Home / Política

POLÍTICA

“PT não é mais o partido dos pobres, mas dos corruptos”

·        92% dos entrevistados acreditam que a corrupção sempre vai existir no Brasil

·        Apesar da instabilidade no país, brasileiros desejam que Operação continue

A pesquisa ‘Pulso Brasil: Corrupção, PT e a Lava Jato’, realizada pelo instituto global de pesquisa Ipsos, entre 13 e 27 de janeiro, destaca que o “PT não é mais o partido dos pobres, mas dos corruptos”, com afirma o estudo ao analisar o impacto da Operação Lava Jato nos partidos, visto que 71% dos entrevistados concordam que a operação “está mostrando que o PT é o partido mais corrupto que os outros partidos”. A pesquisa ainda destaca que, em 2002, 28% dos entrevistados tinham o PT como partido preferido, mas em 2016, apenas 6% têm como preferência o Partido dos Trabalhadores.

Com as investigações da Operação Lava Jato, o PT foi o partido que mais sofreu dano de imagem. Para o presidente da Ipsos Public Affairs nos EUA – área responsável pelas pesquisas de opinião pública, eleitoral e de reputação corporativa –, Cliff Young, trata-se de um dano de grande impacto ao PT. “É uma mudança de imagem significativa. O Partido dos Trabalhadores, que era visto como o que mais defendia os pobres em março de 2007, agora passa a ser visto como o que tem os políticos mais corruptos. Por outro lado, partidos como PSDB e PMDB não parecem ter um posicionamento explícito – há um espaço imenso a ser ocupado”, afirma.

O estudo também destaca que 92% dos entrevistados – 1.200 brasileiros de todas as classes sociais em 72 municípios nas quatro regiões do país – acreditam que o país está no rumo errado e que a corrupção sempre vai existir no Brasil. Apesar da instabilidade política e econômica que as investigações da Polícia Federal têm trazido, 90% dos entrevistados desejam que a Operação Lava Jato continue e que “as investigações sigam até o fim, custe o que custar”, aponta o levantamento.

Nesta pesquisa de janeiro, o governo da presidente Dilma Rousseff (PT) foi considerado ruim/péssimo por 79% dos entrevistados e 60% das pessoas ouvidas apóiam o impeachment. Em 2007, o PT era considerado o partido que falava a linguagem do povo e que defendia os pobres, enquanto partidos como PMDB, PSDB e PFL eram considerados partidos de oposição, em defesa dos ricos           e com pessoas mais preparadas para governar.

Em 2016, a população entrevistada acredita que nenhum partido defende os pobres, que o Democratas (DEM) tem pessoas mais preparadas para governar e a REDE tem os políticos menos desonestos. Já o PT, é avaliado como o partido com mais corruptos, no entanto, fala mais a linguagem que o povo entende. O PSDB e o PMDB são considerados de oposição e os partidos que mais defendem os ricos, além de defenderem a redução de impostos e, em parte, tem as pessoas mais preparadas para governar.

Lula e PT


O estudo revelou que o escândalo da Lava Jato mostra que o ex-presidente Lula (PT) “é tão corrupto quanto os outros políticos” e que quando era oposição falava uma coisa, mas após ter assumido o governo fez diferente do que falou. Apenas 25% dos entrevistados afirmaram que Lula é um político honesto

A pesquisa também analisou a imagem do PT após a Lava Jato. 83% dos entrevistados responderam que “quando o PT era oposição falava uma coisa; agora que é governo faz tudo diferente do que falava”. 82% destacam que o partido não tem mais moral para falar em ética e 81% acreditam que o governo do PT gasta muito e faz pouco. 64% dos entrevistados acreditam que Lula gastou muito e fez pouco no período em que governou.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias