Home / Política

POLÍTICA

Gestão de Riscos é ampliada na Vice-Governadoria

O Comitê Setorial, instituição de caráter deliberativo e permanente, presidido pelo vice-governador Lincoln Tejota, trabalha na expansão da Gestão de Riscos para mais departamentos do órgão. Esse é um dos eixos do Programa de Compliance Público e busca

O Comitê Setorial, instituição de caráter deliberativo e permanente, presidido pelo vice-governador Lincoln Tejota, trabalha na expansão da Gestão de Riscos para mais departamentos do órgão. Esse é um dos eixos do Programa de Compliance Público e busca definir quais os riscos podem afetar de forma negativa o trabalho realizado, além das formas de mitigá-los.

A Gestão de Riscos, começou a ser implantada na Vice-Governadoria em setembro de 2019, com a assinatura do Termo de Compromisso, firmado entre a Vice-Governadoria, Procuradoria Geral do Estado e Controladoria Geral do Estado.

Neste ano, o levantamento está acontecendo nas Gerências da Secretaria Geral; de Execução Orçamentária e Financeira; do Cerimonial e Relações Institucionais; na Assessoria Contábil e na Comunicação Setorial. Desde 2019 este trabalho vem sendo realizado nas áreas de Licitações, Gestão de Contratos e Folha de Pagamento.

As fases de implantação abordam, de forma mais resumida, a Contextualização do órgão, elaboração do Plano de Comunicação e Consulta para o órgão, Identificação dos Riscos, Análise dos Riscos, Avaliação dos Riscos e Controles, formação da Matriz de Riscos, elaboração do Plano de Ação e Gerenciamento de Riscos e Controles.

A equipe de Comunicação Setorial começou a identificar situações risco no departamento. Durante reunião nesta terça-feira (14/04), foram encontrados cinco pontos de riscos que foram analisados, identificadas as causas, consequências e impactos para o órgão, no setor de Comunicação, chefiado pela jornalista Iara Lourenço.

Ao identificar os riscos que podem afetar de forma negativa o trabalho realizado pela Vice-Governadoria, a expectativa é melhorar a qualidade do serviço entregue à população, observando princípios éticos e normas legais. “Estamos trabalhando de forma preventiva, identificando riscos e evitando que eles aconteçam. Caso cheguem a acontecer, temos condições de corrigi-los e aprimorar nossa atuação”, explica o vice-governador Lincoln Tejota.

Também participaram da reunião a Superintendente de Gestão Integrada, Adriana Martins de Lucena, a gestora de Planejamento e Orçamento, Isabella Maria Lima Oliveira e o assessor de implantação do Complaince, Jamil Issy Neto.

Transparência

O Programa de Compliance Público (PCP) foi criado pelo Governo de Goiás em fevereiro de 2019. Consiste em um conjunto de ações, destinadas a assegurar que os atos de gestão estejam em conformidade com os padrões éticos e legais, fomentando a transparência e o combate à corrupção por meio da responsabilização de empresas e agentes públicos envolvidos em desvio de conduta.

O PCP é um sistema de proteção para a administração, principalmente da gestão do recurso público, para garantir que o dinheiro seja bem aplicado e traga benefícios para o cidadão goiano. Com a consultoria da Controladoria-Geral do Estado (CGE), o programa tem como eixos a ética, a transparência, a responsabilização e a gestão de riscos. Na premiação dos destaques do Programa de Compliance Público (PCP) de Goiás de 2020, a Vice-Governadoria ficou entre os quatro melhores colocados do ranking.

Leia também: