Home / Política

POLÍTICA

Sede do Iphan em Goiânia é ocupado por artistas em protesto

Neste final de semana, artistas goianos, educadores e estudantes secundaristas ocuparam a sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em Goiânia.

A ocupação começou na sexta-feira (20/5) como parte do movimento nacional Ocupa MinC. O movimento protesta contra a perda de autonomia do Ministério da Cultura (MinC) para ser incorporado ao Ministério da Educação.

Em Goiânia, os artistas prepararam batalhas de versos e espetáculos infantis durante a ocupação. A direção do órgão se reuniu com os manifestantes e ficou acordado que não haverá danos ao patrimônio público.

A alteração da pasta foi uma das medidas do presidente interino, Michel Temer, e novo cargo de secretário da cultura chegou a receber o status de natureza especial.

Entretanto, após diversas manifestações contrárias à mudança, o ministro da Educação, Mendonça Filho, anunciou no sábado (21/5) que Temer decidiu voltar atrás na decisão sobre a autonomia do MinC

Apesar do anuncio do ministro da Educação, os manifestantes continuaram a ocupação até realizarem uma assembléia que aconteceu no sábado (21/5) para debaterem a volta da pasta.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias