Home / Política

POLÍTICA

UBE solicita ao Tribunal Internacional investigação contra Jair Bolsonaro

A União Brasileira de Escritores (UBE) solicitou ao Tribunal Penal Internacional, em Haia, nos Países Baixos, o início de uma investigação criminal contra o deputado federal Jair Messias Bolsonaro (PSC-RJ) por crimes contra a Humanidade que podem ter sido praticados por ele. A iniciativa se deu após o político ter elogiado um dos torturadores da Ditadura Militar no Brasil, no dia 17 de abril, durante votação do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT), na Câmara dos Deputados.

O deputado no momento de dar o seu voto disse:“Nesse dia de glória para o povo brasileiro tem um nome que entrará para a história nessa data [...]. Perderam em 1964. Vão perder agora em 2016. Pela família e pela inocência das crianças em sala de aula que o PT nunca teve. Contra o comunismo, pela nossa liberdade, contra o Foro de São Paulo. Pela memória do coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, o pavor de Dilma Rousseff [...]”.

A União explicou que a homenagem ao coronel e consequentemente às ações praticadas por ele, mostra a apologia do deputado sobre crimes de tortura. “Essa conduta de Jair Bolsonaro representa o ato desumano de infligir dor intencional e sofrimento mental sobre as vítimas do coronel Ustra e aos membros da família dessas vítimas, assim como a toda comunidade brasileira”, afirmou o presidente da UBE, Durval de Noronha Goyos.

Ainda de acordo com a UBE, Jair Bolsonaro deve ser investigado e chamado para prestar contas ao Tribunal de Haia, uma vez que, além de demonstrar ser apologista a tortura, em outros discursos também mostrou ser preconceituoso, racista, homofóbico e ir contra os direitos indígenas e homossexuais.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias