­men­te a tran­qui­li­da­de e o sos­se­go de ri­cos e po­de­ro­sos; fez mais, al­çou tra­ba­lha­do­res do pla­ne­ta, in­de­pen­den­te da pro­fun­di­da­de da sua mi­sé­ria ou pau­pe­ris­mo, ao pín­ca­ro mais ele­va­do de ati­va ca­te­go­ria po­lí­ti­ca e uni­ver­sal; a es­se res­pei­to, o in­de­fec­tí­vel e mui­to ame­a­ça­dor ar­re­ma­te do Ma­ni­fes­to do Par­ti­do Co­mu­nis­ta (1848) é ir­re­pa­rá­vel: “Tra­ba­lha­do­res do mun­do [do mun­do!], uni-vos!”

Car­los Mar­ques cri­ou por fim, um pen­sa­men­to ar­ti­cu­la­do, vi­bran­te, sis­te­ma­ti­za­do e to­ta­li­zan­te; uma ide­o­lo­gia pa­ra o tra­ba­lho; uma es­sên­cia po­lí­ti­ca eter­na­men­te in­ter­na­li­za­da no es­pí­ri­to e na his­tó­ria das clas­ses do tra­ba­lho e que, fi­nal­men­te, pas­sa­ram a en­xer­gar e se des­co­bri­ram avil­ta­das e es­cra­vi­za­das.

Sai­ba, por fim, meu ca­ro, que des­de en­tão... To­das as lu­tas por li­ber­ta­ção, to­das as re­sis­tên­cias dos po­vos opri­mi­dos do mun­do; le­van­tes do sin­di­ca­to, bair­ro ou tri­bo; do re­ti­ro, da mar­gem, pe­ri­fe­ria ou gue­to; do bur­go, ci­da­de­la, re­gi­ão, na­ção ou con­jun­to de na­ções, on­de olhos re­bel­des ou re­vo­lu­ci­o­ná­rios se le­van­ta­rem por uma vi­da de jus­ti­ça, igual­da­de e li­ber­da­de, ali, pre­ci­sa­men­te ali... Ha­ve­rá um abra­si­vo e fla­me­jan­te fio da bar­ba de Car­los Mar­ques.

(Ân­ge­lo Ca­val­can­te, eco­no­mis­ta, pro­fes­sor da Uni­ver­si­da­de Es­ta­du­al de Go­i­ás (UEG), cam­pus Itum­bi­a­ra)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias