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OPINIÃO

Mercado em recuperação

Con­fi­an­ça é fun­da­men­tal na eco­no­mia. No ano pas­sa­do, con­for­me as me­di­das eco­nô­mi­cas do go­ver­no fe­de­ral ga­nha­ram for­ça, au­men­ta­ram os ní­veis de con­fi­an­ça de em­pre­sá­rios e con­su­mi­do­res, que vol­ta­ram a con­su­mir e a gi­rar a ro­da da eco­no­mia. Um ce­ná­rio fa­vo­rá­vel, mar­ca­do pe­lo con­tro­le da in­fla­ção e pe­la que­da da ta­xa Se­lic, pro­por­ci­o­na es­se au­men­to da “au­to­es­ti­ma” do mer­ca­do. Con­su­mi­do­res con­fi­an­tes são es­pe­ci­al­men­te im­por­tan­tes pa­ra a re­a­ção de mer­ca­dos co­mo o imo­bi­liá­rio, que de­pen­dem de pa­ga­men­to a lon­go pra­zo. Es­se pa­no­ra­ma fa­vo­rá­vel é pos­sí­vel ser ob­ser­va­do em Go­i­â­nia, de acor­do com da­dos apre­sen­ta­dos pe­la As­so­cia­ção das Em­pre­sas do Mer­ca­do Imo­bi­liá­rio de Go­i­ás (Ade­mi-GO) na se­ma­na pas­sa­da.

O mer­ca­do imo­bi­liá­rio de Go­i­â­nia e Apa­re­ci­da es­tá con­se­guin­do dei­xar a cri­se pa­ra trás, mes­mo nes­te ce­ná­rio po­lí­ti­co ain­da in­de­fi­ni­do, de su­ces­são pre­si­den­ci­al. No pri­mei­ro se­mes­tre des­te ano fo­ram ven­di­das 3.753 uni­da­des na re­gi­ão me­tro­po­li­ta­na, con­tra 2.568 no mes­mo pe­rí­o­do de 2017, o que re­pre­sen­ta um cres­ci­men­to de 46%.

So­men­te nos pri­mei­ros seis mes­es des­te ano fo­ram ven­di­das o equi­va­len­te a cer­ca de 90% de to­das as uni­da­des co­mer­cia­li­za­das ao lon­go de 2016, só pa­ra exem­pli­fi­car co­mo 2018 de­ve fe­char co­mo o me­lhor ano do se­tor des­de a cri­se eco­nô­mi­ca. Pa­ra me­lho­rar, o tí­que­te mé­dio men­sal de ven­das é o mai­or dos úl­ti­mos qua­tro anos, na fai­xa de R$ 319 mil.

Com a cri­se de 2016, o vo­lu­me de lan­ça­men­tos na ca­pi­tal na­tu­ral­men­te di­mi­nu­iu, as em­pre­sas co­lo­ca­ram o pé no freio dos in­ves­ti­men­tos. Es­te ce­ná­rio, ali­a­do ao re­cen­te re­a­que­ci­men­to do mer­ca­do lo­cal, com au­men­to da ve­lo­ci­da­de de ven­das, le­vou a uma que­da de es­to­que de 18% nos úl­ti­mos 13 mes­es.

Es­sa me­lho­ra no se­tor ani­mou as em­pre­sas go­i­a­nas a re­to­ma­rem seus lan­ça­men­tos, que cres­ce­ram 26% no pri­mei­ro se­mes­tre de 2018, em com­pa­ra­ção com o mes­mo pe­rí­o­do de 2017. Des­de 2015 não ha­via ocor­ri­do cres­ci­men­to no vo­lu­me de lan­ça­men­tos em Go­i­â­nia e Apa­re­ci­da. As in­cor­po­ra­do­ras se re­po­si­cio­na­ram, adap­ta­ram seus pro­du­tos às ne­ces­si­da­des do mer­ca­do, fo­can­do em apar­ta­men­tos com me­tra­gem me­nor, mas que se ajus­tam ao bol­so dos cli­en­tes. Além dis­so, o mer­ca­do co­mo um to­do foi be­ne­fi­ci­a­do com as re­du­ções das ta­xas de ju­ros ban­cá­rias e de fi­nan­cia­men­to imo­bi­liá­rios ocor­ri­das nos úl­ti­mos mes­es.

A pes­qui­sa di­vul­ga­da pe­la Ade­mi-GO mos­tra uma re­a­ção ani­ma­do­ra do mer­ca­do imo­bi­liá­rio lo­cal ru­mo à su­pe­ra­ção de um 2016 e 2017 des­fa­vo­rá­veis, de ins­ta­bi­li­da­de po­lí­ti­ca e eco­nô­mi­ca. Pa­ra que es­sa re­cu­pe­ra­ção se man­te­nha, é in­dis­pen­sá­vel a ma­nu­ten­ção do pa­ta­mar da ta­xa Se­lic e o con­tro­le da in­fla­ção. Ou­tu­bro di­rá.

(Cel­so An­tô­nio de Sou­za Jú­ni­or, en­ge­nhei­ro e di­re­tor de In­cor­po­ra­ção, Pes­qui­sas e Es­ta­tís­ti­cas da Ade­mi-GO)

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