Home / Política

POLÍTICA

Paulinho defende PDT ao lado do PMDB

O vereador Paulinho Graus (PDT) quer o seu partido junto com o PMDB, nas eleições de 2016. Presidente da legenda brizolista em Goiânia, Paulinho busca ampliar a representação do partido na Câmara Municipal. “Hoje somente eu represento o PDT no Legislativo e a meta é formar chapa para elegermos três vereadores”, frisa.

Paulinho avalia que o ex-prefeito Iris Rezende Machado é  candidato natural da base que, desde 2008, governa Goiânia em aliança com PT e o próprio PDT. Diz que seu partido já está em conversações com o PMDB, mas lembra que o PDT também tem nomes para apresentar para a formação da chapa majoritária ao lado de Iris. “A deputada federal Flávia Morais, o ex-deputado George Morais e o deputado estadual Dr. Antônio são alguns dos nomes que o PDT tem para apresentar na mesa de negociações para compor a vice com Iris”, opina.

O PDT faz parte dos governos da presidente Dilma Rousseff (PT) e do governador Marconi Perillo (PSDB), por isto Paulinho Graus salienta que o partido está aberto ao diálogo com todas as forças políticas, embora entenda que a tendência em Goiânia é de manter-se junto aos partidos que dão sustentabilidade ao Paço Municipal.

Para Paulinho Graus, pode haver dificuldades para a composição da chapa em 2016 entre o PMDB e o PT, diante da manifestação de lideranças do PMDB, e do próprio Iris, em ter o DEM na mesma aliança. Ele aponta dificuldades na convivência política entre o senador Ronaldo Caiado e lideranças do PT, diante das críticas do líder do democratas à presidente Dilma e ao ex-presidente Lula. “Caiado assumiu oposição frontal ao PT. Isto dificulta o diálogo entre os dois partidos, mas penso que ele é uma liderança importante para fortalecer o projeto do PMDB em Goiânia e no Estado”, analisa.

Apaixonado pela história do fundador do PDT, o ex-governador Leonel  Brizola, Paulinho Graus diz que escolheu o PDT para ser sua opção partidária definitiva. “Escolhi o PDT pelo compromisso de Brizola com a educação. Ele, que é um caso único  de político que governou dois importantes Estados da federação – o Rio Grande do Sul, na década de 1960 e o Rio de Janeiro, na década de 1980 –, investiu pesado na educação, sobretudo na escola em tempo integral. Brizola construiu 6.400 escolas no Rio de Janeiro em quatro anos, sendo 650 em tempo integral e isto foi um  marco a ser perseguido por outros governantes”, frisa.

Diante do discurso golpista que tem marcado setores da oposição nos últimos dias, Paulinho Graus retoma a história de Brizola: “Em 1962, à frente do governo do Rio Grande do Sul, Brizola defendeu a democracia contra os golpistas que queriam impedir que o vice-presidente João Goulart (PTB-RS) assumisse a presidência após a renúncia do presidente Jânio Quadros (PTN-SP). Este exemplo de defensa da Constituição e da democracia permanece vivo no PDT e deve servir de exemplo nos dias de hoje”, defende.

No dia 21 de agosto, Paulinho Graus homenageia com o título de Cidadão Goianiense, um dos fundadores do PDT, o ministro do Trabalho Manoel Dias. “Temos que valorizar o partido e suas lideranças.  Hoje em dia tem partidos demais, tem gente querendo criar outros, ou trocar de partido como quem troca de roupa. Nosso compromisso com o PDT e seus ideais é para hoje, amanhã e sempre. E homenagear Manoel Dias é manter viva a chama que Brizola acendeu em todos nós”, concluiu.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias