Home / Política

POLÍTICA

Vecci integra comissão da reforma da Previdência

O deputado federal Giuseppe Vecci (PSDB) foi indicado pela liderança do PSDB na Câmara dos Deputados como membro titular da comissão especial destinada a analisar a Reforma da Previdência, que foi instalada ontem. O parlamentar afirma que está otimista com as discussões que serão colocadas em pauta pelo colegiado. “É muito difícil fazer essa reforma, assim como a Tributária, Trabalhista e Política, mas é preciso ter coragem de colocar o dedo em questões que há muito tempo vem dificultando o crescimento maior da nossa economia”, defende Vecci.

De acordo com estudo elaborado pelo Instituto Teotônio Vilela (ITV), o Brasil gastou 11,2% do PIB em 2015 com o pagamento de aposentadorias e pensões dos setores privado e público (União, estados e municípios), mas o déficit atingiu 3,7% de toda a riqueza do País. Se não houver uma mudança, a tendência é de crescimento de 8 a 10 pontos percentuais do PIB nos próximos anos.

O tucano explica que a Reforma Previdenciária se faz necessária porque houve aumento da expectativa de vida da população. “Precisamos nos adequar à nova realidade para que as próximas gerações tenham o direito de receber pela aposentadoria”, esclarece.

Por se tratar de um tema polêmico, Vecci chama atenção para a necessidade da comissão promover um amplo debate chamando toda a sociedade para discutir cada ponto. “Temos que trabalhar de forma firme, coesa e transparente para que possamos avançar”, finaliza. Ontem, o deputado participou do debate sobre a Reforma Previdenciária promovido pelo ITV e pela liderança do PSDB na Câmara.

Prazo de 70 dias

A comissão que vai analisar a proposta de emenda à Constituição (PEC) 287/16, que trata da reforma da Previdência, será presidida pelo deputado Carlos Marun (PMDB-MS). A comissão terá até 40 sessões para deliberar sobre a proposta e votar o texto, que ainda precisará ser apreciado em dois turnos pelo plenário da Câmara, antes de seguir para o Senado. A expectativa é que os trabalhos do colegiado sejam concluídos no prazo de 70 dias.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias