Home / Política

POLÍTICA

FGM apresenta novos conselheiros e instrumentos de capacitação aos municípios

Na manhã da última quinta-feira (18), o auditório Nelson Américo da Costa, na sede da Federação Goiana de Municípios (FGM), recebeu a reunião do Conselho Deliberativo da instituição. Entre as principais pautas discutidas no encontro destacaram-se o anúncio de quatro novos conselheiros e a apresentação de e-cadernos e ferramentas que podem contribuir para o desenvolvimento da gestão municipal.

Na abertura da reunião, o presidente da FGM, Divino Alexandre, fez um convite aos conselheiros para participarem do Encontro Nacional da Associação Brasileira de Municípios (ABM), nos dias 2 e 3 de março, e da XIX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, entre os dias 9 e 12 de maio, no Centro de Convenções de Brasília. Outro ponto importante foi a apresentação dos cadernos de capacitação técnica. “Todos os órgãos de fiscalização estão avançando em relação à tecnologia e os prefeitos encontram imensas dificuldades para acompanhar esse ritmo. Esses cadernos visam justamente promover uma capacitação técnica dos profissionais ligados à prefeitura”, pontuou Divino Alexandre.

Anúncio de novos conselheiros


A manhã também foi de anúncio de novos conselheiros na Federação. Anunciados pelo presidente da entidade e pelo advogado Célio Sanches, os prefeitos de Diorama, Edison Ferreira da Silva; de Urutaí, Nelson Donizete Ferreira; de Serranópolis, Sidinei Pinheiro; e de Buriti de Goiás, Eliés Alves, assumiram os postos no Conselho Deliberativo da FGM.

Eliés vê esse novo compromisso como algo desafiador, mas acredita que poderá desempenhar um bom papel junto à entidade. “Eu nunca tinha assumido algo assim, como conselheiro de um órgão que representa os municípios. Porém, podemos conquistar muitos benefícios para os gestores municipais, principalmente neste momento de crise”, pontuou o prefeito de Buriti de Goiás.

Ferramentas de capacitação


A manhã também foi destinada para a apresentação de instrumentos que podem contribuir para que os gestores municipais avancem na administração local. Divino Alexandre comentou sobre os benefícios da Escola Goiana de Gestão Pública e do Portal Legisla Web. "A parceria entre a FGM e a DPM - Delegações de Prefeituras Municipais - visa justamente a capacitação do gestor municipal, uma vez que os tribunais estão avançando em relação às tecnologias e as prefeituras estão ficando para trás", comentou Divino.

Outra ferramenta apresentada durante a reunião foi um aplicativo para smartphones e tablets que permite a população marcar atendimentos de pequena complexidade no SUS. O instrumento foi divulgado pelo prefeito de Inhumas, Dioji Ikeda, que ressaltou que os inhumenses serão os primeiros a testarem o aplicativo. "Além de facilitar esse atendimento, permitindo que o paciente não se desloque até a UBS - Unidade Básica de Saúde, a ferramenta gera um banco de dados que permitirá os municípios fazerem o mapeamento de cada área para a prevenção e o combate de doenças", explicou Dioji.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias