Home / Política

POLÍTICA

Rosa Weber chama atos golpistas de 'invasão criminosa de turba insana'

A ministra chamou os atos que resultaram na depredação das sedes dos três Poderes de "invasão criminosa de turba insana"

Imagem ilustrativa da imagem Rosa Weber chama atos golpistas de 'invasão criminosa de turba insana'

A ministra Rosa Weber, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), fez dura fala contra discurso de ódio e intolerância, na abertura do ano Judiciário. A ministra chamou os atos que resultaram na depredação das sedes dos três Poderes de "invasão criminosa de turba insana" e advertiu que, apesar de os três pilares da democracia terem sido alvo de "ataque golpista e ignóbil", os vândalos "não destruíram o espírito da democracia".

"Que os inimigos da liberdade saibam que no solo sagrado deste Tribunal o regime democrático, permanentemente cultuado, permanece inabalável. Frustrado restou o real objetivo dos que assaltaram as instituições democráticas: o ultraje só poderia resultar, como resultou, no enaltecimento da dignidade da Justiça, e no fortalecimento do valor insubstituível do princípio democrático, jamais no aviltamento do Poder Judiciário", afirmou.

Em discurso de abertura do ano Judiciário, Rosa Weber é aplaudida ao dizer que golpistas serão responsabilizados por ataques do dia 8 de janeiro.

Assista ao #ConexãoGloboNews com @LeilaneNeubarth, @paulaaraujonews e @camilabomfim: https://t.co/bFwcwLpLU9 #GloboNews pic.twitter.com/AMTzLhwcW0

— GloboNews (@GloboNews) February 1, 2023

Ela ainda ressaltou que "nem pela barbárie" os juízes serão intimidados e reiterou que o estado democrático "nunca é uma obra completa". De acordo com a ministra, a democracia, por ser plural, pressupõe "diálogo constante" e "tolerância com diferenças".