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OPINIÃO

Ser professor: entre a paixão e as lágrimas

Con­si­de­ra­da co­mo uma das pro­fis­sões mais no­bres e ao mes­mo tem­po mais des­va­lo­ri­za­da, um pa­ra­do­xo es­qui­si­to, mas pu­ra­men­te ver­da­dei­ro, ser pro­fes­sor tor­na-se a ca­da dia uma mis­são di­fí­cil de ser de­sem­pe­nha­da.

Cla­ro que se­ria mui­to mais fá­cil es­cre­ver que ser pro­fes­sor é uma vo­ca­ção, que tra­ba­lha­mos por amor, que so­mos edu­ca­do­res, que tra­ba­lha­mos pa­ra o en­gran­de­ci­men­to da na­ção... Não que tu­do is­to se­ja men­ti­ra, mas não de­ve­rí­a­mos acei­tar co­mo sen­do so­men­te es­ta a ver­da­de.

Ser pro­fes­sor em um pa­ís que não va­lo­ri­za a edu­ca­ção é um de­sa­fio cons­tan­te, pois o pro­fes­sor é uma das pe­ças da en­gre­na­gem que se cha­ma edu­ca­ção no seu sen­ti­do mais am­plo; e não o úni­co res­pon­sá­vel por ela co­mo se apre­goa cons­tan­te­men­te. No Bra­sil em que a edu­ca­ção é re­ne­ga­da e nun­ca foi tra­ta­da co­mo de­ve­ria, tu­do que a en­vol­ve é vis­to com pou­co ca­so e des­cré­di­to.

Nas sa­las de au­la dei­xou de ser in­co­mum a agres­são aos pro­fes­so­res; o des­res­pei­to tor­nou-se a re­gra; a des­va­lo­ri­za­ção em to­dos os âm­bi­tos uma cons­tan­te; vi­ve-se co­mo nun­ca a era da des­mo­ti­va­ção pro­fis­si­o­nal. Tu­do is­to jun­to aca­ba ali­men­tan­do de cer­ta for­ma o que se tor­na a edu­ca­ção no pa­ís.

Pre­ci­sa­mos ur­gen­te­men­te re­ver o que que­re­mos. Re­a­va­li­ar nos­sos pa­ra­dig­mas edu­ca­cio­nais e ter a co­ra­gem de ad­mi­tir que as­sim não dá mais, que do jei­to que es­tá nun­ca che­ga­re­mos a lu­gar ne­nhum. Bas­ta de pa­po fu­ra­do e vi­ver no mun­do do po­li­ti­ca­men­te cor­re­to. É pre­ci­so ad­mi­tir que ser pro­fes­sor no Bra­sil é uma pro­fis­são que che­gou ao fun­do do po­ço, des­de seu pro­ces­so de for­ma­ção até sua prá­ti­ca nos mi­lha­res de sa­la de au­la.

Há ex­ce­ções, cla­ro que há. Mas o que adi­an­ta ter ex­ce­ções se elas são tão pou­cas. Pre­ci­sa­mos mu­dar as ca­rac­te­rís­ti­cas do que é ge­ral, co­mum à gran­de mai­o­ria da po­pu­la­ção bra­si­lei­ra, pre­ci­sa­mos ime­di­a­ta­men­te, se qui­ser­mos mu­dar nos­sa re­a­li­da­de, va­lo­ri­zar de fa­to a edu­ca­ção es­co­lar bra­si­lei­ra.

E va­lo­ri­zar o pro­fes­sor é es­sen­cial. Vo­ca­ção, amor, mis­são... for­ma um ce­ná­rio mui­to lin­do e pri­mor­di­al, mas nun­ca se­rá o su­fi­ci­en­te pa­ra pa­gar as con­tas, pa­ra evi­tar do­en­ças co­mo a Sín­dro­me de Bur­nout e de­pres­são, al­go tão co­mum en­tre os pro­fes­so­res.

Va­lo­ri­zar o pro­fes­sor, en­tre ou­tras coi­sas, é dar a ele con­di­ções de tra­ba­lho; per­mi­tir o seu de­sen­vol­vi­men­to per­ma­nen­te; es­ta­be­le­cer con­du­tas mí­ni­mas de re­la­ções hu­ma­nas pa­ra to­dos os en­vol­vi­dos nas prá­ti­cas es­co­la­res; ofe­re­cer um sa­lá­rio que o dig­ni­fi­que. Mas mes­mo as­sim na­da dis­to adi­an­ta­rá se nos­sa so­ci­e­da­de con­ti­nu­ar des­pre­zan­do as es­co­las e a edu­ca­ção.

Sei que tu­do is­to da bo­ca pra fo­ra já acon­te­ce, pois pre­fe­ri­mos tam­par o sol com a pe­nei­ra. Mas só mu­da­re­mos de fa­to nos­sa re­a­li­da­de no dia que ti­ver­mos a co­ra­gem de ad­mi­tir que pre­ci­sa­mos mu­dar, que­brar pa­ra­dig­mas, re­no­var não so­men­te as idei­as, mas prin­ci­pal­men­te as con­du­tas, que se ma­ni­fes­tam nas nos­sas ati­tu­des.

(Wal­ber Gon­çal­ves de Sou­za é pro­fes­sor e es­cri­tor)

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