Home / Política

POLÍTICA

Prefeitura paralisa obras de escolas e creches

As construções de oito Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) estão paradas em Valparaíso de Goiás, no Entorno do Distrito Federal. Algumas delas já deveriam estar em funcionamento, mas a construtora responsável não conseguiu concluí-las até o primeiro semestre deste ano, como estava previsto.

Segundo a secretária de Obras, Cyntia Borges, o município teve que cancelar o contrato com a empresa. Por isso, aguarda autorização do governo federal para contratar uma nova construtora.

“A intenção da empresa quando fechou o convênio com o governo federal, quando participou do regime diferenciado de contratação, era que a obra durasse sete meses e nós tivemos que renovar o contrato uma vez e depois encerramos o contrato com a empresa quando vimos efetivamente que não tem condições de executar a obra”, explicou Borges.

No Setor Chácaras Anhanguera, o canteiro de obras do Cmei não está fechado nem sinalizado, facilitando a entrada de crianças, que brincam entre as estruturadas do local. Com o abandono, materiais de construção foram furtados.

“Ninguém toma providências. Os materiais estão sumindo, o pessoal está levando os materiais e ninguém vem ver o que está acontecendo e fica essa obra parada e o pessoal precisando da creche”, conta o farmacêutico José Carlos Pires.

Pais estão indignados com a demora da obra. “É muito triste. A expectativa das mães era que as creches fossem construídas para os seus filhos para que pudessem trabalhar e dar uma vida melhor para os seus filhos. Isso é dinheiro da população que está sendo jogado fora”, reclama a comerciante Alessandra Fernandes.

O porteiro Marcelo Nascimento da Silva precisa de uma escola para a filha. “É um descaso com a gente. Em vez de estar tudo pronto, entregue para a gente deixar as nossas crianças, a gente está à mercê deles”, lamenta. Apesar do problema com o contrato, a Secretaria Municipal de Obras informou que, até o final do ano, os Cmeis devem ficar prontos.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias