Home / Política

POLÍTICA

Autoridades e as homenagens no enterro de Olimpio Jayme

O corpo do advogado, agropecuarista e ex-deputado estadual Olímpio Jayme foi velado e sepultado, ontem, por centenas de parentes, amigos, políticos e autoridades de diversas instituições de Goiás, no Cemitério Jardim das Palmeiras. O corpo baixou à sepultura, às 15h, sob forte emoção.

Olímpio Jayme, 88 anos, morreu, na última terça-feira, em consequência de complicações do Acidente Vascular Cerebral (AVC), que sofreu há menos de um mês. Ele estava internado, há oito dias, na UTI do Hospital São Francisco de Assis.

Ele era casado com Yara Vieira Jayme e o casal teve cinco filhos: Thelma Jayme, Túlio José Jayme, Themis Regina Jayme, Tasso José Jayme e Thales José Jayme. Emocionados, Yara Vieira e os filhos Thelma, Tasso e Thales foram confortados por centenas de parentes, amigos, políticos e autoridades que compareceram ao Cemitério Jardim das Palmeiras.

A missa de corpo presente foi celebrada pelo padre Luiz Augusto, que, em suas palavras, confortou os familiares e ressaltou a trajetória vitoriosa de Olímpio Jayme como profissional e político. “Olímpio Jayme era um homem temente a Deus, religioso e que se dedicava à família e aos amigos. Agora, que foi chamado por Deus, serve de exemplo para todos nós que continuamos nesta vida.”

Além do governador Marconi Perillo, usaram a palavra, durante o sepultamento, para enaltecer a trajetória de vida de Olímpio Jayme os amigos Sérgio Cruz, Leão Macedo, prefeito Valdilei Lemos (Vila Propício) e o jornalista Valterli Guedes, presidente da Associação Goiana de Imprensa (AGI). “Convivi com Olímpio Jayme por quarenta anos e sempre o admirei pela sua bravura, espírito público e lealdade à família e aos amigos. Ele colaborou, com ideias, em minha gestão na AGI. Estou profundamente triste com o seu falecimento”, disse Valterli Guedes.

Os irmãos de Olímpio, Frederico e Roberto Jayme, estavam profundamente abalados com o falecimento do irmão. “Olímpio era um líder na família, orientava e confortava a todos nós nos momentos de dificuldades. Um verdadeiro esteio da família. Estou muito abalado com o falecimento dele, um homem leal, companheiro.”

Governador

O governador Marconi Perillo fez questão de prestar a última homenagem a Olímpio Jayme, quando o corpo baixava à sepultura. “Olímpio Jayme foi um guerreiro, um baluarte durante toda a sua vida. Um exemplo de comportamento para não só sua família e amigos, a todos nós. Como homem público, defendeu os interesses maiores do Estado de Goiás. Fica um vácuo na política goiana com o falecimento dele.”

Olímpio Jayme era tio-avô da primeira-dama Valéria Perillo, também muito emocionada durante o velório do ex-deputado. “A gente sempre fui muito próxima a ele, porque, como nosso parente, se preocupava em nos orientar e nos aconselhar. Olímpio era um líder, uma pessoa de bem, um idealista e que, como deputado, trabalhou muito pelo desenvolvimento do Estado, principalmente da região do Vale do São Patrício.”

Ovídio de Angelis, ex-secretário-ministro de Assistência Social do governo Fernando Henrique Cardoso, também fez questão de se despedir do amigo. “Um amigo leal, solidário em todas as horas. Ele compartilhava com os amigos na alegria e na dificuldade. Trabalhou muito pelo crescimento de Goiás. Um político exemplar para todos nós.”

Para o ex-governador Ary Valadão, Olímpio Jayme era competente em todas as áreas da atividade humana. “Olímpio foi um parlamentar combativo, idealista e que se preocupava apenas em defender os interesses da população de Goiás. Muito dedicado à família e à advocacia. Companheiro leal, amigo solidário.”

José Sebba, hoje conselheiro aposentado do TCE e que foi colega de Olímpio Jayme na Assembleia Legislativa, faz questão de registrar a sua admiração e respeito pelo colega: “Olímpio foi um político íntegro, homem de muita coragem, prestativo aos amigos e um profissional do direito eficiente”.

O advogado Rivadávia Xavier Nunes, também emocionado, foi se despedir de Olímpio Jayme, com quem conviveu na Assembleia Legislativa, já que integrava os quadros da Casa como procurador jurídico. “Em sua vida, Olímpio foi campeão em todas áreas e sentido, lutador virtuoso e que ofereceu importante contribuição, como político e advogado, ao desenvolvimento de Goiás.”

O ex-prefeito Manoel dos Reis, amigo há décadas de Olímpio Jayme, esteve no velório e no sepultamento. Ele lembra que, como presidente da Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA), por oito mandatos, teve, ao seu lado, o amigo, sempre recebendo orientações e conselhos. “Olímpio foi um companheiro de todas as horas, sempre com ideias e projetos que atendiam aos interesses da sociedade goiana.”

Olinto Meirelles, hoje advogado e deputado estadual na década de 60, ao lado de Olimpio Jayme, prestou o seu depoimento: “Companheiro, amigo, excelente pai de família, importante líder político. Na Assembleia Legislativa, tivemos vários embates, todos eles tendo como razão principal as causas maiores do Estado e da sociedade.”

Eurico Barbosa, jornalista, ex-deputado estadual e conselheiro aposentado do TCE, também resumiu o perfil do colega: “Seriedade, coragem, companheirismo, homem de fé”.

Osmar Novais de Andrade, empresário e agropecuarista, também prestou sua homenagem a Olímpio Jayme: “Tradição, determinação, educação e coragem”.

Joassi Figueiredo, vereador e presidente da Câmara Municipal de Pirenópolis: “Homem de valor, de referência. Um exemplo de vida para todos nós”.

Ex-deputado estadual e ex-prefeito de Pirenópolis, Altamir Mendonça também homenageou Olímpio Jayme: “Ele foi um ícone da política de Goiás. Um vitorioso em todas as iniciativas de sua vida. Homem honrado, puro, não tinha medo dentro da razão”.

Hugo Goldfeld, agropecuarista e presidente da Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA), assim resumiu a sua opinião sobre Olímpio: “Um dos poucos homens com H maiúsculo da política de Goiás”.

Alex Neder, advogado, também opina sobre Olímpio Jayme. “Meu pai, João Neder, sempre me dizia que Olímpio Jayme era um exemplo de vida para todos nós. Pai de família leal, advogado eficiente e político com elevado espírito público. O tipo de político que está desaparecendo, exatamente pela sua correção, honestidade, firmeza de caráter e franqueza ao expor seus pensamentos.”

Valdilei Lemos, prefeito de Vila Propício, também se despediu de Olímpio: “Era um exemplo de pessoa correta, honesta, dedicada à família e aos amigos. Um político idealista, que se dedicava às causas dos mais necessitados”.

Senador Ronaldo Caiado confortou a família. “Venho aqui para abraçar a família, na dor e na tristeza. Olímpio foi um desbravador, um homem destemido e por isso era admirado por várias gerações. O seu exemplo de vida correta fica para todos nós.”

Centenas de pessoas foram se despedir

– Marconi Perillo, governador

– Valéria Perillo, primeira-dama

– Helio de Sousa, presidente da Assembleia Legislativa

– Batista Custódio, jornalista

– Irapuan Costa Júnior,

ex-governador

– Ary Valadão, ex-governador

– Maria Valadão,

ex-primeira-dama

– Manoel dos Reis,

ex-prefeito de Goiânia

– Enil Henrique,

presidente da OAB/GO

– Nivaldo Melo,

prefeito de Pirenópolis

– Ronaldo Caiado, senador

– Roberto Balestra,

deputado federal

– Ovídio de Angelis, ex-ministro

– Sérgio Cardoso, secretário estadual de Articulação Política

– Cel Silvio Benedito,

comandante da PM

– Ten. cel. Bonfim, comando

da PM de Pirenópolis

– Osmar Novais de Andrade, empresário

– Lucas Calil, deputado estadual

– Misael Oliveira, prefeito de Senador Canedo

– Jalles Fontoura, prefeito de Goianésia

– Gilberto Naves, ex-prefeito de Goianésia

– Hugo Goldfeld, presidente da SGPA

– Luiz Armando de Pina, ex-prefeito de Pirenópolis

– Norival Santomé, desembargador

– Itamar de Lima, desembargador

– Vilmar Rocha, secretário estadual de Meio Ambiente

– Deputado Thiago Peixoto, secretário estadual de Gestão

– José Manoel Hunn, diretor da Agrodefesa

– Janio Darrot, prefeito de Trindade

– Álvaro Cassio, delegado de polícia

– Joaquim Mesquita,

secretário de Segurança Pública

– Antônio Cesar Menezes,

juiz de direito

– Joceli Machado, ex-deputado

– Henrique Tibúrcio, secretário estadual de governo

– Waldilei Lemos,

prefeito de Vila Propício

– Francisco Agra,

prefeito de Itapaci

– Francisco Agra Filho,

ex-prefeito de Itapaci

– Edson Abrão, empresário

– Renê Pompeu de Pina,

chefe de gabinete da SIC

– Charlles Antônio, chefe de gabinete da vice-governadoria

– Orcino Gonçalves Júnior, superintendência da SIC

– José Sebba, conselheiro aposentado do TCE

– José Sebba Júnior,

funcionário público

– Cesmar Moura, empresário

– Altamir Mendonça,

ex-prefeito de Pirenópolis

– Felicíssimo Sena, advogado

– Benitez Calil Brandão, empresário

– Rivadávia Xavier Nunes, advogado

– Felisberto Jácomo Filho, advogado

– Castro Filho,

ministro aposentado do STJ

– Eneias Vieira, diretor da Emater

– Luiz Otávio,

ex-prefeito de Inhumas

– Jossivani de Oliveira,

ex-deputado

– Armando Acioly, jornalista

– Valterli Guedes,

presidente da AGI

– Olinto Meirelles, ex-deputado

– Wilton Cerqueira, advogado

– Eurico Barbosa, ex-deputado

– Paulo Magalhães,

vereador em Goiânia

– Cristina Lopes,

vereadora em Goiânia

– Alex Neder, advogado

– Luiz Teixeira,

prefeito de Niquelândia

– Ananias Jayme,

ex-presidente do Sindileite

– Ronaldo de Brito, diretor da Juceg

– Sizenando Jayme Filho,

ex-prefeito de Pirenópolis

– Joassi Figueiredo, presidente

da Câmara de Pirenópolis

– Ricardo Jayme,

diretor da Metrobus

– Suelena Caetano Jayme, promotora de justiça

– Renê Pompeu de Pina,

chefe de gabinete da Secretaria de Meio Ambiente

– Marcio Messias, advogado

– Henrique Sá, ex-presidente

do Tribunal de Justiça

– Luiz Alberto Queiroz, escritor

– Walter Menezes,

ex-presidente da AGI

– Alaor dos Anjgos, diretor da AGI

– Antônio Alencar, presidente

da Associação dos Anistiados

da Caixego

– Levy Alvarenga, advogado

– José Carlos Bretas, vice-presidente do Country Clube

– Frederico Craveiro, empresário

– Hélio de Brito Júnior,

ex-vereador em Goiânia

– Thiago Albernaz,

vereador em Goiânia

– Jamil Pereira de Macedo, desembargador aposentado

– Aureolino Pinto das Neves, advogado

– Marcus Spenciere, empresário

– Sérgio Cruz, empresário

– Leão Macedo, servidor público

Helio de Sousa decreta

luto oficial por três dias

O presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, Helio de Sousa (DEM), no uso de suas atribuições legais, decretou luto oficial por três dias, em razão do falecimento do ex-presidente da Casa de Leis, o advogado Olímpio Jayme, ocorrido ao final da tarde da última terça-feira e sepultado ontem.

Helio de Sousa ofereceu o saguão da Assembleia Legislativa para prestar as últimas homenagens ao advogado, mas a família optou pela realização do velório no Cemitério Jardim das Palmeiras. Para o presidente, o falecimento de Olímpio Jayme é uma perda irreparável para a política e a cultura de Goiás.

O presidente Helio de Sousa ressaltou as qualidades pessoais, profissionais e políticas do ex-deputado Olímpio Jayme: “Ele sempre foi um companheiro e amigo em todas as horas, em qualquer circunstâncias. Um político parceiro, leal. Em minhas campanhas eleitorais, em Goianésia e nas outras cidades do Vale do São Patrício, Olímpio Jayme esteve ao meu lado”.

Durante a sessão extraordinária, na última terça-feira, a pedido do deputado Lucas Calil (PHS), os deputados fizeram um minuto de silêncio em homenagem ao advogado e ex-deputado e ex-presidente da Assembleia, Olímpio Jayme.

Olímpio Jayme nasceu em Pirenópolis, em 1927. Graduado em Direito pela Universidade Federal de Goiás, desde 1958, foi procurador do Estado de Goiás, cargo pelo qual aposentou. Era especialista em Direito Penal e Processual Penal; em Direito Civil e Processo Civil; e em Direito Agrário.

A carreira política de Olímpio Jayme começou na década de 1950. Naquele ano, foi eleito vereador por Goiânia. Tornou-se presidente daquele Parlamento em 1953. O advogado militante viria a ser eleito deputado estadual uma década depois.

Olímpio Jayme foi deputado estadual na 5ª e 6ª legislaturas. Em 1966, foi eleito presidente da Assembleia Legislativa. O advogado teve uma vida ativa na administração pública em Goiás, tendo sido secretário de Estado nas seguintes Pastas: Secretaria do Trabalho, Secretaria de Serviços Sociais e Secretaria de Segurança Pública e Justiça do Estado de Goiás.

O ex-presidente ocupou ainda cargos importantes, como secretário-geral da Sociedade Goiânia de Pecuária e Agricultura do Estado de Goiás (SGPA), em 1983; membro honorário da Associação dos Advogados Criminalistas de Goiás; conselheiro da Associação dos Procuradores do Estado de Goiás; membro da Associação Goiana de Imprensa; e membro da Acadêmia Trindadense de Letras, Ciências e Artes.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias