Home / Política

POLÍTICA

Misael: “Vanderlan segue seu caminho, vou cuidar do meu”

Aliados políticos em várias eleições, o prefeito Misael Oliveira (PDT) e o empresário e ex-prefeito Vanderlan Cardoso (PSB) vão seguir caminhos diferentes na disputa pela Prefeitura de Senador Canedo, ano que vem. "Vanderlan Cardoso está fazendo a sua opção, de ter outro candidato em Senador Canedo. Eu respeito e vou seguir focado no meu trabalho."

Misael Oliveira foi eleito prefeito de Senador Canedo, em 2012, com o apoio do ex-prefeito Vanderlan Cardoso. "Tenho gratidão por Vanderlan. Nós nunca brigamos, sequer discutimos. Enfrentei diversos obstáculos para defendê-lo. Se ele, agora, prefere outro candidato a prefeito em nossa cidade, eu respeito."

Misael Oliveira, que vai concorrer à reeleição em 2016, confirmou que há 60 dias não conversa com Vanderlan Cardoso. "Não tenho motivos para falar mal dele. Vanderlan foi um bom gestor em Senador Canedo. Eu o apoiei nas duas vezes que concorreu ao governo de Goiás. Fui leal a quem me ajudou."

O principal motivo para o distanciamento entre Misael e Vanderlan é a decisão do PSB de lançar o empresário Zélio Cândido à sucessão em Senador Canedo. Os seguidores do ex-prefeito dizem que Misael Oliveira está desgastado perante a população da cidade (são 128 mil habitantes), o que levou os dois aliados ao rompimento político.

Em entrevista à rádio Clube-FM, Misael Oliveira diz que deseja "sucesso" a Vanderlan Cardoso na sua empreitada como candidato a prefeito de Goiânia. "Espero que tenha sucesso em mais um projeto eleitoral, desta vez na Capital. Ele vai cuidar de sua candidatura em Goiânia e eu da minha em Senador Canedo."

Seguidor de Marconi Perillo desde a campanha eleitoral de 1998 – só não apoiou o tucano nas eleições de 2010 e 2014 em primeiro turno, por estar com Vanderlan –, o prefeito Misael Oliveira procurou o governador para buscar respaldo a sua administração e ao seu projeto de concorrer à reeleição em Senador Canedo. "Disse a Marconi que preciso das parcerias administrativas e do apoio para as eleições do ano que vem em minha cidade."

O prefeito adiantou que até 30 de setembro vai decidir se permanece no PDT ou se ingressa no PSDB. "Estou analisando a conjuntura política e o quadro partidário em Senador Canedo. Preciso aglutinar o maior número possível de forças políticas e de partidos em torno de uma possível candidatura à reeleição. Convivo bem com as direções do PDT e do PSDB e, mais à frente, vamos tomar a decisão."

A expectativa de Misael Oliveira é a de disputar a reeleição contra um nome indicado por Vanderlan, mas sem o engajamento efetivo do líder do PSB, que estará voltado para a campanha eleitoral na Capital.

Sem atritos

Vanderlan Cardoso evita tratar das questões políticas de Senador Canedo, sob a justificativa de que está focado no trabalho de fortalecimento do PSB em todo o Estado. Ele nega que esteja rompido com Misael Oliveira, mas deixa no ar que poderá não apoiar a reeleição do prefeito de Senador Canedo.

Políticos e vereadores ligados a Vanderlan, entretanto, asseguram que prefeito e ex-prefeito estão, efetivamente, rompidos e, dificilmente, estarão juntos nas eleições de 2016. Consta que pessoas próximas a Vanderlan não ocupam mais cargos na administração de Senador Canedo.

Vanderlan e Misael já não se encontram há mais de 90 dias, o que estimula as especulações sobre afastamento.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias