Home / Política

POLÍTICA

Congresso do PSOL acaba em confusão

Discussão sobre Trotsky e acusações de golpe pautaram o imbróglio

Imagem ilustrativa da imagem Congresso do PSOL acaba em confusão

O 8º congresso nacional do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) terminou em confusão generalizada no último domingo, 01. O evento, que reunião lideranças de todo o país para eleger a nova executiva da legenda, precisou ser suspenso pelo atual presidente, Juliano Medeiros, após acusações de manobras de cunho político para um “golpe” com a finalidade de tomada de poder das executivas.

Segundo apurações, um dos estopins para o início da confusão foi acesso quando um dos militantes bradou o nome do líder socialista russo, Léon Trotsky. Assim como o PT, o PSOL é um partido que transita em diversas correntes da esquerda em suas fileiras, portanto, a divergência ideológica foi suficiente para que a discussão e as agressões se instalassem.

Mesmo com o conflito, a nova presidente da legenda foi eleita. Apoiada por Guilherme Boulos (PSOL/SP), que defende a manutenção do apoio do partido à base do atual governo do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a historiadora Paula Coradi foi escolhida por 67,1% dos delegados presentes, e seguirá no comando da executiva nacional do partido até 2026.

As deputadas federais Sâmia Bonfim (PSOL/SP) e Fernanda Melchiona (PSOL/RS) apoiaram a chapa derrotada no pleito, elas defendem a tese da independência do partido quanto a atuação da gestão de Lula. Sâmia chegou a afirmar que é necessário que o partido possa cobrar o governo e agir em contraponto a atuação do congresso nacional.

NOTÍCIAS RELACIONADAS:

Por meio de nota o atual presidente, Juliano Medeiros, lamentou o ocorrido:

“Durante o 8º Congresso Nacional do PSOL houve um desentendimento entre dois militantes que terminou por acirrar os ânimos e interromper o andamento do Congresso por alguns instantes. A direção do PSOL lamenta o ocorrido. O caso está sob apuração das instâncias responsáveis. O incidente não alterou o curso do encontro que se encerrou elegendo a nova direção e aprovando todas as resoluções previstas” Juliano Medeiros