Home / Política

POLÍTICA

“Escolha de deputado do ano é o reconhecimento ao nosso trabalho”

A tradicional eleição dos políticos mais influentes, realizada pelo Clube dos Repórteres Políticos de Goiás confirmou o crescimento de alguns nomes no cenário estadual. Apenas em seu segundo mandato na Assembleia Legislativa (Alego), Carlos Antonio (SD) foi um dos principais destaques do evento, sendo escolhido, na sexta-feira, 20, o deputado estadual do ano com 16 votos.

O parlamentar também se notabilizou pelas ações realizadas na Comissão da Criança e do Adolescente da Assembleia Legislativa, que preside pela segunda vez consecutiva. “Trata-se apenas de uma de nossas frentes de trabalho, mas sem dúvida foi onde nossa atuação como deputado começou a ganhar destaque”, explica Carlos Antonio.

O trabalho desenvolvido na Alego e, principalmente, junto aos conselhos tutelares de todos os municípios goianos, foi fundamental para o aparelhamento desses órgãos, que, em sua maioria, careciam de estrutura para atender as demandas de proteção às crianças e adolescentes. “Pudemos ajudar diretamente nessas questões obtendo veículos e equipamentos para os conselhos, além de colaborar na solução de diversas ocorrências. Creio estarmos cumprindo um bom papel, que tem, inclusive, o reconhecimento da população”, detalha o deputado.

O êxito das ações da Comissão da Criança e do Adolescente da Alego, associado à expertise adquirida sobre o tema, levaram o parlamentar a outra importante empreitada: a presidência da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) de Violação de Direitos da Criança e do Adolescente, criada pelo Decreto Administrativo nº 2.639, de 26 de maio de 2015, com a finalidade de investigar a prática de abuso sexual, adoção irregular e exploração do trabalho infantil em municípios do Estado de Goiás, em especial nas cidades de Cavalcante e Hidrolândia.

Em seis meses de trabalhos, a CPI já avançou bastante na discussão do abuso sexual, com o levantamento de casos em várias cidades, em especial naquelas onde as ocorrências são mais frequentes. “Buscamos informações, averiguamos as denúncias, cobramos ações das prefeituras e a execução efetiva dos programas de defesa das crianças e adolescentes”, diz Carlos Antonio.

O mesmo acontece em relação à exploração do trabalho infantil, recorrente em Goiás ao ponto de colocar o Estado entre aqueles em situação mais delicada no País. “Temos quase 30 municípios na lista daqueles em situação de alerta e calamidade nesse aspecto. Estamos atuando em parceria com o Ministério Público do Trabalho e outros parceiros para diagnosticar e combater essa exploração”, conclui o parlamentar.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias