Home / Política

POLÍTICA

Antônio Faleiros:mágoas de um tucano histórico

  • Presidente do PSDB, por cinco vezes, diz ter sido alijado
  • Ex-deputado admite conversa dura com Marconi Perillo
  • Ex-secretário da Saúde contesta valor de contrato de OS
  • Dirigente abre negociações com a Rede Sustentabilidade


Renato Dias, Da editoria de Política&Justiça

Magoado por não ter sido consultado na montagem do quarto governo do inquilino da Casa Verde, Marconi Perillo (PSDB), o fundador do PSDB, presidente por cinco mandatos, ex-deputado estadual e ex-deputado federal, além de ex-secretário de Estado da Saúde, Antônio Faleiros Filho confidencia com exclusividade ao Diário da Manhã ter tido uma dura, porém, franca e fraternal conversa com o governador de  Goiás.

Mais: ele contesta a decisão de elevar o valor do contrato, em mais de 100%, com OS da Saúde. Inaceitável, dispara. Lutei até o último minuto para que os valores, à época, fossem reduzidos mais ainda e obtive sucesso, observa. Ele conta que apenas em duas ocasiões ele não acompanhou Henrique Santillo. A primeira, em 1980, quando o então senador da República transferiu-se para o PT, no Colégio Sion, São Paulo.

Linhagem

– A segunda, quando um dos irmãos coragem decidiu mudar-se para o PST.

Depois, já no PSDB, o médico Antônio Faleiros abriu as portas do ninho tucano tanto de Henrique Santillo, que havia deixado o Ministério da Saúde, quanto para Marconi Perillo, que filiou-se, em 1995, ao partido. A história teve um final feliz. O menino da camisa azul elegeu-se governador do Estado, em 1998, reelegeu-se em 2002, no primeiro turno,  voltou ao Palácio das Esmeraldas, em 2010, e conquistou novo mandato em 2014.

– O PSDB virou legenda de um dono somente!

Novos rumos

O novo caminho do ex-parlamentar pode ser a Rede Sustentabilidade. A sigla a ser criada por Marina Silva, ex-ministra do Meio Ambiente, que obteve o terceiro lugar nas eleições presidenciais do ano passado. As conversas já foram iniciadas. Ele estabeleceu interlocução com dois cardeais sustentáveis. O primeiro, Fernando Safatle. Velho conhecido da Era Santillo. O segundo, Aguimar Jesuíno, ex-comunista que concorreu na eleição ao Senado.

– Não há nada definido.

Crítico, ele ataca o PT, Dilma Rousseff e Luiz Inácio Lula da Silva. O PT aparelhou o Estado, privatizou o Congresso Nacional, manteve uma relação promíscua entre o público e o privado e assaltou os cofres públicos. O desgaste sofrido pelo PT pelos sucessivos escândalos políticos e financeiros – mensalão, aloprados, sanguessugas, petrolão – desgasta de forma letal a estrela vermelha e o deixa enfraquecido para a sucessão de 2018, acredita.

À Esquerda

– O ideal é que surgisse uma opção à esquerda. Mas a tendência é que o PSDB polarize o processo político e eleitoral com forças mais à direita!

Dilma Rousseff é a responsável pelo pífio crescimento da economia, o surto de desindustrialização, a marcha do desemprego, a retomada da inflação, a alta taxa de juros e a elevação do valor do dólar, atira o 'enfant terrible' do tucanato do cerrado. Aos 67 anos de idade, ele relata ter forças físicas e políticas suficientes para injetar energia renovadora em um novo projeto. Em uma nova sigla. Não é a busca única e simples pelo poder que me move, registra, emocionado.

“Eu tive uma conversa dura e franca com o governador do Estado, Marconi Perillo"

Antônio Faleiros Filho,Ex-presidente do PSDB

PERFIL

Nome: Antônio Faleiros Filho

Partido: PSDB

Formação: médico

Idade: 67 anos

Cargos: Presidente do PSDB por cinco mandatos, deputado estadual, deputado federal, secretário de Saúde, pré-candidato a governador em 1990

Linhagem ideológica: Social-democrata

EM TEMPO

“Ao assaltar cofres públicos, PT perdeu classes médias e intelectualidade”

  • Mágoas


Não aceitei ser alijado do processo e não ter sido consultado. Daí o teor de minhas declarações. Não busco cargo nem poder.

  • Diálogo


Apesar disso, tive uma conversa dura, porém, franca e fraterna, com o governador do Estado, Marconi Perillo.

  • PSDB


A minha crítica é que o PSDB perdeu a sua autonomia e independência, que cultivei por cinco mandatos. Ele é de um homem só, hoje!

  • Henrique Santillo


Apenas em duas ocasiões, não acompanhei Henrique Santillo. Nas duas, porém, eu estava certo.  A primeira, quando ele se transferiu para o Partido dos Trabalhadores (PT) – ele é um dos fundadores do partido, em 10 de fevereiro de 1980, no Colégio Sion, São Paulo, ao lado de Luiz Inácio Lula da Silva, Jacó Bittar e Olívio Dutra. Depois, ele voltou ao PMDB, onde o esperávamos e o elegemos governador de Goiás em 1986 contra Mauro Borges e Darci Accorsi. A segunda, quando ele se mudou para o PST, de Álvaro Dias e tomou a sigla de Otoniel Machado. Depois, com o surgimento do PP, voltou ao PSDB.

  • Economia política


Dilma Rousseff é a responsável pelo pífio crescimento da economia, o surto de desindustrialização, a marcha do desemprego, a retomada da inflação, a alta taxa de juros e a elevação do valor do dólar.

  • Aparelhamento


Com Lula e Dilma, o PT promoveu, de forma sem precedentes, o aparelhamento do Estado. Medida não republicana.

  • Público e privado


Os escândalos do mensalão e o da Petrobras mostra que o PT estabeleceu uma relação promíscua entre o público e o privado. Sem escrúpulos nenhum...

  • Ajuste fiscal


Com o liberal Joaquim Levy, é possível que a economia volte a crescer e o Brasil saia da crise em que hoje está mergulhado. Mas não acredito na recuperação política da presidente da República, Dilma Rousseff, muito menos na viabilização da candidatura de Lula.

  • Sucessão de 2018


A tendência é que o PSDB Nacional se fortaleça para as eleições presidenciais de 2018. O PT tende a perder espaços políticos com os sucessivos escândalos políticos e financeiros. O mensalão e o petrolão atingiram o coração do partido, que se identifica com o governo federal. A crise política levou milhões de pessoas às ruas... Para protestar contra a corrupção desenfreada em que chafurda o PT de Dilma Rousseff e Luiz Inácio Lula da Silva.

  • Rede Sustentabilidade


Acho interessante o discurso do desenvolvimento sustentável.

  • Marina Silva


É o nome mais forte para 2018.

Conversas e negociações

Realmente, já abri diálogos com Fernando Safatle e Aguimar Jesuíno, coordenadores no Estado da Rede Sustentabilidade.

  • É definitivo


Não defini nada ainda...

“Com Lula e Dilma, o PT aparelhou a máquina do Estado e estabeleceu uma relação promíscua entre o público e o privado”

Antônio Faleiros Filho,ex-presidente do PSDB

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias