Home / Política

POLÍTICA

Leonardo promete atender demandas dos municípios

Da RedaçãoO presidente da Associação Goiana de Municípios (AGM), Cleudes Baré Bernardes, foi recebido pelo secretário estadual da Saúde, Leonardo Vilela, para discutir questões de interesse dos municípios. O secretário reafirmou o compromisso em pagar em

Da Redação

O presidente da Associação Goiana de Municípios (AGM), Cleudes Baré Bernardes, foi recebido pelo secretário estadual da Saúde, Leonardo Vilela, para discutir questões de interesse dos municípios. O secretário reafirmou o compromisso em pagar em dia as contrapartidas estaduais de 2015, como já vem sendo feito desde o início do ano.

De acordo com Vilela, o pagamento dos repasses em aberto, referentes ao ano de 2014, deve ser feito a partir de julho, de forma escalonada, até dezembro do ano que vem, quando termina o mandato dos atuais prefeitos. O objetivo é evitar que os prefeitos tenham problemas ao fecharem suas contas.

A AGM espera agora a formalização da proposta pela Secretaria da Fazenda (Sefaz). Na última reunião, a secretária Ana Carla Abrão pediu até o fim do mês de março para apresentar uma proposta de quitação dos débitos.

“O Estado passa por uma fase de ajuste, mas assumi que as contrapartidas são sagradas e devem ser pagas religiosamente todo mês”, afirmou o secretário. Outra questão, levantada pelo presidente da AGM, é em relação ao Plano de Fortalecimento da Atenção Hospitalar Regionalizada, que beneficia os municípios tanto no custeio das despesas de saúde em geral quanto no fornecimento de equipamentos hospitalares. O secretário de Saúde afirmou que ainda no primeiro semestre deve começar a fazer o pagamento referente ao projeto aos municípios beneficiados.

Leonardo Vilela também informou que em breve entregará aparelhos oftalmoscópios a 36 municípios que foram contemplados pela SES-GO. O equipamento é utilizado na realização do teste do olhinho, exame feito em bebês recém-nascidos ainda na maternidade, que possibilita o diagnóstico de graves doenças oculares.

O secretário destacou ainda a grave situação financeira em que se encontra o sistema de saúde, não só em Goiás, mas em todo o Brasil, com a escassez de recursos por parte do Ministério da Saúde. Ele defendeu que prefeitos, governadores, secretários municipais e estaduais de Saúde se unam para tentar modificar essa realidade, já que a população é a principal prejudicada.

Cleudes Baré concordou com o secretário e defendeu, mais uma vez, a mobilização e união dos gestores para que obtenham sucesso em suas reivindicações. Ao final, o presidente da AGM considerou produtiva a reunião com o secretário. “É importante mantermos o canal de interlocução com o governo, que tem se mostrado parceiro dos municípios. Além disso, a AGM busca o diálogo para que as demandas de interesse municipalista sejam atendidas”, concluiu.