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OPINIÃO

O drama migratório em Calais na França

Ca­lais, é uma ci­da­de com pou­co mais de 70 mil ha­bi­tan­tes, se­gun­do cen­so de 2012. Es­tá lo­ca­li­za­da na por­ção nor­te da Fran­ça, jun­to ao Es­trei­to de Do­ve, Ca­nal da Man­cha. Es­se es­trei­to di­vi­de Fran­ça e Rei­no Uni­do. Por si só o es­trei­to é uma bar­rei­ra fí­si­ca aos mi­gran­tes, que atu­al­men­te em gran­de par­te são re­fu­gi­a­dos ou so­li­ci­tan­tes de re­fú­gio, que de­se­jam se­guir pa­ra o Rei­no Uni­do. A con­di­ção de re­fu­gi­a­do con­fe­re aos so­li­ci­tan­tes um es­ta­tu­to de tra­ta­men­to in­ter­na­ci­o­nal di­fe­ren­ci­a­do com ga­ran­tia de di­rei­tos bá­si­cos. En­tre­tan­to, o re­cru­des­ci­men­to das po­lí­ti­cas de mi­gra­ção da Fran­ça, anun­ci­a­das pe­lo go­ver­no do Pre­si­den­te li­be­ral Em­ma­nu­el Ma­cron, tem au­men­ta­do as ad­ver­si­da­des e ten­sões en­fren­ta­das por gru­pos de mi­gran­tes no pa­ís, es­pe­ci­al­men­te pa­ra a ca­te­go­ria de re­fu­gi­a­dos. No úl­ti­mo dia 16, Ma­cron fez uma vi­si­ta a Ca­lais. A vi­si­ta tem um pe­so sim­bó­li­co pe­lo fa­to da ci­da­de ter se tor­na­do uma re­fe­rên­cia da cri­se dos mi­gran­tes na Fran­ça e no mun­do. Pa­ra al­guns, a vi­si­ta é ain­da uma ten­ta­ti­va de abran­dar en­tre ou­tros gru­pos, aque­les li­ga­dos à di­rei­tos hu­ma­nos, que tem fei­to for­tes crí­ti­cas às ini­ci­a­ti­vas de con­tro­le mi­gra­tó­rio.

A mí­dia in­ter­na­ci­o­nal no­ti­ciou que du­ran­te a vi­si­ta o pre­si­den­te con­tra ar­gu­men­tou as acu­sa­ções de abu­sos por par­te das for­ças de se­gu­ran­ça in­ves­ti­das nos mi­gran­tes e dis­se que ca­sos de abu­so se­rão in­ves­ti­ga­dos e pu­ni­dos. Um dis­cur­so que mui­tos con­si­de­ram va­go se não fo­rem efe­ti­va­men­te to­ma­das me­di­das pa­ra re­so­lu­ção da gra­ve cri­se mi­gra­tó­ria no pa­ís, e que ge­ra in­se­gu­ran­ça pa­ra gru­pos mais vul­ne­rá­veis.

O dra­ma em­ble­má­ti­co vi­vi­do em Ca­lais não é fa­to re­cen­te. Dois tra­ta­dos po­dem ser elen­ca­dos co­mo par­te mar­can­te des­ta his­tó­ria. O Tra­ta­do de San­gat­te (1991) em que a Grã-Bre­ta­nha, prin­ci­pal­men­te, pres­sio­nou a Fran­ça a des­man­te­lar um abri­go da Cruz Ver­me­lha na re­gi­ão de Ca­lais, con­si­de­ra­da na épo­ca pe­los bri­tâ­ni­cos co­mo um “es­to­que de mi­gran­tes ile­gais”. A de­ci­são foi du­ra­men­te cri­ti­ca­da pe­las en­ti­da­des de di­rei­tos hu­ma­nos na épo­ca. O Abri­go foi efe­ti­va­men­te des­man­te­la­do em 2002. Seu des­man­te­la­men­to ge­rou con­se­quên­cias até ho­je sen­ti­das em ci­da­des fran­ce­sas – o des­lo­ca­men­to des­tes gru­pos, sem o de­vi­do apoio ins­ti­tu­ci­o­nal.

Já o Tra­ta­do de Tou­quet (2003) re­or­de­nou num acor­do bi­la­te­ral en­tre Rei­no Uni­do e Fran­ça as for­mas de con­tro­le de fron­tei­ras, prin­ci­pal­men­te na re­gi­ão do Ca­nal da Man­cha e Mar do Nor­te. Es­se Tra­ta­do en­vol­ve di­ver­sos as­pec­tos, tais co­mo con­tro­le sa­ni­tá­rio,adua­nei­ro, en­tre ou­tros. Con­tu­do seu mai­or de­sa­fio é o con­tro­le de mi­gran­tes. Des­te mo­do, o tra­ta­do cri­ou um qua­dro le­gal em que os agen­tes bri­tâ­ni­cos e fran­ces­es jus­ta­põe su­as ações nu­ma zo­na de con­tro­le, evi­tan­do en­cla­ves. Co­mo gran­de par­te do flu­xo de mi­gran­tes em con­di­ções de so­li­ci­ta­ção de asi­lo/re­fú­gio são da Fran­ça (pa­ís de par­ti­da) pa­ra Rei­no Uni­do, o tra­ta­do co­lo­ca a Fran­ça nu­ma si­tu­a­ção de as­su­mir o bra­ço po­li­ci­al da po­lí­ti­ca de mi­gra­ção bri­tâ­ni­ca, ten­do in­clu­si­ve que re­ce­ber de vol­ta, quan­do a Fran­ça for o pa­ís de ori­gem, mi­gran­tes ne­ga­dos por agen­tes do con­tro­le de fron­tei­ra, mes­mo que já es­te­jam em ter­ri­tó­rio bri­tâ­ni­co.

Lon­ge de uma so­lu­ção, o tra­ta­do de San­gat­te (1991) e o Tra­ta­do de Tou­quet (2003) não im­pe­di­ram os flu­xos de mi­gran­tes, que em gran­de par­te es­tão des­lo­ca­dos de seus paí­ses por ques­tões de guer­ras ou per­se­gui­ções ( nor­te da Áfri­ca e Ori­en­te Mé­dio) e es­tão pro­te­gi­dos  por pe­lo Prin­cí­pio In­ter­na­ci­o­nal de Non-re­fou­le­ment que ga­ran­te pro­te­ção aos re­fu­gi­a­dos (em sua es­sên­cia, es­se prin­ci­pio ga­ran­te que o Es­ta­do sig­na­tá­rio não de­ve obri­gar uma pes­soa a re­tor­nar ao um ter­ri­tó­rio on­de pos­sa es­tar ex­pos­ta à ris­cos co­mo per­se­gui­ção, por exem­plo). Em te­se, co­mo es­se prin­cí­pio atin­giu um va­lor nor­ma­ti­vo no di­rei­to in­ter­na­ci­o­nal, os Es­ta­dos sig­na­tá­rios não de­vem vi­o­lar tal nor­ma.

Di­an­te do de­sa­fio im­pos­to aos fran­ces­es pe­lo cons­tan­te flu­xo mi­gra­tó­rio de pes­so­as em si­tu­a­ção de al­ta vul­ne­ra­bi­li­da­de, que por sua vez de­man­dam res­guar­do de con­di­ções bá­si­cas de se­gu­ran­ça. sa­ú­de, ali­men­ta­ção, en­tre ou­tros, e a ne­ces­si­da­de de hon­rar o Tra­ta­do de Tou­quet, em que a Fran­ça as­su­me boa par­te da res­pon­sa­bi­li­da­de de con­tro­le de fron­tei­ra do Rei­no Uni­do, o pre­si­den­te Ma­cron anun­ciou du­ran­te a vi­si­ta a ci­da­de de Ca­lais, que exi­gi­rá do go­ver­no bri­tâ­ni­co re­vi­são do acor­do, ga­ran­tin­do mi­ni­ma­men­te mais in­ves­ti­men­tos do go­ver­no bri­tâ­ni­co pa­ra con­tro­le de fron­tei­ra e au­xí­lio às ques­tões da cri­se mi­gra­tó­ria exis­ten­te em ter­ri­tó­rio fran­cês.

Com o pro­ces­so do BRE­XIT dre­nan­do ener­gia e re­cur­sos, o go­ver­no bri­tâ­ni­co já si­na­li­za for­tes in­ten­ções de re­fu­tar re­vi­sões do re­fe­ri­do Tra­ta­do. O en­con­tro mar­ca­do pa­ra os pró­xi­mos di­as en­tre a pri­mei­ra mi­nis­tra Bri­tâ­ni­ca e Ma­cron, de­vem ren­der pou­quís­si­mos avan­ços em re­la­ção a uma me­lho­ria sig­ni­fi­ca­ti­va de in­ves­ti­men­tos pa­ra aco­lhi­men­to dos re­fu­gi­a­dos nos dois paí­ses. Nes­ta bri­ga de gi­gan­tes, quem ga­nha é a vi­o­lên­cia ora di­fu­sa, ora ins­ti­tu­ci­o­na­li­za­da con­tra gru­pos vul­ne­rá­veis de mi­gran­tes e re­fu­gi­a­dos. Quem per­de so­mos to­dos nós, que ve­mos a cons­tru­ção de res­pal­do à vi­da e a dig­ni­da­de se­rem co­lo­ca­dos em xe­que ou se­rem uti­li­za­dos co­mo mo­e­da de tro­ca nas ro­da­das de acor­dos in­ter­na­cio­nais.

(Pa­tri­cia Mar­ti­nel­li, dou­to­ra em Ge­o­gra­fia pe­la Unesp de Rio Cla­ro/SP, do­cen­te da UNI­FAC­CAMP)

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