Home / Política

POLÍTICA

Valéria Pettersen explica avanço de Aparecida de Goiânia

A secretária de Projetos e Captação de Recursos de Aparecida de Goiânia, Valéria Pettersen, tem na ponta da língua a explicação para o desenvolvimento constatado nos últimos anos no município, que ocupa a quinta posição em desenvolvimento no Brasil, segundo ranking da Revista Exame. Para ela, o foco nas propostas de cada área do governo e o cuidado na elaboração de projetos referentes a empréstimos, obras e serviços, desde o momento da concepção, tem diminuído o tempo para execução e zerado o índice de nulidade ou inconstitucionalidade das propostas, cuidadosamente analisadas antes de seguir para execução.

A experiência de Valéria com a elaboração de projetos e planejamento estratégico tem sido fundamental na atuação da auxiliar, que assumiu a secretaria após experiência de sucesso à frente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Aparecida de Goiânia. Nascida em Arapoema, no Tocantins, e formada em pedagogia, ela atuou por mais de 20 anos na área de educação, quando conheceu todas as regiões da cidade e conseguiu identificar as demandas existentes além das questões educacionais. "Na verdade, a experiência na área de educação me possibilitou enxergar muitos outros problemas da cidade", lembra ela, que tinha contato direto com a comunidade escolar.

Convidada pelo prefeito Maguito Vilela (PMDB) para comandar o setor de projetos do município, Valéria relata que a atual gestão não teve nenhum episódio de multa, devolução de recursos ou processos referentes à má execução de projetos, em quaisquer áreas. "Todas as vezes que o Ministério Público nos questionou, tínhamos as respostas", ressalta ela, que antes de assumir o cargo em Aparecida, desenvolveu projetos de sucesso na área de educação em município vizinhos, como Senador Canedo, Caldazinha e Hidrolândia. Hoje, completa a secretária, Aparecida é referência na elaboração dessas matérias, tanto no atendimento à legislação, quanto no licenciamento, seja da Prefeitura ou ambiental.

Para Valéria, esse novo modelo de gestão foi essencial para o crescimento da cidade. "A parte técnica da nossa secretaria forma um conjunto perfeito com a força política que Maguito Vilela possui, a nível estadual e federal, o que faz a engrenagem funcionar muito bem", avalia. A pasta realiza e acompanha toda a parte de prestação de contas, cartas consulta, cartas propostas, justificativas e captação de recursos junto à Caixa Econômica Federal, União, Estado e Terceiro Setor. "Nosso papel é manter a cidade regular no Cadim (Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal) e evitar que o próprio prefeito ou secretários caiam em erros de improbidade", explica.

Hoje, a Secretaria de Projetos e Captação de Recursos de Aparecida de Goiânia funciona como uma intermediária por onde passam todos os projetos da cidade, nas mais variadas áreas, seja saúde, educação ou infraestrutura. "Garantimos que o projeto siga para seu destino redondo, sem vícios que impeçam sua execução", emenda a secretária. Esse filtro garante a rapidez entre a captação e execução, o que possibilitou um avanço da atual administração, que executa obras em todas as regiões da cidade. "Para se ter uma ideia do que isso representa, tínhamos, no início do governo Maguito, duas unidades básicas de saúde (UBS). Hoje, são 29, sendo 15 entregues e 14 em fase final de construção", exemplifica.

Pretensão política

A experiência na elaboração e execução dos projetos fez com que Valéria alcançasse prestígio e reconhecimento dentro da própria prefeitura e na Câmara. "Nunca tive problemas com nenhum vereador", ressalta. O perfil executivo fez com que seu nome fosse considerado para disputar a próxima eleição municipal, com o aval do atual prefeito. "Um dia, numa conversa, ele (Maguito) disse que eu tinha perfil. Foi quando comecei a pensar nessa possibilidade", relembra. Atualmente, ela concilia a agenda de secretária com os encontros políticos, realizados fora do horário de expediente.

De acordo com Valéria, a pré-candidatura tem sido bem recebida pelas lideranças da cidade. "Muitos me conhecem daquele tempo em que eu visitava os bairros para diagnosticar os problemas dos alunos que, na verdade, incorporavam uma série de outras demandas de infraestrutura, saúde, entre outros", diz. "O problema de um aluno com aprendizado nunca está restrito somente à sala de aula", explica ela, que enaltece a administração conduzida junto com a comunidade. Essa visão global de uma situação ajuda Valéria a planejar ações da prefeitura que englobam diferentes secretarias. "Unimos saúde e educação, educação e cultura, social e meio ambiente", completa.

O nome de Valéria, que tem proximidade com o líder do PMDB, Iris Rezende, é, hoje, um dos mais fortes dentro do PMDB de Aparecida para concorrer à Prefeitura. A secretária conta, ainda, com o apoio do vereador Edilson Ferreira, líder de Maguito na Câmara, que topou "montar um projeto conjunto para o bem da cidade", conforme palavras da pré-candidata. "O que queremos é dar continuidade a tantos projetos de qualidade, que muito contribuem para o desenvolvimento da cidade. O grande erro de gestões novas é querer começar do zero e desconstruir todo um trabalho feito em prol da cidade", considera.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias