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OPINIÃO

Revoluções industriais

Bas­tou o ho­mem pri­mi­ti­vo a apren­der a ar­te de do­mi­nar o fo­go pa­ra ini­ci­ar o ar­ti­fí­cio do po­li­men­to de pe­dras, da fun­di­ção dos me­tais en­con­tra­dos em for­ma na­tu­ral, da pro­du­ção de uten­sí­li­os, da con­fec­ção de ar­mas pa­ra a ca­ça e de­fe­sa, da des­co­ber­ta do car­vão e da in­ven­ção da ro­da pa­ra co­me­çar um pro­ces­so que ho­je cha­ma­mos de Re­vo­lu­ção In­dus­tri­al, gra­ças a um de seus gran­des fei­tos: a in­ven­ção da má­qui­na a va­por, em me­a­dos do sé­cu­lo XVI­II. Sim, de­pois da des­co­ber­ta do fo­go, a má­qui­na a va­por trans­for­mou e re­vo­lu­ci­o­nou o mun­do, uma vez que, até en­tão, o prin­ci­pal com­bus­tí­vel era o car­vão. Com o aper­fei­ço­a­men­to das má­qui­nas, apli­ca­ção de no­vas téc­ni­cas e o sur­gi­men­to de ou­tros ins­tru­men­tos, o do­mí­nio de no­vas tec­no­lo­gi­as fi­ca­va ca­da vez mais in­ten­so e o es­ta­be­le­ci­men­to de no­vas for­mas de pro­du­ção ori­gi­nou, na In­gla­ter­ra e ga­nhou o mun­do, a Pri­mei­ra Re­vo­lu­ção In­dus­tri­al.

A Pri­mei­ra Re­vo­lu­ção In­dus­tri­al tor­nou a so­ci­e­da­de mais com­ple­xa, mo­di­fi­cou sig­ni­fi­ca­ti­va­men­te a eco­no­mia, trans­for­mou o es­pa­ço ge­o­grá­fi­co, deu ori­gem a no­vas pro­fis­sões, au­men­tou a pro­du­ção de ar­ti­gos de con­su­mo e, con­se­quen­te­men­te, sur­gi­ram mais fá­bri­cas, no­vas fer­ro­vi­as fo­ram es­tru­tu­ra­das e po­vos fo­ram ex­plo­ra­dos.

Um fa­tor in­te­res­san­te que me­re­ce des­ta­que é que no iní­cio da Re­vo­lu­ção In­dus­tri­al, as des­co­ber­tas que im­pul­si­o­na­ram o mo­do de pro­du­zir não eram vin­cu­la­das aos acha­dos ci­en­tí­fi­cos, is­to é, abro­lha­vam da re­la­ção di­re­ta com o tra­ba­lho, en­tre­tan­to, na se­gun­da fa­se da Re­vo­lu­ção In­dus­tri­al, os ins­tru­men­tos mais com­ple­xos e as no­vas ma­té­rias-pri­mas, exi­gi­am no­vas for­mas de ma­nu­sei­os, re­que­ren­do es­tu­dos e pes­qui­sas li­ga­dos à ci­ên­cia mo­der­na. Des­se mo­do, ter­mi­nan­do o sé­cu­lo XIX, o mun­do as­sis­tia a uma re­vo­lu­ção tec­no­ló­gi­ca re­sul­tan­te da fun­di­ção en­tre ci­ên­cia e tec­no­lo­gia, dan­do ori­gem aos pri­mei­ros mo­to­res elé­tri­cos, ini­ci­an­do a trans­mis­são de ener­gia elé­tri­ca a lon­gas dis­tân­cias atra­vés de ca­bos, ao sur­gi­men­to das pri­mei­ras lâm­pa­das elé­tri­cas, ao aper­fei­ço­a­men­to da co­mu­ni­ca­ção por meio do te­le­fo­ne e do te­lé­gra­fo sem fio e ao di­na­mis­mo ao uso do pe­tró­leo co­mo com­bus­tí­vel. Di­fe­ren­te­men­te da pro­du­ção que era ar­te­sa­nal, nas­cia nes­se con­tex­to a pro­du­ção de mer­ca­do­ri­as pa­dro­ni­za­das, fei­tas em sé­rie e em lar­ga es­ca­la pa­ra o con­su­mo em mas­sa.

Na Se­gun­da Re­vo­lu­ção In­dus­tri­al, en­tre me­a­dos do sé­cu­lo XIX e me­a­dos do sé­cu­lo XX, além do lan­ça­men­to inin­ter­rup­to de no­vos pro­du­tos, da fa­bri­ca­ção de no­vos ins­tru­men­tos, do aper­fei­ço­a­men­to de má­qui­nas (mui­tas das qua­is ago­ra ope­ra­vam pe­lo co­man­do de com­pu­ta­do­res), da uti­li­za­ção e apri­mo­ra­men­to de equi­pa­men­tos de in­for­má­ti­ca e de ro­bôs, múl­ti­plas in­ven­ções co­mo o au­to­mó­vel, o te­le­fo­ne sem fio, o te­le­vi­sor, o rá­dio, o avi­ão e etc. tam­bém pas­sa­ram a ser pro­du­zi­dos e co­mer­cia­li­za­dos.

Po­de­mos di­zer que a Ter­cei­ra Re­vo­lu­ção In­dus­tri­al ou Re­vo­lu­ção Tec­no­ci­en­tí­fi­ca sur­ge no fim da Se­gun­da Guer­ra Mun­di­al quan­do a eco­no­mia in­ter­na­ci­o­nal co­me­ça a so­frer den­sas al­te­ra­ções e os avan­ços tec­no­ló­gi­cos ini­ci­a­dos sem es­pan­to du­ran­te a se­gun­da fa­se da Pri­mei­ra Re­vo­lu­ção In­dus­tri­al pas­sa­ram a atin­gir rit­mos bas­tan­te ace­le­ra­dos.

Mo­der­na­men­te, es­ta­mos vi­ven­cian­do o des­pon­tar da Quar­ta Re­vo­lu­ção In­dus­tri­al que, ape­sar de fun­dir os mun­dos fí­si­co, di­gi­tal e bi­o­ló­gi­co e fa­zer pa­re­cer di­fe­ren­te de to­das as ou­tras an­te­rior­men­te sur­gi­das, de fa­to não é e não há na­da ne­la de as­sus­ta­dor. Mas, por apre­sen­tar ca­rac­te­rís­ti­cas ím­pa­res, tra­ta­re­mos de­la em ar­ti­go se­pa­ra­do, em oca­si­ão opor­tu­na.

(Gil­son Vas­co, es­cri­tor)

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