Home / Política

POLÍTICA

Ronaldo Caiado discursa em encontro da juventude do DEM

Silvana Marta,Especial para Política&Justiça

Termina hoje, em Goiás, o Encontro Nacional da Juventude do Democratas, no Augutus Hotel. O encontro visa discorrer sobre política e ideologia para o fortalecimento do partido, troca de informações entre a liderança jovem e integração.

O presidente nacional da juventude do Democratas no Brasil, Bruno Kazuhiro, do Rio de Janeiro, lembra que o Democratas é o único partido de direita do Brasil e, também, o único que faz oposição ao governo no Congresso Nacional.

Também estiveram no evento, líderes do “Movimento Brasil Livre”, que defende o impeachment de Dilma Rousseff.

Experiências foram trocadas como a do jovem Felipe Melo, acadêmico de Administração na UNB, que relembrou que aos 16 anos estava filiado ao PT. Filho de uma das fundadoras do PT no Brasil, Adriane Cristina Melo, o jovem disse que se empenhou para a campanha de Lula. Quando fazia parte do Partido dos Trabalhadores (PT), era da ala “trotskista” do partido:

“O marxismo foi aprimorado por Lênin, que foi o líder da revolução russa. A partir de Lênin, houve uma divisão entre Stalin e Trotski. O trotskismo se baseia na organização da base trabalhadora armada para uma revolução. É a tomada do poder pela força, como acorreu com o Estado Russo, em 1917, (Revolução Russa). Esta tendência existe dentro do PT e é real. Se chama o trabalho”, afirmou Felipe.

Se decepcionou com o mensalão, em 2005. Se desfiliou e foi em busca de informação intelectual e política. Em 2011, foi convidado a se filiar no DEM. Aceitou, pois, segundo disse, reconheceu que o partido era o único a fazer oposição ao governo federal.

O líder do Democratas no Senado Federal, senador Ronaldo Caiado, prestigiou o evento no intuito de ouvir a juventude para traçar metas e ações conjuntas e partidárias. O senador disse que “não adianta apenas estar motivado. É importante o conteúdo, a atualização dos temas. A Pasta é vasta: Agricultura, Saúde, metas para a Educação, Assuntos Tributários, sendo que o Democratas faz a diferença na hora do debate, pois possui membros preparados, articulados e intelectualmente ativos. Sabendo a tendência e usando o talento de cada um, o partido pode trabalhar melhor nas áreas demandadas”. Pediu empenho da juventude para lutar em prol da ética e da moral, tendo estas como diretrizes do partido.

Relembrou que, com apenas cinco senadores, o Democratas já possui o maior número de proposituras apresentadas.

Caiado também disse que “o Democratas foi o único partido que não fez concessões durante os governos Lula e Dilma e hoje é o único que faz oposição ao governo”.

FUSÃO PTB-DEM

Sobre a fusão PTB-DEM, disse que não é a favor. “A sociedade não admite que se pense em números neste momento ímpar que vive o Brasil. O que ela quer é se posicionar.”

Ele destacou que o presidente do partido José Agripino já está com as conversações sobre a fusão adiantadas.

Caiado pede ponderação, mas sente que há uma determinação de seu paratido neste sentido e relembrou que o maior patrimônio do Democratas se constitui justamente na oposição e enfrentamento ao PT: “Não há democracia, sem oposição”.

Contra a fusão, ele disse: “A partir de agora vou entrar na luta de corpo inteiro e usarei toda minha determinação e capacidade política para que o Democratas seja o representante das oposições brasileiras”.

CORRUPÇÃO

O senador disse que todos os desvios de dinheiro têm um único objetivo: “o aparelhamento do PT para sua perpetuação no poder.”

CPI da Petrobras

Caiado afirma que a presidente Dilma foi citada 11 vezes, mas que não foi investigada. “Se há indícios de autoria, nada impede a investigação da presidente Dilma, já que não há previsão na nossa Constituição Federal de impedimento de abertura de investigação contra presidente da República. A presidente não pode usar da prerrogativa de seu cargo para não ser investigada”.

Também, relembrou o descrédito da população quanto a presidente, dizendo que as pesquisas demonstram a maior queda desde sua posse. “A situação de descrédito é condição de ingovernabilidade.”

CRISE ECONÔMICA

“O desemprego, as taxas de juros e o endividamento público e privado já demonstram que a crise econômica está instalada no Brasil.” O senador prevê  que o ápice da crise econômica será para o mês de outubro.

CPI DO BNDES

Ronaldo Caiado também disse, em primeira mão, que já possui as assinaturas necessárias para a abertura da CPI do BNDES, a qual deverá ser instalada nos próximos dias.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias