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América do Sul, o palco de uma nova disputa imperial

A vi­a­gem de Rex Til­ler­son, se­cre­tá­rio de es­ta­do nor­te-ame­ri­ca­no, à Amé­ri­ca do Sul, ocor­ri­da na pri­mei­ra se­ma­na de fe­ve­rei­ro, não dei­xa mar­gem a qual­quer ti­po de in­ter­pre­ta­ção. Os Es­ta­dos Uni­dos, que mui­tos vi­am co­mo um im­pé­rio de­ca­den­te, de­ci­di­ram se as­se­nho­rar no­va­men­te de seu “quin­tal”, nu­ma no­va ofen­si­va im­pe­ri­al. De um la­do, Til­ler­son fez lobby jun­to aos paí­ses sul-ame­ri­ca­nos pa­ra que ado­tem me­di­das de cu­nho até mi­li­tar con­tra a Ve­ne­zu­e­la. De ou­tro, cri­ti­cou a Chi­na e afir­mou que a Amé­ri­ca do Sul não pre­ci­sa li­dar com “no­vas po­tên­cias”. Ou se­ja: bas­ta uma.

Til­ler­son evi­tou pas­sar pe­lo Bra­sil por ra­zões ób­vias. Até pa­ra os Es­ta­dos Uni­dos não con­vém sa­ir na fo­to ao la­do de Mi­chel Te­mer, que foi co­lo­ca­do no po­der por meio de um gol­pe ju­rí­di­co-par­la­men­tar apoi­a­do pe­lo De­par­ta­men­to de Es­ta­do e que já go­ver­na aten­den­do mais a in­te­res­ses nor­te-ame­ri­ca­nos do que pro­pri­a­men­te na­ci­o­nais. Bas­ta ci­tar a en­tre­ga do pré-sal a pe­tro­lei­ras co­mo a Ex­xon e a de­ci­são da Pe­tro­bras de pa­gar qua­se R$ 10 bi­lhões a in­ves­ti­do­res es­ta­du­ni­den­ses – o que, em bre­ve, tam­bém po­de­rá ser fei­to pe­la Ele­tro­bras. Se o Bra­sil já tem um go­ver­no ca­pa­cho dos Es­ta­dos Uni­dos, Til­ler­son não pre­ci­sa des­gas­tar sua ima­gem nem a do pa­ís que re­pre­sen­ta ao la­do de um go­ver­nan­te re­jei­ta­do por mais de 90% da po­pu­la­ção.

Nes­se gi­ro pe­la Amé­ri­ca do Sul, o se­cre­tá­rio de Es­ta­do su­ge­riu um em­bar­go in­ter­na­ci­o­nal à Ve­ne­zu­e­la, que aos olhos da Ca­sa Bran­ca não se­ria mais uma “de­mo­cra­cia”, e pe­diu aos paí­ses sul-ame­ri­ca­nos que co­gi­tem até ações mi­li­ta­res con­tra uma na­ção vi­zi­nha. Co­mo es­se ce­ná­rio é pra­ti­ca­men­te in­vi­á­vel, da­da a tra­di­ção pa­cí­fi­ca do sub­con­ti­nen­te, o mais pro­vá­vel é a im­po­si­ção de res­tri­ções ao pe­tró­leo ve­ne­zu­e­la­no. No en­tan­to, nes­se con­tex­to de re­co­lo­ni­za­ção da re­gi­ão, a no­vi­da­de mais im­por­tan­te foi a re­a­ção da Chi­na, que clas­si­fi­cou co­mo “ir­res­pon­sá­vel” a ati­tu­de dos Es­ta­dos Uni­dos e si­na­li­zou que não irá re­cu­ar na cons­tru­ção de re­la­ções só­li­das e du­ra­dou­ras com os paí­ses da re­gi­ão.

Tor­na-se evi­den­te, por­tan­to, que a Amé­ri­ca do Sul, uma das re­gi­ões mais ri­cas em re­cur­sos na­tu­ra­is do mun­do, se tor­nou o pal­co de uma no­va dis­pu­ta en­tre gran­des po­tên­cias. E is­so tam­bém ex­pli­ca a der­ru­ba­da da pre­si­den­te Dil­ma Rous­seff e a na­tu­re­za do ata­que ao ex-pre­si­den­te Lu­iz Iná­cio Lu­la da Sil­va. Sem a La­va Ja­to, pe­ça es­sen­cial nes­ses dois gol­pes em se­quên­cia, a der­ru­ba­da de Dil­ma em 2016 e a pos­sí­vel ina­bi­li­ta­ção de Lu­la em 2018, o ce­ná­rio se­ria com­ple­ta­men­te di­fe­ren­te. Sob a li­de­ran­ça do Bra­sil, os paí­ses sul-ame­ri­ca­nos vi­nham cons­tru­in­do uma in­ser­ção au­tô­no­ma e so­be­ra­na no mun­do, sem­pre no âm­bi­to da Una­sul. Ago­ra, re­con­ver­ti­dos em co­lô­ni­as, o Bra­sil e seus vi­zi­nhos te­rão que bus­car for­mas de se co­lo­car en­tre os in­te­res­ses de gran­des po­tên­cias. Eis aí mais um dos gran­des re­tro­ces­sos do gol­pe.

(Le­o­nar­do At­tuch é jor­na­lis­ta e edi­tor-res­pon­sá­vel pe­lo 247, além de co­lu­nis­ta das re­vis­tas Is­toé e Nor­des­te)

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