Home / Opinião

OPINIÃO

Senador Canedo aos 28 anos, uma nova cidade

No dia 01 de janeiro de 1989, portanto há 28 anos, a população de Senador Canedo comemorava nas ruas a sua emancipação e a nova condição de município autônomo, no Estado de Goiás. O Distrito tinha crescido muito, as demandas eram enormes o que tornava premente a necessidade de encaminhar as soluções próprias e andar com as ainda frágeis mas, suas pernas, As dificuldades eram imensas porém a esperança e a força de vontade de todos eram do mesmo tamanho, Ou até maior. Foi assim que tudo começou, na história moderna de Senador Canedo, eu estava lá e nesse dia assumia o cargo de 1º prefeito da cidade que nascia. Eu estava participando de um momento histórico cuja lembrança é importante reviver para que possamos avaliar o quanto andamos na trilha do desenvolvimento de Senador Canedo de hoje que orgulha a todos nós e reafirma o destino de Goiás.

Senador Canedo é hoje uma cidade com cerca de 130 mil habitantes com uma economia  vibrante que cresce muito e é impulsionada basicamente pela indústria e o setor de serviços. A cidade teve no Polo Petroquímico ali instalado, um centro de atração de um grande número de empreendimentos industriais e de serviços que com o tempo e graças à infraestrutura e à proximidade de Goiânia se diversificou, ampliou e propiciou a geração de dezenas milhares de empregos e de empreendimentos criativos.

Senador Canedo experimentou nestes 28 anos uma formidável transformação, que é visível especialmente, na sua atual moderna economia, na melhoria das condições sociais e de renda de seus moradores e na extraordinária mudança da sua paisagem urbana. De três pequenos núcleos de aspecto simples, Jardim das Oliveiras, Vila Galvão e o Centro, Senador Canedo multiplicou o seu número de bairros que foi acompanhado pela ampliação de sua infraestrutura urbana e pelo surgimento de inúmeros empreendimentos econômicos.

De cidade exportadora de mão de obra passou a ser uma grande empregadora. De cidade dormitório dependente da economia de Goiânia, hoje se transformou em uma dinâmica e moderna cidade metropolitana. Senador Canedo,embora com uma população não muito grande, é hoje a 5ª cidade do Estado em arrecadação.

É evidente que a exemplo de outras cidades goianas que cresceram rapidamente, problemas de infraestrutura urbana, de serviços públicos e de adequadas e dignas condições de vida também estão presentes na cidade e têm a sua solução justamente reivindicadas pela população de Senador Canedo.

A verdade é que os frutos de todo este crescimento da cidade não foi bem distribuído ou dizendo de outra forma, não trouxe benefícios na mesma proporção para todos, o que seria o correto de esperar numa sociedade democrática e que se pretende tenha mais justiça social.

Mas esse é um bom combate a combater. E este é o principal compromisso de nossa administração que reafirmamos neste 28º aniversário de Senador Canedo. Continuar avançando no desenvolvimento da cidade, mas com especiais cuidados com a formação das pessoas, com a situação social e a inserção produtiva dos mais carentes, respeitando o meio ambiente e a saúde de nossa gente.  Parabéns Senador Canedo e vamos em frente.

(Divino Pereira Lemes, prefeito de Senador Canedo)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias