Home / Política

POLÍTICA

Bonfinópolis: a cidade mais dormitória de Goiás. Até quando?

Kelton Pinheiro Especial para o  Diário da manhã

Quase completando 26 anos, Bonfinópolis está ensaiando para se tornar uma “cidade de região metropolitana”. Em vários quesitos ela já se encaixa como tal. Já conta com uma chuva de problemas, causados pela vizinhança com a capital de nosso glorioso estado. Problemas como a violência causada pelo grande consumo de drogas, lícitas e principalmente pelas ilícitas. Do anonimato a pequena Bonfinópolis, tem saído por meio dos telejornais quando se torna notícia negativa, com a desova de veículos roubados, corpos esquartejados ou mesmo pelo descaso de vários agentes.

Já é hora do povoado do 36 começar a ter cara de cidade. Já é hora de termos uma delegacia de polícia onde os problemas de segurança possam ser resolvidos de frente com um delegado, aqui mesmo na cidade e não mais ter que se deslocar até Goiânia, no 14 Ciops da Vila Pedroso onde policia militar e qualquer cidadão que precisa da Polícia Civil tem que se deslocar, pois, nem escrivães e nem agentes da policia civil Bonfinópolis tem hoje, ai sim, tendo esses serviços os crimes possam ser desvendados, para que a população tenha uma resposta, pois assim lhe é garantido pela constituição federal. São dezenas de crimes ocorridos sem punição alguma só nesta última década.

É hora também de termos um uma instituição bancária, para que as divisas produzidas no campo, no comércio e no setor público, deixem de sair para os municípios  vizinhos e para Goiânia. Isso empobrece a cidade e traz risco de vida para os que buscam serviços bancários fora da cidade. Precisamos de um sistema de transporte que atenda com dignidade as mais de 3.000 mil pessoas que fazem o movimento migratório diário para Goiânia, Aparecida e Senador Canedo, para trabalharem e sustentarem suas famílias (sem indústrias e geração de emprego na cidade, Bonfinópolis hoje é conhecidada como a cidade mais dormitória do estado de Goiás).

Mais do que isso é preciso que sejamos emancipados novamente. Que tenhamos nossa própria comarca, com atendimento do Judiciário e do Ministério Público. Até mesmo para se tornar um eleitor de Bonfinópolis nossa gente depende da comarca vizinha do nosso Município Mãe, que é Leopoldo de Bulhões.

Sugiro ao nosso governador  municipalista Marconi Perillo  e vice José Eliton, aos secretários de Indústria e Comércio ou pasta equivalente, ao secretário de segurança pública e aos nossos representantes na assembleia e no congresso nacional, que promovam urgentemente uma política de descentralização industrial e que dote nossa cidade com delegacia, delegado, escrivães e agentes e que nossa “ex-pacata” cidade possa também colher os bônus e não somente o ônus da proximidade com a metrópole do Estado.

Clamamos por empregos gerados na cidade, que além de desafogar o transporte coletivo e dar dignidade ao trabalhador, irá proporcionar desenvolvimento sustentável. Melhorando o comércio local que por sua vez também passam a gerar mais empregos e divisas para o município.

Para que isso possa se concretizar, precisamos dar o exemplo,  exemplo de desprendimento. Convido aqui os líderes políticos das variadas correntes da minha querida Bonfinópolis, vamos sentar à mesa, vamos discutir os grandes, os médios e os pequenos problemas que afligem nosso município. Vamos todos que querem o melhor para nosso povo, para o nosso município. Chamo aqui os pretensos prefeitáveis ao qual me incluo: Antônio Musquito, Hermes Lemes, Acílio Jr, Dienes Reis e também o atual prefeito já reeleito José Paulino e também os atuais vereadores, vamos pensar juntos nossa cidade?

Não faço aqui críticas a ninguém, confio na política de Marconi e José Eliton, apenas um desabafo de um  menino que andou de pés no chão, nas empoeiradas ruas do então distrito de Bulhões e que sonha com um lugar melhor para que seus filhos possam viver no futuro. Os bonfinopolinos esperam isso dos nossos governantes.

Kelton Pinheiro, graduado em Geografia pela PUC-GO e Pós em Língua Portuguesa e Educação Inclusiva pela Universo, ex-presidente da Câmara Municipal, ex-secretáro de Educação, ex-vice-prefeito e ex-candidato a prefeito 2012 por Bonfinópolis.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias