Home / Política

POLÍTICA

Lúcia Vânia a caminho do PSB

Helton Lenine Especial para Política&Justiça

A senadora Lúcia Vânia deverá trocar o PSDB pelo PSB, ainda este mês, depois de longa conversas com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e com o governador Marconi Perillo. Ela está apenas à espera de um parecer do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre a garantia de que poderá mudar de partido sem perder o mandato.

Com a filiação de Lúcia Vânia ao PSB, o empresário e ex-prefeito de Senador Canedo Vanderlan Cardoso, atual presidente do partido no Estado, também passa a integrar a base marconista, de olho em uma provável candidatura à Prefeitura de Goiânia, em 2016. Vanderlan foi candidato a governador de Goiás por duas vezes – 2010 e 2014 –, sem lograr êxito.

A gota d’água para que Lúcia Vânia abandone o ninho tucano foi a eleição para a Mesa Diretora do Senado Federal, em 1º de fevereiro último, quando o PSDB impediu que ela fosse eleita primeira secretária, a convite do presidente reeleito Renan Calheiros (PMDB). Contrariada, Lúcia Vânia decidiu desfiliar-se do partido, principalmente em razão da desconfiança de colegas senadores de que não teria votado no candidato a presidente da oposição, Luis Henrique da Silveira (PMDB) na disputa pela presidência da Casa.

Ao deixar o PSDB, Lúcia Vânia deixa claro não ter “qualquer atrito” com o governador Marconi Perillo, com quem convive politicamente “muito bem”. Sua filha, a economista Ana Carla Abrão Costa ocupa a secretaria estadual da Fazenda e seu sobrinho, Marcos Abrão Costa é deputado federal pelo PPS como integrante da base marconista.

Lúcia Vânia deixa claro que não tem projeto eleitoral para 2016, já que não pretende disputar novamente a Prefeitura de Goiânia. O foco da parlamentar é o Congresso Nacional, onde atua em defesa de causas sociais, de infraestrutura e de apoio aos projetos de preservação ambiental.

A tucana apareceu toda sorridente ao lado do empresário Vanderlan Cardoso em foto divulgada pelo dirigente nas suas redes sociais.

A filiação de Lúcia Vânia ao PSB deverá ocorrer, em Goiânia, este mês, em ato organizado pelo presidente Vanderlan Cardoso, com a presença de dirigentes nacionais, senadores e deputados federais da legenda. “Vamos preparar uma grande festa para receber a senadora Lúcia Vânia, por se tratar de uma liderança política de expressão não só de Goiás como também nacional”, ressaltou Vanderlan Cardoso.

O presidente do PSB goiano fez questão de deixar claro que tudo está bem encaminhado. “Recebi, segunda-feira, na sede do PSB Goiás, a senadora Lúcia Vânia. Fizemos uma análise da situação política em Goiás e aproveitei a oportunidade para apresentá-la alguns projetos que o PSB tem para o nosso Estado. Foi uma reunião muito produtiva, discutimos vários assuntos, inclusive reiterei o convite para sua filiação ao partido. Com certeza o mês de abril será um mês decisivo”, escreveu o empresário.

Prefeitura

A principal preocupação de Vanderlan Cardoso é construir uma aliança que o coloque com chances reais na disputa pela Prefeitura de Goiânia, ano que vem. A aproximação com o governo estadual é crucial. No mês passado, Vanderlan teve um almoço com o vice-governador José Eliton e os dois trataram dessa pauta. Eliton afirmou que Vanderlan é bem-vindo na base aliada.

O vice-governador é o candidato natural e condutor do processo sucessório do Palácio das Esmeraldas. Ter o apoio do PSB nesta caminhada fortaleceria ainda mais uma base aliada que já conta com mais de 15 partidos. Em troca, Vanderlan exigira o apoio para vencer a prefeitura ano que vem.

Vanderlan ainda aguarda um encontro a sós com Marconi Perillo, que deverá ocorrer semana que vem.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias