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OPINIÃO

Dos erros grosseiros nos contratos de financiamento 

Na atu­al si­tu­a­ção eco­nô­mi­ca, vi­ve­mos um pe­rí­o­do de cri­se que vem se agra­van­do, tra­zen­do de um pas­sa­do re­mo­to um fan­tas­ma: o de­sem­pre­go. Di­an­te des­se pro­ble­ma, o ci­da­dão co­mum, que já ti­nha a sua ren­da com­pro­me­ti­da, fi­ca im­pos­si­bi­li­ta­do de ar­car com su­as des­pe­sas, em es­pe­ci­al os fi­nan­cia­men­tos de ve­í­cu­los – e até de imó­veis.

Em con­tra­par­ti­da, os ban­cos e ins­ti­tu­i­ções fi­nan­cei­ras que con­ce­de­ram os fi­nan­cia­men­tos – em es­pe­ci­al pa­ra ve­í­cu­los -, co­me­çam a “aper­tar” a co­bran­ça, re­du­zin­do os pra­zos pa­ra pa­ga­men­to dos con­su­mi­do­res, che­gan­do, em si­tu­a­ções mais ex­tre­mas, a to­mar es­ses ve­í­cu­los. Atu­al­men­te, es­se ín­di­ce de re­to­ma­da che­ga a 78% (se­ten­ta e oi­to por cen­to) dos con­tra­tos e no meio ju­rí­di­co se dá atra­vés da co­nhe­ci­da Ação de Bus­ca e Apre­en­são.

Con­vém des­ta­car que uma das mo­da­li­da­des de con­tra­to de fi­nan­cia­men­to mais uti­li­za­da no bra­sil é o de cláu­su­la de alie­na­ção fi­du­ci­á­ria, on­de a pes­soa que efe­tu­ou a com­pra do ve­í­cu­lo so­men­te pas­sa a ser efe­ti­va­men­te do­no quan­do qui­tar to­tal­men­te a sua dí­vi­da com o ban­co ou a fi­nan­cei­ra.

Pa­ra elu­ci­dar­mos me­lhor es­se as­sun­to, con­vém es­cla­re­cer o que é a bus­ca e apre­en­são de ve­í­cu­los fi­nan­cia­dos. Bom, co­mo o no­me já diz, é uma de­ci­são de um de­ter­mi­na­do ju­iz pa­ra bus­car e apre­en­der um bem cu­jo pa­ga­men­to es­tá atra­sa­do. Ge­ral­men­te es­ta si­tu­a­ção já é pre­vis­ta em con­tra­tos de fi­nan­cia­men­tos, aque­les com cláu­su­la de alie­na­ção fi­du­ci­á­ria fei­ta tam­bém pa­ra aqui­si­ção de ve­í­cu­los, co­mo por exem­plo, car­ros, mo­tos, ca­mi­nhões, etc.

Daí in­da­ga­mos: quan­do ocor­re a bus­ca e apre­en­são do ve­í­cu­lo? Ela acon­te­ce de­vi­do ao su­pos­to atra­so no pa­ga­men­to das par­ce­las, o ban­co ou a fi­nan­cei­ra atra­vés de su­as as­ses­so­rias que en­tram em con­ta­to com o cli­en­te de­ve­dor, ob­je­ti­van­do a co­bran­ça das par­ce­las em atra­so in­clu­in­do em 99,9% (no­ven­ta e no­ve vir­gu­la no­ve por cen­to) das ve­zes ju­ros exor­bi­tan­tes, mul­tas por atra­so, mul­tas por es­tar ina­dim­plen­te, ho­no­rá­rios ad­vo­ca­tí­ci­os e tu­do mais.

O que é mais alar­man­te, é que não exis­te da­ta es­pe­ci­fi­ca pa­ra eles en­tra­rem em con­ta­to nem da­ta cer­ta pa­ra eles in­gres­sa­rem na jus­ti­ça com o pe­di­do de bus­ca e apre­en­são do ve­í­cu­lo, sen­do o con­su­mi­dor sur­pre­en­di­do com a re­to­ma­da do seu ve­í­cu­lo pe­la ins­ti­tu­i­ção fi­nan­cei­ra.

Con­vém des­ta­car, que, so­men­te nos ca­sos em que o ban­co ou a fi­nan­cei­ra não con­se­gue re­ce­ber do con­su­mi­dor as par­ce­las em atra­so acres­ci­das do que eles de­se­jam, é que so­li­ci­tam ao ju­iz a ex­pe­di­ção da bus­ca e apre­en­são do ve­í­cu­lo, no qual de­ter­mi­na que o ofi­ci­al de jus­ti­ça vá até o do­mi­cí­lio do su­pos­to de­ve­dor, acom­pa­nha­do por um fun­cio­ná­rio do ban­co ou fi­nan­cei­ra, em al­guns ca­sos tam­bém pe­la po­lí­cia, ob­je­ti­van­do re­a­li­zar a apre­en­são do ve­í­cu­lo fi­nan­cia­do.

A par­tir da apre­en­são do bem, o con­su­mi­dor te­rá, en­tão, a con­tar do pró­xi­mo dia útil, 05 (cin­co) di­as pa­ra pa­gar as pres­ta­ções atra­sa­das acres­ci­das de ho­no­rá­rios de ad­vo­ga­dos e tu­do mais ou apre­sen­tar de­fe­sa atra­vés de ad­vo­ga­do, de­vi­da­men­te cons­ti­tu­í­do pa­ra tal fi­na­li­da­de.

Lo­go, de­ve ser obe­de­ci­do o pra­zo le­gal, e ca­so o ban­co ou a fi­nan­cei­ra lei­loe o ve­í­cu­lo lo­go após a re­a­li­za­ção da bus­ca e apre­en­são dos ve­í­cu­los fi­nan­cia­dos, co­mo é co­mum, e is­so acon­te­cer den­tro do pra­zo de 5 (cin­co) di­as, já es­tan­do o va­lor in­te­gral da dí­vi­da qui­ta­da, a ins­ti­tu­i­ção de­ve­rá in­de­ni­zar o de­ve­dor em 50% (cin­quen­ta) do va­lor do bem que cons­ta no con­tra­to.

Em mui­tos ca­sos, o con­su­mi­dor não con­se­gue pa­gar ime­di­a­ta­men­te tais par­ce­las, e em nes­ses ca­sos, ele po­de­rá, nos ca­sos de ina­dim­ple­men­to, in­gres­sar com uma ação de re­vi­são do con­tra­to do fi­nan­cia­men­to do ve­í­cu­lo, a qual pos­si­bi­li­ta­rá a con­fe­rên­cia e a re­ti­ra­da dos ju­ros abu­si­vos, mul­tas e ta­xas do con­tra­to, tra­zen­do as­sim, o re­e­qui­lí­brio con­tra­tu­al en­tre as par­tes.

Tal me­di­da tem si­do efi­caz, vez que, cer­ca de 99,9% (no­ven­ta e no­ve vír­gu­la no­ve por cen­to) dos con­tra­tos ce­le­bra­dos com os ban­cos ou fi­nan­cei­ras pos­su­em er­ros gros­sei­ros, que co­lo­cam o con­su­mi­dor em ex­tre­ma des­van­ta­gem, fa­zen­do com que ele pa­gue até 03 (três) ve­zes o va­lor que con­tra­tou.

As­sim, ca­be ao Con­su­mi­dor ina­dim­plen­te, ou até aque­le que so­fre com os efei­tos da cri­se fi­nan­cei­ra lan­çar mão des­se di­rei­to res­guar­da­do pe­la lei, a fim de evi­tar a per­da do bem, tão di­fi­cil­men­te con­quis­ta­do.

Ca­so is­so te­nha ocor­ri­do com vo­cê, pro­cu­re um ad­vo­ga­do e lu­te pe­lo seu Di­rei­to!

Ca­so vo­cê te­nha al­gu­ma dú­vi­da ou su­ges­tão, es­cre­va aqui nos co­men­tá­rios. Se es­te ar­ti­go lhe aju­dou, com­par­ti­lhe nas re­des so­ci­ais.

(Ka­ri­na Bu­e­no Ti­ma­chi é ad­vo­ga­da)

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