Home / Política

POLÍTICA

Paulo Garcia abre diálogo com aliados e sociedade civil

Marcus  Vinícius Da editoria de Política&Justiça

O prefeito Paulo Garcia (PT) põe em prática uma verdadeira reengenharia política. No plano administrativo, a reforma, com cortes de gastos e redução de benefícios atende às necessidades de ajuste da máquina. No front político, sinaliza com mais diálogo com a base de sustentação e ampliação das parcerias com os governos estadual e federal.
Em termos práticos, Paulo Garcia reserva horários para conversas com parlamentares, dirigentes políticos, lideranças sindicais, classistas e comunitárias. Todo início de mês, o prefeito promove reunião com as bancadas municipal, estadual e federal do seu partido o PT. Este gesto também é repetido com o PMDB, cuja bancada é a maior da coalizão que governa Goiânia. Diariamente há despachos com vereadores, e membros da Mesa Diretora, especialmente o presidente Anselmo Pereira (PSDB), mas as sextas-feiras, estão reservadas para conversas individuais com vereadores e líderes comunitários. Nestes dias, despacha com vereadores e com as lideranças ou presidentes de entidades que geralmente vêm acompanhada dos vereadores, ouve seus pleitos e dá encaminhamentos.
Esta mesma dinâmica se estende às lideranças sindicais e classistas. Paulo Garcia tem ouvido mais os empresários e sindicalistas em função das reformas administrativa e o pacote de obras na cidade, com o BRT Norte-Sul, os corredores de ônibus, a intervenção na Praça Cívica, e os projetos de revitalização do Centro, com a extensão da Vila Cultural e das avenidas Araguaia e Paranaíba. Destas conversas com representantes da Ademi, Secovi, CDL, Sinduscon e Fieg, surgem propostas inovadores, como, por exemplo, a idéia de uma parceria entre o setor público e o setor privado para ampliar os espaços de convivência no centro, e em bairros da capital carentes de equipamentos urbanos.
A mudança do ambiente político já se faz notar também na Câmara Municipal. O chamado "Bloco Moderado", fonte de muitos embates entre o Executivo e o Legislativo, mudou de postura. Com a licença dos vereadores Paulo da Farmácia e Divino Rodrigues, a bancada do Pros foi recomposta com os vereadores Rodrigo Melo (presidente estadual da legenda) e Célio Silveira. Melo deve ser candidato à reeleição, e pode ter o apoio do Paço Municipal como um dos representantes legítimos a região Leste, que, entre outros bairros, é composta pelo Conjunto Riviera, Aruanã, Califórnia, Jardim Brasil e Jardim Novo Mundo.
Salários e buracos
E enquanto noutras esferas de governo há atrasos de salários de servidores e buracos nas rodovias são tapados com terra (conforme reportagem feita pelo jornal O Popular), em Goiânia a folha de pagamentos está em dia e o prefeito Paulo Garcia retoma a operação tapa-buracos, com a recuperação das vias urbanas com lama asfáltica. Neste final de semana, máquinas e homens da Semob (Secretaria Municipal de Obras). executam serviços de recuperação asfáltica no Campus II, Jardim Novo Mundo, Setor Faiçalville, Vila Santa Tereza, Vila Xavier, Setor Jaó, Parque Atheneu, Setor São José, Setor Monte Pascoal, Jardim Goiás, Setor Pedro Ludovico e Setor Bueno.
As equipes da Semob dão continuidade às obras de recapeamento na Avenida Marechal Rondon, no trecho entre o Cemitério Parque e a Avenida Perimetral Norte, no Setor Urias Magalhães. Também estão em andamento as obras de drenagem no Residencial Mundo Novo II, onde é construída uma rede pluvial.
Na Avenida Perimetral Norte, no trecho entre a Rua CM-12 e o Viaduto José Alves Fernandes Filho (GO-070), no Setor Cândida de Morais, são executados os serviços finais de acabamento. A via recebeu obras de readequação do trânsito e, a seguir, receberá sinalização por parte da Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMT).

Mobilidade
Nos próximos dias, o prefeito Paulo Garcia deve entregar 300 novos ônibus para o transporte coletivo na capital. A frota vai atender as linhas da região metropolitana, terão maior capacidade, sendo articulados e biarticulados e devem substituir os ônibus que não são acessíveis. Conforme determinação da presidenta Dilma Rousseff (PT), as obras do novo terminal de embarque do aeroporto de Goiânia foram retomadas no dia 6 de abril último. Ao lado do deputado federal Pedro Chaves (PMDB) e do vice-governador José Eliton (PP), o prefeito Paulo Garcia acompanhou o ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha (PMDB-RS) na vistoria das obras. O novo terminal inclui pátio de estacionamento de aeronaves, vias de serviço internas, estacionamento de automóveis e sistemas de controle de acesso, entre outras ações. O prédio terá dois andares e 34 mil metros quadrados, com quatro pontes de embarque (fingers), 23 balcões de check in, 12 elevadores, três esteiras de restituição de bagagem (aumentando a área útil de 80 para 126 m²) e quatro canais de inspeção (raio X e detector de metais). Com muita disposição para fazer política e muitas obras para serem inauguradas, o prefeito Paulo Garcia retoma em grande estilo as rédeas de sua administração.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias