Home / Política

POLÍTICA

Waldir vai deixar o PSDB

O deputado federal Waldir Soares vai trocar o PSDB por uma legenda pequena para concorrer à prefeitura de Goiânia. Sentindo-se “alijado” do processo de escolha do candidato tucano, a ser confirmado através de prévias, marcadas para o próximo dia 21, em Goiânia, o parlamentar prefere buscar outra legenda para enfrentar as urnas, em 2 de outubro.

“As prévias foram convocadas para me excluir da disputa à sucessão do prefeito Paulo Garcia”, sustenta Waldir Soares, ao dizer que o colegiado das prévias está “contaminado” pela existência de filiados que exercem cargos (servidores comissionados) na administração pública estadual, prefeitura de Goiânia, Assembleia Legislativa e Câmara de Goiânia. “São beneficiados o deputado federal Giuseppe Vecci e o vereador Anselmo Pereira. Minhas chances são reduzidas, há uma manipulação das prévias. Não entrarei em uma armadilha, em jogo de cartas marcadas”.

O anúncio da desistência de participação das prévias vai ocorrer, ainda esta semana, revela o deputado Waldir Soares. “Não há como concorrer nessas prévias. Os cardeais do meu partido fazem tudo para me tirar da disputa à prefeitura. Eles dizem que não confiam em mim, que sou independente e que não rezo na cartilha deles. É algo massacrante e prefiro ser fiel aos meus eleitores, à população goianiense e goiana.”

                                   Novo partido


Em entrevista à rádio 730/AM, ontem, o Delegado Waldir Soares, como é conhecido, revelou estar concluindo a análise dos vínculos políticos de 9,5 mil filiados ao PSDB para anunciar a sua decisão de concorrer ou não às prévias tucanas, mas adiantou que tudo indica que estará fora da consulta interna do partido. “Não há como participar de um jogo viciado, manipulado, direcionado. Todo mundo sabe que o preferido do Palácio das Esmeraldas é Giuseppe Vecci, companheiro político de Marconi Perillo desde 1998”.

O Delegado Waldir Soares disse que recebeu convites do PMB, PRB, PR, Rede e PDT para concorrer à prefeitura de Goiânia, adiantando que, logo após a promulgação da resolução que aprovou a “janela partidária”, dia 18 próximo, pelo presidente do Congresso Nacional, Renan Calheiros, vai confirmar a sua decisão de trocar o PSDB por uma legenda pequena.

O deputado ressaltou que tem conversado com dirigentes partidários e pré-candidatos de diversos matizes políticos do Estado. “Se faz política com conversas, diálogo, estabelecendo acordos e alianças. Converso com todo mundo. O PSDB é que quer me alijar, me excluir da corrida à prefeitura de Goiânia.”

Waldir Soares sustentou o Palácio das Esmeraldas ou mesmo a direção do PSDB não vão conseguir excluí-lo da disputa à sucessão em Goiânia, já que, pelas pesquisas internas que teve acesso, está bem situado junto à preferência do eleitorado. “De acordo com diversas pesquisas internas, encomendadas por partidos políticos, estou atrás apenas do ex-prefeito Iris Rezende. Se eu não concorrer, o Iris vence já no primeiro turno.”

O deputado adiantou que uma das suas propostas para Goiânia é o fortalecimento da Guarda Municipal, com funções ostensivas de combate à violência. “É dever da União e do Estado promover a segurança pública, de acordo com a Constituição, mas a prefeitura pode também oferecer contribuição ao combate à criminalidade. Vamos implantar uma Guarda Municipal com ações de policiamento ostentivo.”

                                   Concorrentes


Além de Waldir Soares, estão inscritos para as prévias do PSDB o também deputado federal Giuseppe Vecci e o vereador Anselmo Pereira, presidente da Câmara Municipal de Goiânia. Os deputados federais Fábio Sousa e João Campos retiraram suas pré-candidaturas.

Rafael Lousa, presidente do PSDB Metropolitano, nega qualquer direcionamento das prévias para um candidato à prefeitura, adiantando que espera que o deputado Waldir Soares venha a participar da consulta aos filiados do partido. “As prévias são ferramentas democráticas para se escolher o candidato da preferência dos filiados ao PSDB. Serão 9,5 mil filiados que, de forma transparente e independente, vão indicar o nome do PSDB para concorrer à prefeitura de Goiânia, Waldir Soares, Giuseppe Vecci e Anselmo Pereira estão em condições de representar bem o partido nesta disputa eleitoral. A decisão, portanto, caberá aos filiados do PSDB.”

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias