Home / Política

POLÍTICA

Prováveis candidatos a prefeito de Goiânia e Aparecida

A pouco mais de um ano das eleições municipais do ano que vem, em Goiânia, os partidos já se movimentam e tudo indica que pelo menos seis nomes irão disputar a cadeira hoje ocupada pelo prefeito Paulo Garcia (PT). Esse cenário projeta a realização de segundo turno.

Se as eleições para prefeito de Goiânia fossem hoje, as seguintes candidaturas estariam definidas: Iris Rezende (PMDB), Vanderlan Cardoso (PSB), Jayme Rincón (PSDB), Delegado Waldir Soares (partido a ser definido), Adriana Accorsi (PT) e Isaura Lemos (PCdoB)

Iris Rezende é o favorito do PMDB para a disputa no pleito do ano que vem. O ex-prefeito se movimenta internamente no partido, estimula candidaturas à Câmara Municipal e evita tratar de eleições publicamente. Sequer concede entrevistas para tratar da futura batalha eleitoral. Outros nomes são lembrados: deputado estadual e presidente do Diretório Metropolitano, Bruno Peixoto, vice-prefeito Agenor Mariano e o ex-deputado federal Sandro Mabel.

O empresário Vanderlan Cardoso (PSB) vai transferir seu domicílio eleitoral de Senador Canedo para Goiânia, onde pretende concorrer à prefeitura. A boa votação que obteve, na Capital, na disputa pelo governo do Estado, ano passado, estimula Vanderlan a entrar no páreo. O empresário pretende realizar uma campanha independente de grupos políticos, de olho num possível segundo turno, já que tem a simpatia do Palácio das Esmeraldas.

O PSDB tem sete pré-candidatos à prefeitura, mas o empresário Jayme Rincón, presidente da Agência Goiana de Transportes e Obras Públicas (Agetop), sai à frente. O perfil de "tocador de obras e gestor eficiente" beneficia Rincón. Os deputados federais Delegado Waldir, Fábio Sousa e Giuseppe Vecci, e o estadual Mané de Oliveira, e ainda o vereador Anselmo Pereira colocam seus nomes à disposição do PSDB.

O que se sabe é que apenas o Delegado Waldir admite deixar o ninho tucano para abrigar-se em outra legenda, caso seja preterido na escolha do candidato ao Paço Municipal. Semana passada, o deputado pediu às direções do PSDB definição de critérios e escolha do candidato até 30 de setembro, data-limite para o político que deseja mudar de legenda para disputar as eleições de 2016. Se deixar o PSDB, Delegado Waldir tem dito que não irá romper com o governador Marconi Perillo.

A preferência do PT de Paulo Garcia é a de indicar o candidato a vice-prefeito em uma eventual aliança com o PMDB, tendo Iris Rezende como candidato a prefeito. Caso não prosperem as negociações com os peemedebistas, o PT deve lançar a deputada estadual Adriana Accorsi. Existem duas outras opções petistas: ex-reitor da Universidade Federal de Goiás e suplente de deputado federal Edward Madureira e o deputado estadual Humberto Aidar.

O PCdoB, a exemplo das eleições de 2012, deve lançar a deputada estadual Isaura Lemos, atendendo uma recomendação da direção nacional, no sentido de que os comunistas tenham candidatos em todas as capitais do País.

protagonistas

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias