Home / Política

POLÍTICA

'Antes de criticar Dilma, se coloquem no lugar dela', diz Lula

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira (27) em Valente, sertão da Bahia, que as pessoas devem "se colocar no lugar" da presidente Dilma Rousseff antes de criticá-la."Cada um de vocês precisa ajudar a Dilma. Quero que vocês imaginem a pressão que esta mulher está sofrendo, a dificuldade que ela está passando. Antes de criticar ela [sic], se coloquem no lugar dela", disse Lula.

O ex-presidente afirmou que o país só vai melhorar se cada um "virar um deputado, governador e presidente" e "não deixar que os companheiros, sozinhos, arquem com a responsabilidade".Também pediu que os brasileiros julguem o trabalho da presidente não pelo primeiro ano, mas pelos quatro anos do mandato. Dilma está no primeiro ano de seu segundo mandato na Presidência.

Esta foi a segunda visita de Lula à Bahia em uma semana. Na última sexta-feira (20), o ex-presidente participou de um ato no dia da Consciência Negra em Salvador, quando foi recebido com vaias.Em Valente, em um discurso otimista, Lula comparou os governos petistas aos anteriores e disse que Dilma "conseguiu segurar a crise" e "gerar empregos" até o fim do ano passado.

Mesmo assim, afirmou que a presidente teve que "parar para dar uma arrumada na casa". E creditou a crise aos países desenvolvidos: "Eles fizeram uma crise e ainda não resolveram".

SINDICATOS

Em nenhum momento do discurso Lula fez referências à Operação Lava Jato ou a escândalos de corrupção. Ele saiu pelos fundos sem dar entrevista.No interior da Bahia, o ex-presidente falou para uma plateia de trabalhadores rurais no ato "Territórios da Cidadania", organizado pela "Rede Nacional de Colegiados Territoriais", formada por cooperativas e sindicatos rurais.

O evento se resumiu a sete discursos de sindicalistas, servidores federais, o governador Rui Costa (PT) e o ex-presidente Lula. Ao fim da fala do petista, o ato foi encerrado.O ato foi custeado pelas cooperativas rurais, que bancaram a montagem de uma estrutura com equipamento de som e dois telões alugados por R$ 6.000 de uma empresa da cidade vizinha de Serrinha.

Antes do início do evento, os telões transmitiam discursos do ex-presidente durante a campanha presidencial de 2010, que elegeu Dilma para seu primeiro mandato.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias