Home / Política

POLÍTICA

Caiado sinaliza parceria entre DEM e Solidariedade

O DEM está em vias de extinção. Até o prefeito de Salvador, ACM Neto, principal liderança nacional do partido, sabe disto. Neto do fundador do PFL (atual DEM), o finado senador Antônio Carlos Magalhães, ACM Neto é defensor da fusão do DEM com o PTB, o Solidariedade ou com o PSDB. A principal preocupação do neto de "Toninho Malvadeza"(apelido como ACM é conhecido nacionalmente) é com o tempo de televisão do DEM, de apenas 1 minuto e 17 segundos. Candidato à reeleição, ACM Neto quer robustecer os minutos a que tem direito no horário gratuito de rádio e televisão do TRE - Tribunal Regional Eleitoral.

Em Goiás, sob ameaça de perder todos os 17 prefeitos eleitos pela legenda em 2012 para partidos da base governista,  o presidente do DEM, senador Ronaldo Caiado, negocia a filiação de alguns prefeitos ao Solidariedade (SDD), do ex-deputado federal Armando Vergílio, e ao PMDB, do ex-prefeito Iris Rezende. As ligações de Caiado com ACM Neto são muito profundas no DEM.  Em artigo publicado em 31 de março no DM, sob o título "Ronaldo Caiado, uma voz a procura de um cérebro", o ex-senador Demóstenes Torres afirma que ACM Neto ajudou no financiamento da campanha de Caiado ao Senado: “Seguirá as ordens de seu chefe político ACM Neto, que financiou sua última campanha em Goiás e que lhe assegurou, caso perdesse a eleição, o confortável posto de secretário de Saúde em Salvador, em cuja região Caiado costuma passar suas férias às expensas da empresa OAS", sustenta Demóstenes.

Haveria nesta movimentação o indicativo de que Caiado também trabalha para a fusão entre o DEM e o Solidariedade? Ou ainda, que pode trocar o DEM pelo PMDB? Ainda é cedo para avaliar. Quem conhece o PMDB sabe que o partido não caminha com candidatos que não são filiados à legenda. Desde 1982 - com o retorno das eleições diretas para governador -, o PMDB tem lançado candidatos próprios, e nunca apoiou outra legenda. E em 2018 não será diferente. Se Caiado estiver filiado ao PMDB, e conquistar a base do partido, poderá sim ter o apoio da legenda ao seu projeto de ser candidato ao governo do Estado. Caso contrário, o partido irá mobilizar outros nomes, como o jovem deputado federal Daniel Vilela ou líderes experimentados como o prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela.

A movimentação de Caiado no interior foi confirmada por lideranças do DEM no Vale do São Patrício em municípios como Santa Isabel, Ceres e no Norte do Estado, que ouviram do senador a indicação de buscarem filiação no Solidariedade. O aprofundamento das relações de lideranças ligadas a Caiado com o SDD é uma maneira de ambos partidos estarem juntos nas eleições municipais no próximo ano e, mais adiante, em 2018, no pleito estadual. Neste mesmo DM, no mês de junho, com a matéria "Iris Rezende prefeito, Lucas Vergílio vice", onde foi mostrada a articulação para que o deputado federal Lucas Vergílio (filho do presidente do SDD, Armando Vergílio) pudesse ser indicado na  virtual chapa de Iris Rezende à prefeitura: "A opção por Lucas Vergílio, na chapa de Iris Rezende, atende a dois objetivos imediatos: ampliar o contato com o segmento jovem do eleitorado e, em caso de sucesso na empreitada, retornar dona Iris Araújo à Câmara Federal, uma vez que é a primeira suplente da chapa PMDB-SDD", registra.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias