Home / Política

POLÍTICA

Maioria dos eleitores não fez recadastramento em 3 cidades

Outros municípios goianos já estão com até 85% do eleitorado atualizado


O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Goiás realiza recadastramento biométrico em 98 cidades de Goiás. Em Rio Verde e Jataí, no sudoeste goiano, e Itumbiara, no sul do estado, moradores têm de enfrentar até 3 horas de filas, pois a maioria dos eleitores resolveu procurar o cartório faltando menos de 2 meses para o fim do prazo.

Em Rio Verde, os pontos de cadastramento da biometria funcionam das 8h às 17h.  Nesta quinta-feira (7), às 3h já tinha gente aguardando na fila do cartório da cidade. A meta do TRE é cadastrar, pelo menos, 800 pessoas por dia até 26 de fevereiro, data em que se encerra o trabalho na cidade, em Jataí e Itumbiara.

De acordo com o chefe de cartório da zona 136 da capital, Breno Augusto de Oliveira, a maior dificuldade do processo é o fato de a população deixar para procurar os cartórios eleitorais somente na reta final do recadastramento.

“Todos os anos temos o desafio de colocar a disposição da comunidade um aparato que comporte o recadastramento. Mas temos que contar com a parceria da população, que tem que procurar”, afirmou Oliveira.

Segundo ele, a procura nos primeiros meses de recadastramento foi muito baixa. “A gente notou que nos primeiros meses a gente não tinha nenhum atendimento praticamente. Agora, se aproximando do final, a população forma filas”, disse.

Os moradores de Jataí reclamam do baixo número de funcionários no cartório eleitoral. Devido às festas de fim de ano, o efetivo foi reduzido e, segundo o TRE, deve ser normalizado já nesta quinta-feira (7). A média de 100 eleitores cadastrados por dia deve ser aumentada para 500, de acordo com o TRE.

Segundo Breno Augusto de Oliveira, o atendimento deve ser otimizado nesta reta final. “O TRE deve ampliar um pouco mais a rede de atendimento. A gente faz isso nos últimos meses para tentar diminuir o sofrimento das pessoas que vão fazer o recadastramento”,  declarou.

O recadastramento biométrico serve para garantir a segurança e identidade do voto, segundo o TRE. Conforme o chefe de cartório, o voto com biometria dá garantias não só ao voto, como também serve para alimentar um sistema que pode servir, por exemplo, como uma forma de combate de criminalidade, alimentando um banco de dados de impressões digitais. “É um cadastro muito completo”, ressalta.

Outros 26 municípios, como Goiânia e Região Metropolitana, já participam das eleições com o voto biométrico desde 2014.

Catalão


Em Catalão, região sudeste de Goiás, a situação é oposta à de Rio Verde, Jataí e Itumbiara. Na cidade, cerca de 70% dos eleitores já estão em dia com a Justiça Eleitoral e fizeram o recadastramento. Em Ouvidor, município vizinho, o índice chega a 85%. O prazo nas duas cidades termina no dia 29 de janeiro. Com a proximidade do fim do processo, aumenta a procura. As filas também se tornaram comuns na reta final.

Quem não faz o recadastramento biométrico pode enfrentar várias dificuldades, como não tirar passaporte, não pode tomar posse em cargo público, não consegue obter empréstimo em qualquer estabelecimento de crédito, não renova matrícula em escolas e universidades oficiais, nem consegue requerer aposentadoria ou receber benefícios do INSS. (Com informações do G1GO)

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias