Home / Política

POLÍTICA

Henrique Arantes oferece apoio que pode beneficiar população de 15 municípios

Falta de um laboratório que seja credenciado ao Ipasgo faz moradores deslocarem mais de 200 quilômetros para realizar exames clínicos

O deputado estadual Henrique Arantes (PTB) ofereceu apoio ao município de Simolândia que busca por credenciamento de um laboratório de análises clínicas, junto ao Ipasgo, para atender demandas de outros 15 municípios da região Nordeste de Goiás. Na última segunda-feira (1º/02), o parlamentar reuniu o presidente da instituição, Francisco Taveira Neto, com lideranças de Simolândia, representados pelo vereador Ruben de Sousa Lacerda (PROS) e pelo empresário Lucas Cavalari.

Henrique Arantes foi informado pelo vereador que o mais próximo instituto clínico credenciado ao Ipasgo fica localizado em Formosa, a quase 200 quilômetros de Simolândia. “Os usuários do serviço precisam fazer um longo percurso e gastam mais de quatro horas de viagem para realizar um único exame. Com isso tudo, ainda gastam muito dinheiro para completar o trajeto”, argumentou o deputado.

Demanda


Devido à distância, os pacientes acabam optando por irem a Simolândia onde há um laboratório de análise clínica, porém, o mesmo ainda não possui credenciamento no Ipasgo. O empresário Lucas Cavalari confirma que um único instituto clínico, na cidade, recebe a demanda de 15 municípios e afirma que sempre há reclamações, principalmente pela falta de um estabelecimento credenciado.

Durante a reunião, Taveira Neto teria confirmado que deverá estudar a possibilidade, já que os grandes municípios e polos regionais do Estado ficam sobrecarregados com os pacientes de cidades menores. Em muitos casos, a descentralização poderia até ser uma opção para minimizar problemas como esses.

Henrique Arantes reconhece que será necessária a realização e adequação aos procedimentos burocráticos, caso seja possível efetivar a credencial, para que tudo se encaminhe de acordo com a legislação estadual. "O importante é que a demanda foi apresentada e o diálogo foi iniciado", concluiu Arantes.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias