Home / Política

POLÍTICA

Daniel mostra força do MDB e aliados em grandes cidades

Vice-governador lança pré-candidaturas competitivas em Catalão, Rio Verde, Mineiros, Campos Verdes, Goiatuba

Vice-governador Daniel Vilela, presidente estadual do MDB, dedicou os três primeiros meses deste ano às articulações para fortalecimento do partido em grandes cidades goianas, além de definir alianças com o União Brasil e siglas que gravitam em torno do Palácio das Esmeraldas. “O governo Caiado leva obras, em todas as áreas, em sintonia com os prefeitos. E isso contribui para o fortalecimento da base aliada para as eleições municipais deste ano”

Em entrevista à imprensa, Daniel Vilela tem dito que a base governista vai conquistar, em 6 de outubro, uma vitória “consagradora” na disputa pelas 246 prefeituras, o que, na sua opinião, vai reforçar ainda mais o projeto de concorrer ao governo de Goiás em 2026. “A aliança do MDB e União Brasil, além dos partidos coligados, será vitoriosa nas eleições municipais deste ano em nosso estado”.

O vice-governador, seguindo o estilo de sei pai, Maguito Vilela, de fazer política “varrendo para dentro”, com espírito de conciliação e diálogo, trouxe de volta ao MDB antigos aliados, como o prefeito Adib Elias, líder histórico do partido que foi expulso após as eleições de 2018. Agora o MDB disputará o Executivo local com o ex-prefeito Velomar Rios, que lidera as pesquisas.

Em Goianésia, Pedro Gonçalves (MDB) estava decidido a concorrer à prefeitura, as abdicou do projeto diante de novas missões – que miram 2026 – que Daniel lhe confiou, e o deputado Renato de Castro (UB), que já administrou a cidade, tornou-se o único representante governista no pleito.

Em Rio Verde, o partido dividia-se em uma ala ligada à deputada Marussa Boldrin e em outra próxima ao deputado estadual Lucas do Vale (MDB) e ao pai dele, o prefeito Paulo do Vale (UB). Muita conversa depois, um novo diretório foi formado na cidade, com integrantes dos dois grupos, que agora marcham unidos em torno da pré-candidatura do médico Wellington Carrijo (MDB), apoiado por Paulo.

Em Aparecida, diante da possibilidade de pré-candidatura a prefeito do ex-deputado Leandro Vilela (MDB), o atual gestor, Vilmar Mariano (UB), ameaçou rompimento. Recuou e agora esforçar-se para crescer nas pesquisas. Tudo devidamente respaldado por Daniel.

Com o apoio do prefeito Haroldo Naves, o MDB de Campos Verdes lançou o médico Dr. Rogério à prefeitura e, segundo as pesquisas, é o favorito para a disputa de outubro deste ano.

Em Goiatuba, o MDB lançou o ex-prefeito Marcelo Coelho na corrida à prefeitura, com apoio de Daniel Vilela.

Em Itumbiara, o MDB deverá indicar o candidato a vice-prefeito na chapa do prefeito Dione Araújo (UB), que concorre a novo mandato.

Em diversas outras cidades, Daniel tem atuado como “bombeiro”, ou seja, unificado a base governista, tornando mais competitivo os pré-candidatos do MDB, União Brasil e partidos aliados. “Temos conversado com todo mundo, procurando aglutinar forças, agregar valores e compartilhar as candidaturas majoritárias para alcançarmos vitórias expressivas nas urnas deste ano”.

Sudoeste

Na região Sudoeste, onde o MDB, um dos maiores partidos de Goiás, tem grandes chances de reeleger os prefeitos das três maiores cidades: Jataí, Mineiros e Rio Verde. Em todas elas, além do apoio do vice-governador Daniel Vilela, que preside o MDB estadual, os pré-candidatos emedebistas também terão a presença do governador Ronaldo Caiado (UB) em seus palanques.

Em Jataí, terra-natal de Daniel, Humberto Machado (MDB) concorrerá à reeleição. Dono de um perfil mais técnico e menos político, Humberto é notoriamente conhecido por tocar obras na área de infraestrutura. Machado vai postular o quinto mandato como prefeito.

Em Mineiros, o prefeito Aleomar Rezende (MDB) também busca a reeleição. Não bastasse ter transformado a cidade em um canteiro de obras, Aleomar tem sua administração aprovada por mais de 80% dos seus conterrâneos.

Em Rio Verde, Paulo do Vale (UB) apoia a pré-candidatura do médico Wellington Carrijo (MDB), seu adversário das eleições de 2020. Paulo do Vale tem alta aprovação de sua gestão entre os moradores da cidade, o que contribui para “oxigenar” a campanha de Carrijo.

Daniel Vilela tem cumprido agenda de visitas aos 246 municípios, ora para inauguração de obras, representando o governador Ronaldo Caiado, ora para participar de lançamento de pré-candidatos do MDB e partidos aliados às eleições deste ano.

Legados

O vice-governador tem atuado no fortalecimento do MDB goiano tendo como legados deixados pelos ex-governadores Maguito Vilela e Iris Rezende. “Faço política no MDB me espelhando em Maguito e Iris, dois exemplos que devem ser seguidos. Na vida pública, deixaram um trabalho que orgulha a todos os goianos”.

Daniel Vilela lembra o “espírito cívico” de Maguito e Iris, “sempre colocando em primeiro lugar os interesses do povo goiano. “Quantas obras realizadas por eles impulsionaram o desenvolvimento de Goiás. As gerações que se sucederam aos governos de Maguito e Iris sabem dos benefícios deixados por esses dois grandes homens públicos”.

Caiado reafirma que vai entregar cargo a Daniel Vilela em 2026

Ao destacar que os eleitores deveriam se atentar para a escolha do vice durante as eleições em 2024, o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) voltou a confirmar que vai mesmo entregar o cargo, em abril de 2026, para o vice-governador Daniel Vilela (MDB). A declaração foi feita em um evento em Itapuranga, no interior de Goiás, na última sexta-feira (19). A informação é do portal Mais Goiás. “É importante ter um vice que esteja acoplado e vinculado a gente. Aquela pessoa que trabalha harmonicamente conosco”, destacou o governador, com elogios Daniel Vilela e reforço à afinidade que tem com o vice-governador.

Como tem projeto de disputar a Presidência da República em 2026, Ronaldo Caiado terá que se desincompatibilizar do governo de Goiás em abril daquele ano, transferindo o cargo para Daniel Vilela. “Se eu amanhã tenho pretensão de sair uma outra candidatura, quando chegar no mês de abril de 2026, eu já vou passar o governo para o Daniel Vilela e será o governador de Goiás e vai continuar com o mesmo cuidado, até fazendo mais do que fiz para melhorar a vida dos goianos”, disse Caiado, elogiando o vice-governador.

Não é a primeira vez que Caiado faz menção a Daniel Vilela como seu sucessor nas eleições de 2026. Desde julho do ano passado, o chefe do executivo tem feito menção ao vice-governador como nome preferido para continuidade de sua gestão.

A primeira vez que Caiado pontuou sobre a questão foi em entrevista a uma emissora de rádio em meio ao cumprir agenda na região do Vale do São Patrício. “Ao entregar o governo para o Daniel na metade do meu quarto ano, ele terá a continuidade de ação de vários projetos instalados. Ele vai entrar a 200 quilômetros por hora, já entra na pista e já vai… [fazendo alusão a uma corrida para a vitória]”, destacou Caiado aos presentes.

Daniel Vilela, por sua vez, evita tratar do assunto sobre assumir o governo de Goiás em abril de 2026; “O governador sempre tem sido muito claro nos seus projetos. É um homem que foi claro nas suas posições políticas. Ninguém tem nada garantido. Nem eu, nem ninguém. É preciso ser construído”.

Filho do ex-governador e ex-prefeito de Aparecida de Goiânia e de Goiânia, Maguito Vilela, Daniel Vilela já exerceu os mandatos de vereador na capital, deputado estadual, deputado federal e agora vice-governador. Concorreu ao governo de Goiás em 2018 e ocupou a presidência da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Federal. Presidente o diretório do MDB de Goiás.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias