Home / Política

POLÍTICA

Crimeia esquece política e atrai turismo com festival de jazz até domingo

Karina Cardoso, enviada especial da Rádio Nacional FM Brasília O primeiro-ministro da República da Crimeia, Sergey Aksenov, durante conferência de abertura do Koktebel Jazz Party, hoje (28), não se pronunciou acerca da instabilidade política que envolve

Karina Cardoso, enviada especial da Rádio Nacional FM Brasília


O primeiro-ministro da República da Crimeia, Sergey Aksenov, durante conferência de abertura do Koktebel Jazz Party, hoje (28), não se pronunciou acerca da instabilidade política que envolve a península desde sua incorporação à Rússia, em março do ano passado.

Aksenov apenas ressaltou que a Crimeia não está em situação de violência e que festivais como o que acontece em Koktebel são fundamentais para atrair o turismo e transformar a república autônoma em referência cultural da Rússia.

“As autoridades da República apoiam plenamente este festival que é de grande importância para a Crimeia. Não tenho dúvida de sua utilidade para o nosso turismo. Além disso, possibilita que artistas possam mostrar o seu trabalho”, ressaltou o primeiro-ministro.

Em 16 de março de 2014, 93% da população decidiram, por meio de referendo, a separação da Crimeia em relação à Ucrânia e a consequente integração a Rússia. Após o referendo, os legisladores da Crimeia votaram formalmente a separação da Ucrânia e o pedido para fazer parte da Federação Russa. A legitimidade da votação, no entanto, foi rejeitada pelo governo ucraniano e por parte da comunidade internacional.

Apesar das questões políticas, durante a conferência o primeiro-ministro focou somente a importância do festival internacional para a cultura da Crimeia e disse que apoia “o trabalho e o desenvolvimento de instituições de ensino de música na Crimeia, sobretudo o jazz”.

Desde a reunificação, a Crimeia tem se tornado um dos destinos mais populares para os turistas russos, satisfeitos com a atual situação da península. O Koktebel Jazz Party segue até domingo (30) e reúne importantes nomes do jazz e do blues clássico e contemporâneo.

Por Karina Cardoso, enviada especial da Rádio Nacional FM Brasília

Editor Jorge Wamburg