Home / Política

POLÍTICA

Façanhas humanas

Neste breve artigo quero discorrer sobre as grandes façanhas do homem. Aquelas para o bem e aquelas para o mal da humanidade. Façanha, entendamos aqui como um ato, uma atitude ou expediente deliberado, planejado, pensado que possam trazer resultados col

Neste breve artigo quero discorrer sobre as grandes façanhas do homem. Aquelas para o bem e aquelas para o mal da humanidade. Façanha, entendamos aqui como um ato, uma atitude ou expediente deliberado, planejado, pensado que possam trazer resultados coletivos. Para as pessoas e para o meio ambiente, o planeta Terra, o único até então povoado de vidas animal e vegetal na organização do cosmos.

Quando se fala em façanha humana, estamos a nos referir ao uso da inteligência, aquele atributo neuropsíquico do cérebro humano em planejar, criar e resolver desafios. Em se pensando em um gigantismo feito humano de consequências negativas para as formas de vida em geral do meio ambiente e do planeta. O exemplo mais mórbido e devastador é a guerra. Os conflitos bélicos representam a façanha de pior maldade contra a humanidade. Todos, literalmente saem perdendo; vidas e bens perdidos.

E aqui pouco ou nada importam os motivos dessa agressão contra outra nação, aquele território alheio, a fauna, a flora e todas as infraestruturas do considerado “inimigo”. Porque são vítimas as pessoas civis, inocentes e todo o cenário geográfico, os mananciais aquíferos, vegetação, produção agrícola, indústria alimentícia, hospitais, escolas e bens públicos. E para resumir a enormidade do mal que uma guerra traz, as incontáveis mortes e mutilados que causa o conflito.

Tomemos o exemplo da guerra da Rússia contra a Ucrânia. Motivos apontados pelo insano e mentecapto Vladimir Putin: temor da Ucrânia se filiar à OTAN, e ela, Rússia, perder a hegemonia geopolítica regional (Ásia). Fica então essa gigante pergunta: esses motivos ou esse motivo justifica tanto horror como o produzido pelas armas de guerra? Imperdoável motivo! São mortes absurdas, refugiados, medo, horror e dor humana.

Outras grandes façanhas produzidas pelo engenho da inteligência humana para o mal. A produção e fabricação das bombas atômicas, os artefatos radioativos. Eles são o que pode nominar de malignos inventos porque só trazem destruição, medo, horror e mortes. São invenções de mentes diabólicas. Na mesma esteira de produção as armas químicas (gases letais) e biológicas. São produções, são façanhas e inventos de cérebros doentes e psicóticos como os de qualquer ditador sanguinário e carniceiro como um Hitler ou Vladimir Putin.

E por último, para alegrar e gratificar as nossas mentes algumas façanhas do bem, da felicidade, do bem-estar, da saúde e da vida. E para nossa alegria e contentamento elas são muitas e valem serem lembradas. Muitas foram as mentes que brilharam e pensaram para a felicidade, na segurança e vida das pessoas. Na Medicina por exemplo. Duas façanhas não podem ser esquecidas, a produção (invenção) dos antibióticos e das vacinas. Dois foram os cientistas que não podem ser esquecidos. Alexander Fleming, o descobridor e “inventor” da Penicilina. E nessa leva de inspiração quantos não são os antibióticos produzidos que curam milhões de pessoas acometidas por graves infecções que antes morriam. Exemplos: tuberculose, tifo, sífilis, meningites etc.

Outro gigante da Medicina, o médico e cientista Albert Sabin, criador da vacina contra a Poliomielite (paralisia infantil). A humanidade em peso é agradecida a esses dois cientistas e seus discípulos por façanhas do bem, da saúde e da vida das pessoas.

Por fim, todos os cientistas, biólogos e médicos que arduamente, incansavelmente se dedicaram e produziram em tempo recorde, as vacinas contra uma doença tão molestante, invalidante e letal como a covid 19. São façanhas do bem que a humanidade inteira, contrita e feliz agradece. Obrigado! A todos vocês que dedicaram os vossos tempos, as vossas inteligências e criação para o bem de todos. E indistintamente, para os que creem nas Ciências e na Medicina e para os negacionistas e supersticiosos.