Home / Política

POLÍTICA

Líderes empresariais defendem Marconi presidente

O governador Marconi Perillo realiza um governo reconhecido em todo o País, com resultados expressivos na economia, na área social e nos investimentos públicos e isso faz dele um líder nacional com competência para pleitear a Presidência da República em 2018, afirmam líderes empresariais de Goiás com influência nacional. José Alves Filho (Adial Brasil), Alberto Borges de Souza (Caramuru) e Otávio Lage Filho (Adial Brasil) afirmam que Marconi é um novo estadista de renome no Brasil e que sua experiência de quatro mandatos como governador, além de ter sido senador, deputado federal e estadual o credenciam administrativa e politicamente para a função.

O presidente da Associação Brasileira Pró-Desenvolvimento Regional Sustentável (Adial Brasil), José Alves Filho, afirmou na noite de ontem que o governador Marconi Perillo reúne qualidade para ocupar a presidência da República e que chegaria “com certeza” à liderança da nação. A declaração foi feita durante recepção de Marconi à nova diretoria da Associação Pró-Desenvolvimento Industrial do Estado de Goiás (Adial-GO), no Palácio das Esmeraldas.

“O governador Marconi é uma pessoa que tem aspirações à presidência da República. Ele é um grande estadista, tem qualidades para isso. Vem semeando um plano político muito bem organizado, muito bem desenhado. Tem apoio do PSDB e, tenho certeza, também de outros partidos como o PMDB. Ele certamente vai ter seu momento. De forma bastante meritória será nosso presidente da República nas próximas décadas, com certeza”, avaliou José Alves Filho.

Novo presidente da Adial Goiás, Otávio Lage Filho também comentou sobre a possibilidade. “O que foi feito no Estado de Goiás é um exemplo. Goiás, sob o comando do governador Marconi Perillo e toda sua equipe, desenvolveu muito nesses últimos anos. Modernizou, cresceu. O Estado de Goiás é um exemplo de como uma boa gestão faz com que o Estado desponte na economia nacional”, ressaltou.

Para o empresário Alberto Borges de Souza, presidente da Caramuru Alimentos, se Marconi Perillo chegar à presidência da República o fato seria motivo de comemoração pelo empresariado goiano. “Para nós, empresários de Goiás, a importância é extremamente relevante. Seria muito bem-vindo. É extremamente alvissareiro. E com o conhecimento que o governador Marconi tem e adquiriu ao longo dos anos como governador, dialogando com o setor produtivo, vai ser extremamente positivo se isso vier a acontecer”, projetou.

Em Goiânia para o evento de migração de rádios AM para FM, o ministro Gilberto Kassab engrossou o coro de apoio dos empresários. “O governador Marconi Perillo dispensa apresentação de referências. Não é apenas o maior líder do Estado de Goiás há algumas décadas, é hoje um dos grandes líderes do nosso País", afirma o ministro Gilberto Kassab, que participou hoje de evento no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia. O ministro falou da experiência que Marconi tem e enfatizou que o goiano "é uma liderança bastante expressiva".
8-2

“Goiás caminha para o futuro sem perder os laços com a sua história”, diz Marconi

Uma manhã de cores e tradições. O governador Marconi Perillo lançou ontem, embaixo das tradicionais jabuticabeiras do Palácio das Esmeraldas, o Circuito das Cavalhadas de Goiás, que na prática cria um calendário oficial para as celebrações das disputas entre mouros e cristãos, em 13 municípios do Estado.

Como forma de incentivar e valorizar as manifestações culturais do Estado, o governador anunciou a criação do Cartão do Cavaleiro, que se destina a ajudar os participantes das Cavalhadas na aquisição dos materiais para confecção das roupas. Muitos deles reclamam de dificuldades na aquisição dos materiais para confecção das fantasias. Para garantir o benefício, o governo de Goiás deve enviar projeto de lei para votação da Assembleia Legislativa.

Participantes das cavalhadas de vários municípios – Santa Cruz, Pirenópolis, Jaraguá, Palmeiras de Goiás, Corumbá, Santa Terezinha, São Francisco – participaram do lançamento do Circuito das Cavalhadas, vestidos a caráter. Um grupo cavaleiros mirins de Corumbá, acompanhados pela Banda 13 de Maio, a mais antiga de Goiás, fez uma apresentação especial em homenagem ao governador e à primeira-dama Valéria Perillo, que nasceu em Pirenópolis, cidade onde a tradição cultural das Cavalhadas passa de geração a geração há quase 200 anos.

“Nasci e cresci vendo as Cavalhadas de Palmeiras de Goiás e elas fazem parte da minha identidade cultural”, disse Marconi, ao destacar que trata-se de uma celebração de laços de paz entre as pessoas. “Nas Cavalhadas, o professor universitário e o agricultor celebram juntos”, ressaltou Marconi, ao enfatizar o clima de fraternidade entre as pessoas, uma vez que é acima de tudo uma manifestação de fé das pessoas. Segundo ele, “Goiás caminha para o futuro sem perder os laços com a sua história”.

Treze municípios integram o Circuito das Cavalhadas. Este ano, 12 estão participando: Posse, Santa Cruz, Jaraguá, Pirenópolis, Palmeiras, Hidrolina, São Francisco, Santa Terezinha, Corumbá, Pilar, Luziânia e Niquelândia.

Cavalhadas

Conhecidos como mouros, os mulçumanos da Mauritânia invadiram, nos idos do século VIII, o sul da Península Ibérica, dominando a região de Granada, de onde foram expulsos somente em fins do século XV.

Foram quase 800 anos de ocupação moura por quase toda a península, o que, inegavelmente, colaborou para o avanço tecnológico destas nações, uma vez que os mulçumanos árabes, propagadores do islamismo, eram mais evoluídos, do ponto de vista tecnológico, artístico e cultural, do que os cristãos da época. Os reis que resistiram a este avanço refugiaram-se ao norte da península e mantiveram intacta sua cultura, vindo deles a iniciativa de expulsão da soberania moura na Península Ibérica.

“Estamos modernizando as rádios para que elas possam informar mais e melhor”

O governador Marconi Perillo abriu as portas do Palácio Pedro Ludovico Teixeira para celebrar a migração para FM (Frequência Modulada) de 14 rádios AM (Modulação em Amplitude) de Goiás, ato que, na opinião geral, expressa na solenidade, representa a valorização das rádios goianas e dos profissionais que nelas atuam. Na ocasião o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, assinou portaria que autoriza a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a desligar o sinal analógico de televisão em Goiânia e outros 28 municípios. Prestigiaram a solenidade representantes de 87 emissoras de rádios do Estado.

Como reconhecimento pelos serviços prestados ao Estado de Goiás, o ministro Kassab foi homenageado por Marconi Perillo com a Ordem do Mérito Anhanguera. “Eu quero, do fundo do meu coração, agradecer a homenagem que recebi. Eu quero continuar honrando nossos laços de amizade, nossa parceria política e nossa estima pelo Estado de Goiás”, frisou o homenageado.

“Sintetizo essa cerimônia em uma palavra: modernização. Modernizar para melhor informar. Esse é o sentido da migração”, resumiu Marconi ao explicar que “das 1.781 rádios AM brasileiras, 1,5 mil solicitaram a migração para FM”. Nessa primeira etapa “900 emissoras poderão fazer a transição. As outras deverão aguardar a conclusão da digitalização das televisões”. Em Goiás, 51 rádios apresentaram interesse em fazer a mudança de faixa. O setor de radiodifusão gera “mais de 750 mil empregos diretos e indiretos” em Goiás.

O quarto mutirão de assinaturas para migração, realizado pelo Ministério de Ciência e Tecnologia, envolve 14 emissoras goianas e duas do Tocantins. “O senhor, governador Marconi, teve uma participação muito importante para esse momento que vivemos hoje em Goiás com sua habilidade política e com a sua liderança em prol da radiodifusão, da melhoria da qualidade da imagem, da televisão e do sinal de internet”, ressaltou  Gilberto Kassab.

A mudança é uma reivindicação das emissoras AM de todo o país que sofrem com a perda de qualidade do sinal, de audiência e faturamento.  Ao migrar sua operação para a faixa FM as rádios também podem ser sintonizadas em dispositivos móveis como tablets e smartphones.

Sinal digital 

Conhecido tecnicamente como switch off, o desligamento do sinal analógico em Goiânia e mais 28 municípios libera a faixa de frequência de 700 MHz para a expansão da internet 4G e a melhoria da qualidade dos serviços de transmissão. “Estamos aqui para comemorar também o desligamento do sinal analógico de televisão que termina no dia 21 de junho. O sinal digital da televisão permite a expansão da internet 4G e a melhora da qualidade do rádio”, completou Marconi.

Segundo pesquisa do Ibope, 89% dos domicílios estão preparados para receber o sinal digital em Goiânia e nas 28 cidades selecionadas para o desligamento do sinal analógico. A projeção é de que esse índice atinja 90% nos próximos dias. O prazo para que as televisões migrem para o sinal digital em Goiás termina em 21 de junho. Beneficiários do Bolsa Família e do Cadastro Único do governo federal receberam 339 mil kits de conversor e antena para recepção do sinal digital.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias