Home / Política

POLÍTICA

Mabel quer resgatar propostas de Maguito feitas na campanha de 2020

O pré-candidato a prefeito pelo União Brasil promoveu a primeira reunião com a equipe que vai coordenador o seu plano de governo para a prefeitura de Goiânia

Sandro Mabe com coordenadores da pré-campanha: projetos para Goiânia Sandro Mabe com coordenadores da pré-campanha: projetos para Goiânia

O empresário e ex-deputado federal Sandro Mabel, pré-candidato do União Brasil à prefeitura de Goiânia nas eleições deste ano, afirmou que pretende resgatar, se eleito, as principais propostas defendidas pelo ex-prefeito Maguito Vilela (MDB) na campanha eleitoral de 2020. “Vamos incluir o que for possível no nosso plano de governo, adequando e modernizando as propostas de Maguito à realidade atual de Goiânia. É um resgate que vamos fazer, não apenas em memória do ex-governador, mas porque essas propostas foram aprovadas pela população, mas não foram implantadas pela atual administração”, disse o pré-candidato.

A ideia de Sandro Mabel foi elogiada pelo ex-prefeito de Aparecida de Goiânia e aliado de Maguito e de Sandro, Gustavo Mendanha. “Sem dúvida alguma foi um plano de governo vitorioso em 2020, que continua atual em sua grande parte. As propostas de Maguito vão acrescentar muito ao seu plano de governo”.

Administrações regionais

Sandro Mabel também passou as primeiras orientações sobre as propostas que pretende apresentar na campanha eleitoral aos coordenadores da pré-campanha.. Entre algumas ideias, que serão alvo de estudo detalhado a partir de agora, está a implantação de 7 a 9 administrações regionais na capital. “Não se trata de subprefeituras. É algo mais atual e de resultados efetivos. Estas administrações farão que os serviços da Prefeitura estejam mais próximos do cidadão, que tenham maior poder de resposta para atender as demandas da população e capacidade de fiscalizar de perto as ações da Prefeitura nos bairros”, frisou.

Ele explicou que, diferentemente do conceito de subprefeituras, as administrações regionais terão como principal critério o planejamento e a capacidade técnica. “Serão coordenadas por gestores. Além de comprovarem habilidade para a função, terão de fazer um compromisso público de que não vão disputar nenhuma eleição nos quatro anos da gestão municipal”, enfatizou Sandro Mabel.

Plano de governo

O ex-deputado federal Francisco Jr, disse que vai trabalhar agora para ampliar a equipe do plano de governo do pré-candidato a prefeito de Goiânia. Ele também já foi presidente da Câmara Municipal e coordenou os trabalhos, na gestão de Iris Rezende, que atualizaram o Plano Diretor de Goiânia. Ele é mestre em Desenvolvimento e Planejamento Territorial pela PUC-GO. “Vamos chamar mais técnicos e lideranças das principais áreas, como educação, saúde, mobilidade, segurança pública, etc. Vamos também promover várias reuniões com segmentos organizados da capital, além de ouvir diretamente a população. O nosso desafio será entregar até julho para Sandro Mabel um plano de governo moderno e eficiente. Que atenda todas as demandas e anseios atuais da população de Goiânia e também projete a cidade para o futuro”, afirmou Francisco Júnior.

Sandro Mabel (UB), promoveu na noite de sexta-feira (10/5) a primeira reunião com a equipe que vai coordenar o seu plano de governo para a capital. Participaram do encontro o ex-deputado federal e presidente da Codego, Francisco Júnior (PSD), o assessor especial da Governadoria e ex-secretário de Governo de Iris Rezende, Paulo Ortegal (MDB); e o presidente do Instituto Mauro Borges (IMB) e ex-presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Erick Figueiredo. O ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (MDB), também acompanhou a reunião.

Tecnologia para trânsito

Em viagem à Finlândia, o pré-candidato a prefeito de Goiânia Sandro Mabel (União Brasil) visitou as sedes de algumas multinacionais da área de tecnologia que oferecem soluções inovadoras para centros urbanos. Um exemplo é a Nokia, que apresentou ao pré-candidato o seu programa de monitoramento e acompanhamento em tempo real do fluxo de trânsito. Sandro Mabel conheceu o sistema da multinacional que funciona com algoritmos e medem o fluxo de veículos das ruas e avenidas para temporizar semáforos. “Com esse modelo, as demandas de transporte coletivo da nossa capital podem ser priorizadas para deixar o fluxo mais ágil. E, assim, fazer com que o sistema se torne mais atrativo e interessante para os usuários”, disse.

O modelo apresentado pela Nokia realiza ajustes autônomos no sistema semafórico a partir da contagem de veículos. Com isto, otimiza o fluxo nas principais vias e reduz a possibilidade de engarrafamentos. É autoalimentado com redes próprias, o que a torna mais eficiente, sem interrupções de funcionamento em casos de quedas de energia, por exemplo.

Sandro Mabel ainda visitará na semana que vem a sede da multinacional Google, em São Paulo, para conhecer o modelo ofertado pela empresa que possa modernizar a gestão da mobilidade de Goiânia. “Espero que, em breve, esse problema de trânsito parado, de engarrafamentos e pontos de estrangulamento fique no passado”, frisou.

O pré-candidato a prefeito de Goiânia já se reuniu com mototaxistas, taxistas e motoristas de aplicados de Goiânia para entender os maiores desafios do trânsito da capital. Dessas reuniões, surgiram algumas ideias que podem ser implementadas nos primeiros 100 dias de gestão. Entre as propostas colocadas, estão a de permitir que mototaxistas trafeguem pelos corredores exclusivos de ônibus de Goiânia. E também permitir que motoristas possam fazer conversão à direita em algumas vias públicas, mesmo com o semáforo fechado.

“São medidas que já vão melhorar o fluxo de veículos nas principais avenidas e ruas da capital e que podem ser implementadas de forma rápida. Claro, também sempre com a preocupação de garantir a segurança de todos nas nossas vias, sejam motociclistas, motoristas ou pedestres”, frisou Sandro Mabel.

Plano do emedebista foi vitorioso nas urnas

O plano do candidato Maguito Vilela (MDB), em 2020, para a prefeitura de Goiânia, apontava que receberiam maior atenção os serviços públicos envolvendo saúde, educação, segurança e infraestrutura, priorizando regiões com menor desenvolvimento.

O candidato propôs construir e melhorar unidades de saúde, investir no programa Saúde da Família, ampliar o número de vagas em creches e erradicar o analfabetismo escolar.

Para a segurança, o plano propôs o fortalecimento da Guarda Municipal e dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública. Para melhorar o transporte, foram propostos a ampliação de vias rápidas de ônibus, a conclusão de obras e implantação do sistema de tráfego para garantir fluidez ao trânsito.

Foram quatro diretrizes programáticas, que estruturaram o conjunto de propostas de Maguito Vilela:

• Áreas Estruturantes - receberiam atenção especial os serviços públicos envolvendo as áreas da Saúde, da Educação, da Segurança, Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano.

• Desenvolvimento produtivo - as regiões com menor desenvolvimento devem ser objeto de maior atenção em todas as áreas da municipalidade.

• Gestão Integrada – os diversos sistemas das Secretarias devem ser integrados e devem buscar a devida conexão com outras esferas de governo de modo a otimizar os serviços públicos e simplificar a vida do cidadão.

• Princípios de governança –em todas as ações de governo devem ser observados os princípios de: inovação, protagonismo, compromisso, resiliência, pertencimento e solidariedade.

Ao justificar as medidas administrativas, Maguito Vilela escreveu: “A cidade é a casa da prosperidade. É o lugar onde os seres humanos satisfazem suas necessidades básicas e têm acesso a bens públicos essenciais. A cidade é também onde ambições, aspirações e outros materiais e aspectos imateriais da vida são realizados, proporcionando satisfação e felicidade. É o lugar onde as perspectivas de prosperidade e bem estar coletivo podem ser aumentadas”.

Maguito Vilela morreu como prefeito de Goiânia no dia 13 de janeiro de 2021, no Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo. O político havia sido internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em luta contra uma infecção pulmonar, em decorrência do coronavírus.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias