Home / Política

POLÍTICA

Festa republicana em Goiás

  • Marconi e autoridades convertem transferência da capital em evento de exaltação da parceria entre Estados, prefeituras e governo federal
  • Auxiliares da presidente Dilma Rousseff e prefeita da cidade de Goiás destacam atuação republicana do governador
  • Governador anuncia novos investimentos para município e movimenta cidade com agenda carregada de novidades
  • Palácio Conde dos Arcos é aberto para a população e sedia solenidades, anúncio de benefícios para a cidade e eventos culturais variados
  • Governador transita a pé pelas ruas de pedra, conversa com moradores e turistas, atende a todos os pedidos de selfies e movimenta município com agenda da transferência


Acidade de Goiás reviveu a glória e o agito institucional e cultural típicos de grandes capitais estaduais nos três dias da movimentada agenda do governador Marconi Perillo na Transferência dos Três Poderes para a antiga Vila Boa, primeira sede do Estado até a mudança para Goiânia, nos anos 30. Em sua estada na cidade de Goiás, o governador e as autoridades municipais, estaduais e federais presentes fizeram da transferência um evento de exaltação da parceria institucional entre os três níves de governo, numa verdadeira festa republicana.

A programação inundou a cidade de Goiás de eventos e novidades para o município. Marconi abriu as portas do Palácio Conde dos Arcos, antiga residência dos governadores do Estado e sede do Poder Executivo, para solenidades, eventos culturais e anúncio de benefícios para o município. Optou pelo deslocamento a pé, acompanhado pelo vice-governador José Eliton, secretários de Estado, parlamentares e autoridades municipais e federais. No caminho, conversou com os moradores, ouviu elogios e sugestões e tirou centenas de fotos com moradores e turistas.

"Nunca a cidade de Goiás ficou tão agitada em um evento de transferência da capital", comentou uma moradora diante das idas e vindas do governador. A prefeita Selma Bastos, filiada ao PT, confirmou: "A presença e os presentes que o governador Marconi Perillo trouxe para Goiás provam que a parceria administrativa e institucional entre o governo de Goiás e a prefeitura é para valer e está aqui para ficar. É de verdade, sincera", disse a petista, várias vezes, durante os eventos da extensa programação - a prefeita acompanhou o governador em todos.

O subchefe de Assuntos Federativos da Presidência da República, o goiano Olavo Noleto, auxiliar direto da presidente Dilma Rousseff, foi no mesmo tom. Olavo disse que a postura do governador de Goiás revela seu "espírito democrático e de parceria" e que ele administra o Estado acima das questões partidárias. O ministro da Previdência, Carlos Eduardo Gabas, disse que "o governador Marconi tem uma sensibilidade evidente, por se preocupar, acima de tudo, com os interesses da população" e que governa da "forma correta", pautado pelo republicanismo e pela parceria institucional.

Mas o que mais chamou a atenção de todos foi a maneira carinhosa como Marconi tratou a cidade de Goiás e seus moradores. "O governador tem amor por Goiás", disse a prefeita Selma Bastos em um de seus diversos pronunciamentos. Assim Marconi definiu sua ligação com Goiás: "paixão por Vila Boa, amor pela cidade de Goiás e sua memória cultural e histórica", traduzidos no discurso de entrega da Comenda da Ordem do Mérito Anhanguera a ministros, embaixadores, autoridades federais, estaduais e municipais, além de deputados estaduais e federais, prefeitos, artistas e representantes da sociedade civil organizada.

Ao andar pelas ruas de pedra da antiga Vila Boa, Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela Unesco, Marconi conversou com moradores, tirou centenas de fotos, posou para selfies e aproveitou para despachar com a prefeita e auxiliares novas medidas que podem ser tomadas em prol da cidade de Goiás. O governador também acompanhou Selma Bastos em todos os eventos organizados pela prefeitura e marcou presença nas inaugurações de obras federais, como a entrega da UPA da cidade de Goiás e as restaurações dos prédios do Museu da Boa Morte e da Escola de Artes Veiga Valle.

marconi4

marconi5

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias