Home / Opinião

OPINIÃO

Medellín em gotas 3ª - Modelo eclesiológico

Pa­ra re­fle­tir so­bre o mo­de­lo ecle­sio­ló­gi­co da II Con­fe­rên­cia Ge­ral do Epis­co­pa­do La­ti­no-ame­ri­ca­no e Ca­ri­be­nho de Me­del­lín (1968) - a “3ª go­ta” - sir­vo-me da lei­tu­ra - aná­li­se e in­ter­pre­ta­ção - des­se im­por­tan­te acon

Pa­ra re­fle­tir so­bre o mo­de­lo ecle­sio­ló­gi­co da II Con­fe­rên­cia Ge­ral do Epis­co­pa­do La­ti­no-ame­ri­ca­no e Ca­ri­be­nho de Me­del­lín (1968) - a “3ª go­ta” - sir­vo-me da lei­tu­ra - aná­li­se e in­ter­pre­ta­ção - des­se im­por­tan­te acon­te­ci­men­to, fei­ta pe­lo te­ó­lo­go Clo­do­vis Boff.

O mai­or fru­to da As­sem­bleia de Me­del­lín “foi ter da­do à luz a Igre­ja la­ti­no-ame­ri­ca­na e ca­ri­be­nha co­mo la­ti­no-ame­ri­ca­na e ca­ri­be­nha. Os Do­cu­men­tos de Me­del­lín re­pre­sen­tam o ‘ato de fun­da­ção’ da Igre­ja da Amé­ri­ca La­ti­na e Ca­ri­be a par­tir e em fun­ção de seus po­vos e de su­as cul­tu­ras”. Es­ses tex­tos “cons­ti­tu­em a ‘car­ta mag­na’ da Igre­ja do Con­ti­nen­te.

Re­len­do ho­je os do­cu­men­tos de Me­del­lín “fi­ca-se im­pres­sio­na­do com o vi­gor e a au­dá­cia de sua ex­pres­são, ou, pa­ra di­zer nu­ma pa­la­vra, com seu ‘pa­thos pro­fé­ti­co’, tí­pi­co dos tex­tos ori­gi­ná­rios e fun­dan­tes de uma tra­di­ção. Aqui­lo é lin­gua­gem de ver­da­dei­ros ‘Pa­is da Igre­ja’, Pa­is da Igre­ja la­ti­no-ame­ri­ca­na e ca­ri­be­nha co­mo tal (Pe. Jo­sé Com­blin)”.

Até Me­del­lín, “a Igre­ja no Con­ti­nen­te era a re­pro­du­ção do mo­de­lo da Igre­ja eu­ro­peia, em seu mo­do de or­ga­ni­za­ção, em sua pro­ble­má­ti­ca te­o­ló­gi­ca e em su­as pro­pos­tas pas­to­ra­is. Era uma ‘Igre­ja-re­fle­xo’ e não uma ‘Igre­ja-fon­te’ (Pe. Hen­ri­que. de Li­ma Vaz)”.

Por­tan­to, po­de­mos di­zer que “a Igre­ja la­ti­no-ame­ri­ca­na e ca­ri­be­nha, mais que ser Igre­ja da Amé­ri­ca La­ti­na e do Ca­ri­be, era Igre­ja eu­ro­peia na Amé­ri­ca La­ti­na e no Ca­ri­be”, ou se­ja, “uma Igre­ja em es­ta­do de mi­no­ri­da­de, tu­te­la­da, pri­va­da de sua le­gí­ti­ma au­to­no­mia ins­ti­tu­ci­o­nal”. Em ou­tras pa­la­vras, a Igre­ja do Con­ti­nen­te, até Me­del­lín, “era sub­stan­ci­al­men­te a ex­ten­são da Igre­ja eu­ro­peia na Amé­ri­ca La­ti­na e no Ca­ri­be”.

De fa­to, “num pri­mei­ro mo­men­to, a Igre­ja na Amé­ri­ca La­ti­na e Ca­ri­be foi uma Igre­ja ibé­ri­ca, es­pa­nho­la ou por­tu­gue­sa que fos­se. Era, no sen­ti­do cul­tu­ral do ter­mo, uma Igre­ja ‘co­lo­ni­al’”.

Os gran­des Sí­no­dos re­a­li­za­dos na Amé­ri­ca La­ti­na no sé­cu­lo XVI, co­mo o do Mé­xi­co e o de Li­ma, “são me­ras apli­ca­ções do Con­cí­lio de Tren­to ao no­vo Con­ti­nen­te. De res­to, Tren­to foi um Con­cí­lio ex­tre­ma­men­te eu­ro­cên­tri­co: ele não viu a Amé­ri­ca La­ti­na e o Ca­ri­be e não dis­se uma pa­la­vra se­quer da trá­gi­ca re­a­li­da­de da des­tru­i­ção dos po­vos e cul­tu­ras ame­rín­di­as, tam­bém pe­la au­sên­cia na­que­le Con­cí­lio dos bis­pos do No­vo Mun­do e de sua voz pró­pria”.

Num se­gun­do mo­men­to, te­mos na Amé­ri­ca La­ti­na e Ca­ri­be uma Igre­ja ‘ro­ma­ni­za­da’, que era “um mo­de­lo de Igre­ja ex­tre­ma­men­te cen­tra­li­za­do no cle­ro, na prá­ti­ca dos sa­cra­men­tos e nas de­vo­ções de san­tos re­cen­tes e ‘ofi­ci­ais’, des­ta­can­do-se a de­vo­ção ao Sa­gra­do Co­ra­ção de Je­sus. O I Con­cí­lio Ple­ná­rio La­ti­no-Ame­ri­ca­no, re­a­li­za­do em Ro­ma em 1899, re­pre­sen­tou a apli­ca­ção di­re­ta do Va­ti­ca­no I ao Con­ti­nen­te”.

Foi com o Con­cí­lio Va­ti­ca­no II “que se de­ram as con­di­ções de emer­gên­cia de uma Igre­ja con­ti­nen­tal em sua ori­gi­na­li­da­de e em sua di­fe­ren­ça em re­la­ção ao mo­de­lo da Igre­ja eu­ro­peia”. O Va­ti­ca­no II sig­ni­fi­cou a "de­seu­ro­pei­za­ção" da Igre­ja e sua aber­tu­ra ver­da­dei­ra­men­te "ca­tó­li­ca" (Karl Rahner).

À épo­ca da re­a­li­za­ção de Me­del­lín, “quan­do os mo­de­los de de­sen­vol­vi­men­to e os pri­mei­ros Re­gi­mes de Se­gu­ran­ça Na­ci­o­nal, co­mo o do Bra­sil, não con­se­gui­am mais es­con­der sua ver­da­dei­ra na­tu­re­za eli­tis­ta e opres­si­va, vá­ri­as Igre­jas la­ti­no-ame­ri­ca­nas es­ta­vam ques­ti­o­nan­do sua ali­an­ça se­cu­lar com o po­der. Me­del­lín, no ca­mi­nho aber­to pe­lo Va­ti­ca­no II, que rom­peu a ‘ali­an­ça cons­tan­ti­nia­na’ (M.-D. Che­nu), foi de­ci­si­vo pa­ra dar à Igre­ja da AL o per­fil de uma Igre­ja li­vre do po­der, pró­xi­ma dos po­bres e com­pa­nhei­ra do po­vo em sua ca­mi­nha­da li­ber­ta­do­ra. No Bra­sil em par­ti­cu­lar, com o do­cu­men­to do Re­gi­o­nal Cen­tro Oes­te da CNBB ‘Mar­gi­na­li­za­ção de um po­vo’ e o do­cu­men­to do Nor­des­te II ‘Ou­vi os gri­tos do meu po­vo’, a Igre­ja mar­ca­va, de mo­do re­so­lu­to, sua rup­tu­ra com o Po­der e ao mes­mo tem­po sua apro­xi­ma­ção com o po­vo po­bre”. A Igre­ja da Amé­ri­ca La­ti­na e do Ca­ri­be “se ca­rac­te­ri­za por ser uma ‘Igre­ja so­ci­al’: uma igre­ja pro­fé­ti­ca, dos po­bres e li­ber­ta­do­ra”.

Me­del­lín “cons­ti­tui ou foi o ver­da­dei­ro ‘di­vi­sor de águas’ na his­tó­ria da Igre­ja do Con­ti­nen­te, de tal mo­do que se po­de fa­lar do ‘an­tes de Me­del­lín’ e do ‘de­pois de Me­del­lín’. Os bis­pos que fi­ze­ram aque­la Con­fe­rên­cia es­ta­vam con­sci­en­tes da im­por­tân­cia his­tó­ri­ca da­que­le mo­men­to. Na ‘In­tro­du­ção às Con­clu­sões’ pro­cla­mam ex­pli­ci­ta­men­te uma "no­va épo­ca da his­tó­ria" e a de­fi­nem pre­ci­sa­men­te em ter­mos de ‘li­ber­ta­ção’”.

As três mar­cas que cons­ti­tu­em a iden­ti­da­de do mo­de­lo ecle­sio­ló­gi­co de Me­del­lín são: a Op­ção pe­los Po­bres, a Te­o­lo­gia da Li­ber­ta­ção e as Co­mu­ni­da­des Ecle­sia­is de Ba­se (CEBs).

A Op­ção pe­los Po­bres (Em­po­bre­ci­dos, Ex­cluí­dos e Des­car­ta­dos) in­di­ca o ca­mi­nho que de­ve­mos se­guir pa­ra ser­mos a Igre­ja de Je­sus de Na­za­ré: uma Igre­ja a par­tir da “man­je­dou­ra” e de tu­do o que ela sig­ni­fi­ca ho­je.

A Te­o­lo­gia da Li­ber­ta­ção é a lei­tu­ra - aná­li­se e in­ter­pre­ta­ção - à luz da Pa­la­vra, que as Co­mu­ni­da­des cris­tãs e seus te­ó­lo­gos fa­zem da Prá­xis (Te­o­ria e Prá­ti­ca) de Li­ber­ta­ção.

As Co­mu­ni­da­des Ecle­sia­is de Ba­se (CEBs) são Co­mu­ni­da­des “en­car­na­das” na vi­da do po­vo, são um jei­to no­vo e, ao mes­mo tem­po, an­ti­go de ser Igre­ja. São “o pri­mei­ro e fun­da­men­tal nú­cleo ecle­sial” ou “a cé­lu­la ini­ci­al da es­tru­tu­ra ecle­sial” (Me­del­lín, XV, 10), que trans­for­mam a Pa­ró­quia em “um con­jun­to pas­to­ral uni­fi­ca­dor das Co­mu­ni­da­des de Ba­se” (ib. 13).

E nós? E as nos­sas Igre­jas? O que es­se mo­de­lo ecle­sio­ló­gi­co re­pre­sen­ta pa­ra nós? Em ou­tras “go­tas” te­re­mos a opor­tu­ni­da­de de vol­tar so­bre o as­sun­to.

(Fon­te: Clo­do­vis Boff. A ori­gi­na­li­da­de his­tó­ri­ca de Me­del­lín)

(Fr. Mar­cos Sas­sa­tel­li, fra­de do­mi­ni­ca­no, dou­tor em Fi­lo­so­fia (USP),   em Te­o­lo­gia Mo­ral (As­sun­ção - SP). Pro­fes­sor apo­sen­ta­do de Fi­lo­so­fia da UFG – E-mail: mpsas­sa­tel­li@uol.com.br)