Home / Política

POLÍTICA

Caiado defende maior participação das mulheres na política

Em defesa de uma maior representatividade da mulher na política atual, o senador Ronaldo Caiado (Democratas) esteve neste sábado (07/10) em Goiânia para participar do 1º Encontro Mulher 25, que reuniu lideranças femininas que têm como objetivo reforçar os quadros do Democratas no interior de Goiás e na região metropolitana. O evento foi representado por municípios como Itapuranga, Mossâmedes, Bom Jardim, Caçu, Mineiros, Araguapaz, Anápolis, Cristalina e Faina, dentre outros.

O incremento da presença feminina em cargos públicos foi defendido pelo senador, que lamentou que o Congresso seja composto por apenas 10% de mulheres. Para o senador, o caminho para mudanças é melhorar os mecanismos da política, por meio de uma reforma política consistente, de modo que a presença feminina seja estimulada. “A participação da mulher na política precisa sair do discurso. Este tem sido meu empenho desde que trabalhei pela primeira vez na reforma política: que elas tenham condições realmente de assumir cargos públicos e mudar esse quadro de pouca representatividade atual”, disse o líder do Democratas no Senado.

Segundo o senador, o Democratas tem aberto suas portas de forma efetiva para as mulheres, rechaçando a ideia de atraí-las apenas como cotistas, em obediência a uma lei federal. “Tenho orgulho de ter na sigla lideranças políticas de todo o Estado que efetivamente participam dos momentos de decisão, que trazem suas ideias e necessidades. O Democratas não enxerga a mulher apenas como cotista, como número para composição de chapa. Elas são parte integrante do Democratas”, disse.

Fortalecimento

A presidente do Democratas Mulher de Goiás, Helizângela Alves, afirmou que o foco da sigla hoje é elaborar políticas públicas que atendam aos anseios das mulheres. De acordo com ela, o senador tem se mostrado aberto a ideias e solicitações de emendas que tratam de temas como a saúde da mulher e a violência doméstica. “O Democratas quer ampliar o número de militantes e de lideranças com mandatos. Eventos como esse são fundamentais para unir o partido e trazer novas ideias”, resumiu.

Esta também é a visão da vice-presente do Democratas Mulher Metropolitano. “O nosso objetivo é atrair líderes mulheres nas regiões para que possam integrar um novo movimento na política. Sei que juntas somos mais fortes. O amanhã que queremos precisa ser construído hoje”, defendeu.

Para a presidente do Democratas Mulher Metropolitano, Mariana Gidrão, o momento é de conscientizar as mulheres para uma maior participação na política. “É preciso quebrar o preconceito que muitas têm com a política. O Democratas está no melhor momento para isso. Queremos estar em harmonia com a política que nosso senador Ronaldo Caiado está apresentando”, elogiou.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias