Home / Política

POLÍTICA

CPI  da Violação de Direitos da Criança encerra trabalhos com saldo positivo

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Violação de Direitos da Criança, da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, responsável pela apuração de ocorrências de abusos contra menores no Estado, tem conseguido alcançar resultados surpreendentes. Decorridos quase 30 dias desde a sua criação, no dia 27 de maio, seu presidente, deputado Carlos Antônio (Solidariedade) tem imprimido celeridade às investigações de casos de abuso sexual, adoções irregulares e exploração do trabalho infantil, em território goiano.

O principal fato que motivou a criação da comissão, segundo o parlamentar, foram os casos de abuso sexual no maior território remanescente de quilombolas do País, a comunidade Kalunga, situada no município de Cavalcante, norte do Estado.

Desde que assumiu a presidência da Comissão da Criança e Adolescente (CCA), em 2011, Carlos Antônio tem levantado a bandeira da causa dos direitos da criança e do adolescente como nenhum outro parlamentar do Legislativo goiano.

A reunião de abertura do mais novo grupo de trabalho do Poder Legislativo estadual ocorreu no Auditório Solon Amaral, no 27 de maio. Na oportunidade, foram escolhidos os nomes dos membros componentes da CPI, que inclui em sua composição, além do deputado Carlos Antônio (escolhido presidente por unanimidade), as deputadas Delegada Adriana Accorsi (PT) e Isaura Lemos (PCdoB), respectivamente nomeadas vice-presidente e relatora da comissão. Também fazem parte do grupo de trabalho os deputados Jean (PHS) e Lincoln Tejota (PSD).

A primeira reunião ordinária da comissão aconteceu na manhã do dia 3 de junho. Na ocasião, foi definida uma agenda de trabalhos, e escolhidos os nomes de autoridades ligadas à causa da criança e do adolescente que deverão prestar depoimentos.

A solenidade contou com a participação da secretária Estadual da Mulher, Desenvolvimento Social, Igualdade Racial, Direitos Humanos e do Trabalho, Lêda Borges, e do delegado da Polícia Civil do município de Cavalcante, Cristiomário de Sousa Medeiros. A última reunião do semestre aconteceu no dia 24 de junho. Naquela data, os parlamentares deliberaram sobre diversas matérias, incluindo a realização de dez reuniões em cidades do interior do Estado. Nesses encontros, serão ouvidos conselheiros tutelares, autoridades e moradores que atuam, de alguma forma, na causa dos direitos da criança e do adolescente. As reuniões serão regionais, e deverão acontecer em Anápolis, Rio Verde, Ipameri, Itumbiara, Luziânia e Formosa. Cada membro da CPI poderá sugerir uma lista de autoridades a serem convidadas para a audiência.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias