Home / Política

POLÍTICA

Deputado Gustavo Gayer ameaça punir filha por bom desempenho no Enem

Parlamentar afirma que alunos com nota alta são "avatares ideológicos"; 86% das questões foi elaborada durante o governo Bolsonaro, afirma presidente do INEP

Foto: TV Camara Foto: TV Camara

O deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) afirmou nesta quarta-feira que vai punir a sua filha adolescente de 17 anos caso ela tenha um bom desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Segundo o parlamentar, alunos com nota alta no exame são "avatares ideológicos".

As declarações de Gayer ocorreram durante uma sessão da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, que ouviu o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palácios.

Confira:

Palácios rebateu as críticas de viés ideológico na prova. Ele apresentou dados que comprovam que a maioria das questões do Enem 2023, cerca de 86%, foi elaborada durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), entre 2020 e 2021.

"Nós estamos falando de professores que foram selecionados em 2020 e que estão exercendo essa atividade até hoje. Se há algum tipo de seleção enviesada, ela vem sendo enviesada há muito tempo", afirmou o presidente do Inep.

Segundo Palácios, a seleção de itens e autores citados na prova segue critérios técnicos e objetivos definidos em edital. Ele negou que o Enem demonize o agronegócio, como alegam alguns parlamentares.

O presidente do Inep foi chamado à Câmara para prestar esclarecimentos, após o exame ter sido alvo de ataques de políticos de direita e da bancada ruralista. Eles querem anular questões que abordaram os impactos do agronegócio.

Mais vídeos:

  • POLÍTICA

    Caiado e Ministro da Educação lançam Programa Pé-de-Meia em Goiás

    O objetivo do Programa Pé-de-Meia é combater a evasão escolar entre os estudantes do ensino médio e melhorar a condição social do aluno

    Publicado terça-feira, 26 de março de 2024 - 16:30

    / Atualizado terça-feira, 26 de março de 2024

  • POLÍTICA

    Ronaldo Caiado celebra expansão dos serviços da Saneago

    O valor investido pelo Governo de Goiás, por meio da Saneago, será de R$ 139,3 milhões, com o intuito de aprimorar e fortalecer os serviços na capital.

    Publicado sexta-feira, 08 de março de 2024 - 14:44

    / Atualizado sexta-feira, 08 de março de 2024

  • POLÍTICA

    "Luta AO VIVO": Sessão em Câmara de vereadores da Bahia termina após vereadores saírem na porrada

    Confusão começou após um dos parlamentares chamar a presidente da Câmara de descarada

    Publicado quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024 - 15:03

    / Atualizado quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias