Home / Política

POLÍTICA

Marconistas divididos contra o PT em Anápolis

O prefeito João Gomes (PT) sai na frente na disputa pela Prefeitura de Anápolis à frente de uma administração muito bem avaliada pela população, pois mantém altos índices de aprovação junto ao eleitorado e conta com aliados de peso e a divisão da oposição.

João Gomes fez o dever de casa, mantendo o ritmo de obras iniciado pelo seu antecessor (e principal cabo eleitoral), Antônio Roberto Gomide (PT). Com ajuda do deputado federal Rubens Otoni (PT), o prefeito continua recebendo recursos oriundos do governo federal para fazer frente a novos investimentos e manter a qualidade dos serviços de educação, saúde e de urbanização.

No plano político, João Gomes mantém a aliança com os partidos que deram sustentação às administrações de Gomide e de sua própria, tentando avançar noutros nichos políticos. De perfil moderado, conciliador, o prefeito cultiva parceria administrativa com os governos federal e estadual, procurando deixar as diferenças ideológicas do lado de fora da administração.

Tucanos divididos

Na cidade de Anápolis, que é um dos maiores polos de desenvolvimento do Estado, o PSDB está dividido em três pré-candidaturas: Ridoval Chiareloto (ex-secretário de Indústria e Comércio no segundo governo de Marconi), o deputado federal Alexandre Baldy e o vereador Fernando Cunha Neto, cujo avô, o ex-deputado federal Fernando Cunha foi um dos principais responsáveis pela vitória de Perillo, em 1998. Além destes, há outros dois nomes com expressão eleitoral que devem caminhar em faixa própria: o vereador e ex-deputado Frei Valdair (PTB) e o deputado estadual Carlos Antônio (SDD).

Ridoval Chiareloto teria vantagem sobre Alexandre Baldy, graças à amizade com Marconi Perillo. Os laços entre o governador e o deputado federal andam estremecidos, desde que Baldy se opôs contra o ajuste fiscal na administração do Estado. Chiareloto bateu chapa, em 2008, contra Gomide, perdendo no segundo turno e, por isto, conta com simpatia do PSDB local. Baldy tem apoio de grupos empresariais, com destaque para o seu sogro, o empresário Marcelo Limírio, fundador da indústria Neo Química e o empresário Carlos Cachoeira.

Fernando Neto é uma jovem promessa da política anapolina.  Seu avô foi cinco vezes deputado federal por Anápolis. Ele está no segundo mandato e está pronto para voos mais altos. A decisão sobre quem será o candidato do PSDB, na “Manchester Goiana”, deve sair da Casa Verde. A “fumaça branca” só sai quando o governador Marconi Perillo assim determinar.

Frei Valdair também já disputou a Prefeitura de Anápolis em mais de uma oportunidade. Já foi deputado estadual e tem penetração no eleitorado católico da cidade. O radialista Carlos Antônio é um comunicador conhecido numa cidade onde as rádios jogam um papel diferenciado no dia a dia dos cidadãos, principalmente nas eleições. Reeleito, está legitimado para colocar o nome na disputa e pode ter como vice um nome querido pelos anapolinos, o ex-deputado estadual José de Lima (PDT).

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias