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OPINIÃO

Uma obra de arte chamada vida

O co­me­ço de uma obra é sem­pre igual: idei­as fan­tás­ti­cas, o co­ra­ção cheio de in­ten­ções, mui­to tra­ba­lho, al­gum in­ves­ti­men­to e bas­tan­te ener­gia gas­ta pa­ra re­a­li­za­ção. To­da cons­tru­ção tem uma mes­ma es­tru­tu­ra ini­ci­al, e nos pa­re­ce por ve­zes “O me­lhor em­pre­en­di­men­to já re­a­li­za­do nos úl­ti­mos tem­pos”. Uma obra não sur­ge es­pon­ta­ne­a­men­te, é ne­ces­sá­rio um es­for­ço pa­ra sua con­cre­ti­za­ção e an­tes um es­me­ro em sua con­cep­ção.

Quan­tos pla­nos e pes­so­as en­vol­vi­das, di­á­lo­gos, re­u­ni­ões e até con­fa­bu­la­ções são ne­ces­sá­rios pa­ra cri­ar al­go, pa­ra tra­zer for­ma ao que an­tes es­tá so­men­te na ima­gi­na­ção?

É fa­to que pa­ra cons­tru­ir bas­ta co­me­çar, após ini­ci­a­da a obra en­tão vai cri­an­do for­ma e su­as re­ais in­ten­ções vão sen­do re­ve­la­das pou­co a pou­co, ti­jo­lo a ti­jo­lo.

Apren­de­mos fa­cil­men­te o po­der e a in­flu­ên­cia que a cons­tru­ção po­de ter so­bre nos­sa pró­pria vi­da e nos­so con­ví­vio com o ou­tro. Al­guns pre­fe­rem cons­tru­ir imen­sos e ro­bus­tos mu­ros. A prin­cí­pio to­do mu­ro tem uma boa in­ten­ção: dar se­gu­ran­ça, pro­te­ger, ze­lar pe­los que den­tro das mu­ra­lhas vi­vem. Foi as­sim com Je­ri­có, com Troia, Chi­na, Ale­ma­nha Ori­en­tal e tan­tos ou­tros mu­ros his­tó­ri­cos.

Mas a ca­da ti­jo­lo ou pe­dra ali­nha­da uma so­bre a ou­tra trans­for­ma a ex­pres­são de se­gu­ran­ça, pro­te­ção e ze­lo em po­der, or­gu­lho e se­pa­ra­ção. Os mu­ros blo­quei­am o ir e vir, eli­mi­nam co­mu­ni­ca­ções en­tre os la­dos, se­pa­ram vi­das e per­ma­ne­cem por anos iner­tes, fri­os e au­to­ri­tá­rios.

Já ou­vi­ram di­zer que mu­ros fo­ram er­gui­dos pa­ra ca­ir? Pa­re­ce um pa­ra­do­xo co­me­çar a cons­tru­ção de al­go que se­rá des­tru­í­do, e mes­mo as­sim in­sis­ten­te­men­te con­ti­nua­mos a cons­tru­ir sob a égi­de da pro­te­ção e do ze­lo. Se­ja por for­ça de guer­ras e con­fli­tos, pe­la ação do tem­po ou por atos re­bel­des de amor e paz, as mu­ra­lhas sem­pre ru­em. Há de sur­gir em al­gum mo­men­to al­guém mais po­de­ro­so, mais as­tu­tos e com de­se­jos de con­quis­ta. Os mu­ros ge­ram aco­mo­da­ção de al­guns, mas re­vol­ta de ou­tros tan­tos.

Se vais co­me­çar a cons­tru­ção de al­go – lem­bre-se: o iní­cio de to­da cons­tru­ção é bem si­mi­lar (bo­as idei­as, in­ten­ções, mui­to tra­ba­lho e de­di­ca­ção pa­ra a re­a­li­za­ção).

Se a nos­sa exis­tên­cia é co­mo uma cons­tru­ção, su­gi­ro que pen­se em uma obra de ar­te ao in­vés de um mu­ro. A ar­te é ele­men­to cha­ve pa­ra trans­for­mar a cons­tru­ção fria e mu­da, em al­go in­te­gra­dor e cheio de vi­da. Na en­ge­nha­ria as pon­tes são ca­te­go­ri­za­das em obras de ar­te es­pe­ci­ais. As pon­tes li­gam, co­mu­ni­cam, in­te­gram. A ar­te ge­ra apre­cia­ção de al­guns, e mo­vi­men­to de ou­tros tan­tos.

Em épo­ca de rá­pi­das co­ne­xões vir­tu­ais ocor­rem gran­des afas­ta­men­tos re­ais en­tre as pes­so­as. Nos co­nec­ta­mos fa­cil­men­te a qual­quer pes­soa em qual­quer lu­gar do mun­do, mas nos dis­tan­ci­a­mos e nos pro­te­ge­mos atrás de nos­sos mu­ros cons­tru­í­dos no de­cor­rer do tem­po, es­que­ce­mos da be­le­za da ar­te e va­mos em­pi­lhan­do ti­jo­los dia após dia.

Cons­trua al­go re­al em sua vi­da e não se en­ga­ne, mu­ros pa­re­cem se­gu­ros, mas o que nos li­ga são pon­tes re­ais e não vir­tu­ais. O que re­tra­ta a vi­da é a ar­te e não ci­men­to. Se quer ter “a me­lhor cons­tru­ção já re­a­li­za­da nos úl­ti­mos tem­pos” não per­ca tem­po, co­me­ce ago­ra a trans­for­mar sua vi­da nu­ma be­la obra de ar­te, de­ci­da-se por ser um ar­tis­ta de sua mai­or obra: sua pró­pria vi­da.

(Prof. Da­ni­el Vi­ei­ra, mes­tre, pro­fes­sor, mas­ter co­ach sis­tê­mi­co, es­pe­cia­lis­ta em De­sen­vol­vi­men­to Hu­ma­no e Storytel­ling)

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