Home / Política

POLÍTICA

Gestão por OS na Saúde: Marconi acertou em cheio

Cairo Salim Especial para o Diário da manhã

Dados da Secretaria Estadual de Saúde revelam que, entre 2011 e 2014, o número de cirurgias em hospitais do Estado cresceu 48%, os atendimentos ambulatoriais aumentaram 101%, as internações em enfermaria subiram 80% e as internações em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), 60%. No mesmo período, os gastos do Governo com custeio das unidades hospitalares oscilou 28%.

Os números mostram que a Saúde em Goiás avançou muito, mas igualmente importante é constatar que este avanço não ocorreu a qualquer custo, uma vez que o aumento percentual no custeio é bem menor do que o incremento nas internações e atendimentos realizados nos últimos três anos.

E não se trata só de quantidade, mas também de qualidade, porque cada vez mais os nossos hospitais se consolidam como referência em procedimentos altamente complexos - como a separação de gêmeos siameses no Materno Infantil e o implante de pele sintética, no HGG.

Este é o retrato de um modelo de gestão que deu certo e que transformou Goiás em vitrine para o Brasil. Não é à toa que recebemos, só neste ano, a visita de governadores, vice-governadores e secretários de cinco estados: Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Alagoas e Distrito Federal. Eles vieram descobrir como o governador Marconi Perillo (PSDB) revolucionou a Saúde Pública e transformou um gargalo histórico em exemplo de eficiência e excelência na prestação de serviços para população.

O segredo está na coragem do governador para enfrentar desgastes. No começo, eram muitos os argumentos contrários à contratação de Organizações Sociais (OS) para compartilhar responsabilidades com o Governo na gestão dos hospitais. A resistência, de modo geral, trazia o ranço do corporativismo e do medo que determinadas categorias e entidades tinham de estabelecer novos padrões. Um a um, Marconi derrubou todos os argumentos contrários e convenceu a todos que estava certo desde o início.

O mesmo vai acontecer com a Educação. Com a autoridade de quem já revolucionou a Saúde, o governador implementará um modelo de gestão das escolas que vai deixar o País, outra vez, de queixo caído.

Da mesma forma como extinguiu a distância que havia entre hospitais públicos e privados de Goiás, Marconi também vai acabar com o abismo que existe entre o ensino na rede estadual e os caros colégios privados.

Marconi foi eleito governador porque a população confia na sua capacidade para quebrar paradigmas e vencer desafios que os outros não conseguiram superar. Ele merece o voto de confiança dos goianos para mudar a gestão na Educação porque fez isso na Saúde. E foi muitíssimo bem-sucedido.

Cairo Salim, advogado e empresário.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias