Home / Opinião

OPINIÃO

Beleza de antanho: Maria Lucy Veiga Teixeira

Nas­ci­da a 26 de maio de 1926, na ci­da­de de Go­i­ás, são seus pa­is Jú­lio Alen­cas­tro Vei­ga e De­o­cle­ci­a­na de Sou­za Vei­ga.

Aos 4 anos de ida­de, ini­ciou o es­tu­do de pi­a­no, ins­tru­men­to do qual nun­ca se se­pa­rou, pois, até ho­je, in­fa­li­vel­men­te, acom­pa­nha as mú­si­cas sa­cras can­ta­das pe­los fi­eis na mis­sa das 8:30 h, na Pa­ró­quia Mãe de Mi­se­ri­cór­dia.

Quan­do jo­vem, na ci­da­de de Go­i­ás, can­ta­va e se acom­pa­nha­va ao pi­a­no, num duo com seu pai, vi­o­li­nis­ta, nos sa­raus re­a­li­za­dos na­que­la ci­da­de.

Aos 18 anos, ca­san­do-se com o ad­vo­ga­do e des­por­tis­ta Alá­dio Tei­xei­ra Ál­va­res, mu­dou-se pa­ra Go­i­â­nia. São seus fi­lhos: Ála­dio Jr., Te­re­si­nha, Lu­iz Eduar­do, Lu­iz Ro­ber­to, Vir­gí­nia, Lu­iz An­tô­nio e Isau­ra (ado­ti­va).

Aqui, con­ti­nuou os es­tu­dos de pi­a­no com a pro­fes­so­ra Belkiss Spen­ci­e­re Car­nei­ro de Men­don­ça, a quem de­ve sua per­for­man­ce co­mo exí­mia pi­a­nis­ta.

Gra­duou-se em pi­a­no, can­to e Edu­ca­ção Mu­si­cal, ten­do se de­di­ca­do ao en­si­no do Can­to Co­ral. Es­pe­cia­li­zou-se em Re­gên­cia Co­ral com os ma­es­tros Hei­tor Vil­la – Lo­bos, Isa­ac Ka­rabtchevsky, Car­los Al­ber­to Pin­to Fon­se­ca e, em Ge­ne­bra, com Sa­mu­el Baud – Bovy.

Por con­cur­so de tí­tu­los e pro­vas foi no­me­a­da pro­fes­so­ra de Can­to Co­ral da Es­co­la Téc­ni­ca Fe­de­ral de Go­i­ás, ho­je Ins­ti­tu­to Fe­de­ral de Go­i­ás.

Em 1956, foi fun­da­do o Con­ser­va­tó­rio Go­i­a­no de Mú­si­ca e pas­sou a in­te­grar seu cor­po do­cen­te com os de­mais pro­fes­so­res: Je­an Fran­çois Dou­li­ez, Belkiss Spen­ci­e­re Car­nei­ro de Men­don­ça, Ma­ria Lui­za Pó­voa da Cruz e Dal­va Ma­ria Pi­res Ma­cha­do Bra­gan­ça.

Fo­ram inú­me­ras su­as ati­vi­da­des di­dá­ti­cas e ad­mi­nis­tra­ti­vas, bem co­mo as dis­tin­ções ou hon­ras e elas de­di­ca­das. Na área de mú­si­cas, fo­ram-lhe con­ce­di­dos, den­tre ou­tros, os tro­féus Tiokô, Ja­bu­ru, Bu­ri­tis, Di­plo­mas e Me­da­lhas Vei­ga Val­le, Con­se­lho de Or­dem do Mé­ri­to Anhan­gue­ra, Go­ver­no de Go­i­ás e Go­ver­no do Rio Gran­de do Sul.

In­te­gra a Aca­de­mia Fe­mi­ni­na de Le­tras e Ar­tes de Go­i­ás e a Aca­de­mia Na­ci­o­nal de Mú­si­cas do Rio de Ja­nei­ro. É au­to­ra das me­lo­di­as do Hi­no da Aca­de­mia Fe­mi­ni­na e do Hi­no do Tri­bu­nal de Con­tas do Es­ta­do de Go­i­ás, bem co­mo vá­ri­as har­mo­ni­za­ções pa­ra co­ro mis­to.

Em qua­se qua­tro dé­ca­das de­di­ca­das ao ma­gis­té­rio, fun­dou e di­ri­giu, du­ran­te 28 anos, o Co­ral da Uni­ver­si­da­de Fe­de­ral de Go­i­ás, que se apre­sen­tou com su­ces­so não só em Go­i­â­nia mas, ain­da, em di­ver­sos es­ta­dos bra­si­lei­ros, ten­do sem­pre me­re­ci­do da crí­ti­ca es­pe­cia­li­za­da as mais elo­gi­o­sas re­fe­rên­cias.

As­sim se Ex­pres­sou, no Jor­nal “O Glo­bo”, o Crí­ti­co mu­si­cal An­to­nio Her­nan­dez, re­fe­rin­do-se ao Co­ral da UFG: “É um con­jun­to afi­na­do, fle­xí­vel, ca­paz não ape­nas de on­du­la­ções di­nâ­mi­cas, mas tam­bém de li­ber­da­de agó­gi­ca e de ten­sões rít­mi­cas que fa­riam in­ve­ja a mui­tos co­ros pro­fis­si­o­nais, gra­ças ao tra­ba­lho da pro­fes­so­ra Ma­ria Lucy Vei­ga Tei­xei­ra”.

Por Oca­si­ão do ll Fes­ti­val In­ter­na­ci­o­nal de Co­ros do Rio Gran­de do Sul, em 1974, foi o Co­ral da UFG se­le­ci­o­na­do co­mo um dos par­ti­ci­pan­tes do re­ci­tal de en­cer­ra­men­to do re­fe­ri­do En­con­tro.

A ela as­sim se re­fe­riu o ma­es­tro e com­po­si­tor Ca­mar­go Guar­ni­e­ri: “Uma ar­tis­ta na­ta. Ma­ria Lucy Vei­ga Tei­xei­ra é re­al­men­te uma re­gen­te de co­ral. Ao lon­go dos anos que le­cio­no em Go­i­â­nia, ti­ve a opor­tu­ni­da­de de cons­ta­tar a ve­ra­ci­da­de de mi­nha afir­ma­ti­va: ela in­tui­ti­va­men­te des­co­briu que a ver­da­dei­ra mis­são do re­gen­te, se­ja ele de or­ques­tra ou de co­ro, é a de trans­mi­tir a seus co­man­da­dos, atra­vés de ges­tos ou de mí­mi­ca, to­das as in­ten­ções de or­dem in­ter­pre­ta­ti­va que es­tão no seu in­te­ri­or. É is­so, jus­ta­men­te, que faz de Ma­ria Lucy uma ex­ce­len­te re­gen­te de co­ro, pos­su­i­do­ra de gran­de sen­si­bi­li­da­de ar­tís­ti­ca e cul­tu­ra mu­si­cal’’.

Por mo­ti­vo de apo­sen­ta­do­ria dei­xou o ma­gis­té­rio e a di­re­ção do Co­ral da Uni­ver­si­da­de  Fe­de­ral de Go­i­ás em maio de 1983, ten­do lhe de­di­ca­do o me­lhor de seus es­for­ços.

Ben­quis­ta por to­dos, ca­ri­nho­sa­men­te cha­ma­da por “do­na Fi­fia”, aos 90 anos con­ti­nua en­ri­que­cen­do os even­tos im­por­tan­tes a vi­da cul­tu­ral go­i­a­na com o seu má­gi­co de­di­lhar ao pi­a­no co­mo ful­gu­ran­te prin­ce­sa da mú­si­ca.

(Wal­ter Me­ne­zes, ex-pre­si­den­te e con­se­lhei­ro per­ma­nen­te da AGI (As­so­cia­ção Go­i­a­na de Im­pren­sa), di­re­tor do Jor­nal da Cul­tu­ra Go­i­a­na)

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias