Home / Política

POLÍTICA

Rincón: Marconi entrará “de cabeça” nas eleições

Pré-candidato ao cargo de prefeito de Goiânia, Jayme Rincón, presidente da Agetop, afirma que o governador Marconi Perillo entrará "de cabeça" na campanha do PSDB e aliados na Capital em 2016. "A base está unida. O governador apoiará o candidato que for escolhido independentemente do nome. Marconi tem um compromisso muito grande com Goiânia. Ele tem executado ações muito firmes na capital e irá entrar de cabeça nas eleições de 2016."

Jayme Rincón ressalta que o governador tem compromisso de resgatar a Capital, "a cidade que já foi orgulho dos goianienses e que hoje vive dificuldades administrativas, herança das gestões de prefeitos como Iris Rezende", argumenta.

Para o tucano, o governador será o "principal cabo eleitoral" das eleições do ano que vem em Goiânia. E justifica: "Quem anda pela cidade, vê a presença do governo Marconi, de forma marcante. São obras como o Hugol, reforma do Autódromo Internacional Ayrton Senna, o Centro de Excelência de Esportes, o sistema de água Mauro Borges, as duplicações das rodovias que saem da Capital e tantas outros benefícios que enchem os olhos da população."

Jayme Rincón, em entrevista ao site Diário de Goiás, avalia que, antes de definir o nome para a disputa ao Paço Municipal, o PSDB e aliados devem elaborar um projeto para a cidade de Goiânia, que responda os anseios da população.

Questionado se é o preferido do governador para a disputa, Jayme Rincón diz que o mais importante neste momento é a elaboração de um projeto e não a definição de um nome. "Tenho dito e repetido que nós não devemos agora discutir nomes. O PSDB tem uma tarefa muito grande com partidos da base aliada, que é um movimento para que a gente consiga identificar todos os problemas que Goiânia tem vivido atualmente, fruto de mais de 12 anos de administrações equivocadas que levaram nossa cidade a situação que ela está hoje. Portanto, acho que o PSDB deve discutir o projeto e proposta para Goiânia, depois de definidos os projetos e propostas, aí sim o nome deverá ser analisado", analisa.

O presidente da Agetop ressaltou que a base aliada possui bons nomes para a disputa eleitoral na Capital, em especial o PSDB. Ele diz não concordar com especulações de que há divergências internas no tucanato. Argumenta que, ao contrário de outros partidos, os tucanos têm nomes a serem apresentados para uma disputa, ao contrário, segundo dele, de outras legendas partidárias, em especial o PMDB.

"O PSDB tem bons nomes, às vezes as pessoas ficam dizendo que o partido está desunido, ou está tendo briga. Felizmente, temos bons nomes para apresentar, o que não acontece em outros partidos, por exemplo, o PMDB não tem nenhum nome, a não ser o do ex-prefeito Iris Rezende Machado, que para mim já deu sua contribuição para Goiânia. A cidade está precisando de sangue novo, ideias novas, projetos novos. Acho que é importante, pois engradece o partido", relata.

Definição do nome

Quanto a critérios para definição do nome para disputar as eleições em Goiânia, Jayme Rincón analisou que não existe um único para se chegar ao consenso e voltou a ressaltar que, primeiramente, a base aliada precisa estar com projeto pronto. "Não existe um critério único, nós temos que nos atentar para o anseio da população. Nós temos que definir o projeto para saber o que vamos oferecer a população e, em cima deste projeto, definirmos o nome que caiba e encaixe neste perfil que a cidade que", avalia.

Em encontro com a direção do PSDB Metropolitano, semana passada, Jayme Rincón colocou seu nome à disposição do partido para a disputa à sucessão do prefeito Paulo Garcia (PT) e aceitou participar de um seminário para a definição dos critérios que vão culminar com a escolha do candidato. "Temos que dialogar internamente, analisar as pesquisas qualitativas e quantitativas para chegarmos ao perfil ideal do futuro candidato do PSDB e dos aliados."

Tucanos definem encontros regionais para atrair prefeitos e novos filiados

A nova Executiva estadual do PSDB, presidida por Afrêni Gonçalves, tem reunião, hoje, para definir locais e datas dos 12 encontros regionais que pretende realizar, este ano, em busca de adesões de prefeitos, vereadores e novos filiações que possam concorrer às eleições do ano que vem. Só do PMDB deverão ser 10 prefeitos, e do DEM, oito, de acordo com os primeiros levantamentos.

O secretário estadual de Articulação Política, Sérgio Cardoso, também participará da reunião do comando tucano.

A pauta da reunião está relacionada também às questões administrativas, com preocupação fundamental na estruturação do partido nos diversos municípios, mas não está descartada uma análise política sobre o cenário da eleição municipal do ano que vem.

Os novos dirigentes tucanos foram eleitos em convenção realizada em 16 de junho. Além de Afrêni Gonçalves, atual diretor de expansão da Saneago, fazem parte da nova executiva dos deputados José Vitti (1º vice-presidente), Gustavo Sebba (2º vice-presidente) e Lêda Borges (3ª vice-presidente), além de João Meirelles (secretário-geral) e Paulo de Jesus (tesoureiro).

Liderado pelo governador Marconi Perillo, o PSDB hoje é o maior partido de Goiás com seis deputados federais (Giuseppe Vecci, João Campos, Delegado Valdir, Célio Silveira, Alexandre Baldy e Fábio Sousa), além de sete estaduais, a saber: Nédio Leite, Marquinho Palmerston, Gustavo Sebba, Iso Moreira, José Vitti, Mané de Oliveira e Lêda Borges. O suplente Júlio da Retífica encontra-se no exercício do mandato em razão da indicação de Lêda Borges para a Secretaria de Promoção Social.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias