Home / Política

POLÍTICA

Caiado aponta “demagogia eterna” dos governantes

Da Redação

Em audiência proposta pelo líder do Democratas, Ronaldo Caiado (GO), a situação do transporte público do Entorno do Distrito Federal foi discutida, ontem, pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e lideranças da região pela primeira vez no Senado Federal.

Durante o encontro promovido pela Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle, Caiado lembrou que o impasse é fruto da atual legislação que negligencia a região do Entorno em comparação ao Distrito Federal e da "demagogia eterna" dos governantes. Ele propôs uma nova legislação que transfira essa responsabilidade também para a União.

"Não há emprego nem perspectiva para a região porque ela não tem como competir com os subsídios federais e o volume de recursos que é aportado no Distrito Federal. Como é que esta região de Goiás, onde 67% se desloca diariamente para o Distrito Federal, onde 45% trabalha no DF e um terço usa os serviços de saúde de Brasília pode ficar de fora dessa conta?", defendeu Caiado.

A audiência contou com a participação de lideranças de Formosa, Luziânia, Novo Gama, Cidade Ocidental, Águas Lindas e outras cidades do Entorno, bem como a sub-secretária de Mobilidade do Distrito Federal, Sônia Haddad.

"Curral eleitoral"

Ronaldo Caiado ressaltou a contradição em Brasília ter a maior renda per capita do país enquanto o Entorno conta com um dos piores índices de IDH do Brasil. De acordo com ele, as discussões não avançam porque não se discute o foco do problema. Ele afirmou que o eleitorado carente do Entorno tem servido de "curral eleitoral" para alguns políticos.

"Volta e meia se coloca em uma mesa de discussões representantes dos governos de Goiás, Distrito Federal e Minas Gerais, além de 22 prefeitos da região, algo que não tem levado a nada. Cada um defende o seu e não chegamos a solução alguma . É uma demagogia eterna que oferecem ao Entorno e nunca se discute que a atual legislação não serve mais. O Entorno hoje funciona como curral eleitoral de 800 mil eleitores. A situação de deixar a região carente beneficia a alguns".

Segurança Pública

Durante a audiência que discutia o transporte público para a região do Entorno, Ronaldo Caiado também tocou no assunto da segurança pública ao defender uma nova legislação para o repasse de verbas ao Distrito Federal. De acordo com ele, a violência no Entorno se assemelha aos piores índices do país, embora nenhuma ajuda federal tenha sido anunciada.

"A segurança é outro tema que governo federal fecha os olhos para o Entorno. Por que forças federais no Rio e não no Entorno de Goiás, que está há anos sem realizar concurso para polícia? Por que não transferir a segurança do Entorno para forças federais? Para o Exército? Está aí mais um tema que irei me debruçar no Senado. A solução para o Entorno de Brasília passa necessariamente pelo Congresso para alterarmos estas leis que não servem mais", concluiu.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias